Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

03/11/2014

Ecchi, um assunto polêmico!


"Nossa, você é menina e curte ecchi? Que estranho!"
"Ecchi é coisa de gente tarada!"
"Não sei como você consegue gostar de algo tão nojento..."

Esses são alguns dos comentários que sempre dizem pra mim quando digo que gosto de ECCHI. Afinal, é um assunto polêmico, né? Primeiramente, antes de qualquer coisa, vamos ver a definição "wikipediana":

"Ecchi ou Etchi (em tradução livre, "obsceno") é um termo japonês que refere-se a relação sexual. No Ocidente, o termo é associado principalmente com animes, mangás, ou jogos que apresentem a sensualidade como principal tema, em contraste com o termo hentai, usado para aqueles que apresentam sexo explícito. A origem da palavra é incerta, porém, acredita-se que seja um acrônimo em japonês da própria palavra hentai, pelo fato de que no japão a letra H tem som de ecchi/etchi. Animes ecchi geralmente têm censura, que pode ter várias formas: desde uma fumacinha que aparece do nada, até quadrados negros e mosaicos."


Para esclarecer: ecchi é quando não é explícito e hentai é quando mostra tudo. Ecchi provoca. Hentai mostra. Na minha visão, o ecchi é puro fanservice, é feito somente para agradar e atrair fãs... Não tem outro motivo para existir.

Ó! Vamos deixar claro que esse post tem "polêmico" no nome, mas não vamos falar sobre questões sérias a respeito do ecchi, assim como outros blogs já escreverem sobre o assunto tratando da erotização de crianças, pedofilia, etc. Concordo que é tenso de ver crianças em certas cenas ecchis, e particularmente, não gosto. Essa é uma postagem de "humor informativo" sobre animes, falando no geral sobre o gênero.


Bem, existem vários níveis de ecchi (na minha opinião):

O inocente: bem leve e discreto, não interfere na história, vem em forma de mensagem subliminar, geralmente disfarçado de moe. Exemplo: K-ON!

O clichê: um menino e uma menina se esbarram e caem em cima um do outro em posição "constrangedora". Exemplo: Rosario to Vampire.

O engraçado: onde o ecchi é usado como piada e levado pro lado do humor. Exemplo: MM!

O dramático: a situação está tensa, o horror rolando, mas mesmo assim tem ecchi. Exemplo: Elfen Lied.

O fanservice: não muda em nada a história, só está lá para agradar ao público. Exemplo: Tenjou Tenge.

O masculino: para agradar ao público feminino. Exemplo: Free.

O exagerado: ECCHI PRA TODO LADO! Exemplo: High School DxD.

O oculto: cheio de assuntos obscenos, mas na realidade não mostra nada. Exemplo: Seitokai Yakuindomo.

O quase-hentai: é tão no limite e força a barra, praticamente um hentai, só que não explícito. Exemplo: Nozoki Ana.


Particularmente, eu gosto do ecchi usado nas comédias, acho engraçado e é divertido. Não gosto quando eles fazem para ser algo sensual, lembrando mais o hentai e coisas do tipo. Mais isso é questão de gosto, claro. O importante é usar o ecchi com sabedoria! HAHAHA

Já vi bastante ecchi nessa vida, muitas vezes sem nem ter a intenção, ou alguém recomendava ou via um trailer, e quando ia ver o anime, ele era ecchi... Vou dar alguns exemplos de animes do gênero que eu gosto e recomendo:

B Gata H Kei é MUITO engraçado! O ecchi é a própria piada! O melhor!

Boku wa Tomodachi ga Sukunai é MUITO bom! (menos as partes que tem criancinhas ._.)

Golden Boy acho que nem comédia é, mas as cenas de ecchi são engraçadas.

High School DxD é o ecchi mais ecchi de todos os tempos pra mim, e morro de rir assistindo!

Highschool of the Dead tem cenas bem forçadas, mas eu gosto pela ação, lutas e zumbis!

Kill la Kill é muito insano! Além de muita ação, tem muita comédia!

Kiss x Sis tem cenas bem tensas, mas tem situações bem engraçadas também.


Dizem que quando crescemos, evoluímos e deixamos de gostar de ecchi. De fato, antes eu gostava mais desses "toscos". Hoje em dia já prefiro outros gêneros, e se for pra ver ecchi, tem que ter algo a mais a oferecer, seja comédia, seja ação. Ver só pra ver ecchi eu não curto não.

Tem até a piadinha do "eu vejo pela história", a famosa desculpa das pessoas que na verdade assistem pelo ecchi mesmo. Porém, nem sempre é brincadeira. Inclusive pra mim, tem animes que vi pelo conteúdo, como Tenjou Tenge, tem uma história incrível, o ecchi ali não era necessário, mas os fãs compram mais se tiver, né? Já alguns como DxD, só vejo para descontrair, para zuar, pois a história é muito tosca, gente, sério, DxD é muito ruim hahahahaha mas eu gosto e acho engraçado o ecchi exagerado e idiota.


O ecchi pode ser usado de várias formas. Basta saber apreciar o que ele tem de bom a oferecer, e ignorar as partes desnecessárias e ridículas. Por exemplo, B Gata H Kei, mesmo quem não curte ecchi pode curtir esse anime, pois é engraçado e inteligente, o ecchi é parte do conteúdo, parte da história e parte das piadas.

Talvez ecchi seja considerado um assunto polêmico por muitas vezes ser forçado onde não devia, ou por tratar de temas inapropriados. Alguns até dizem que o ecchi estraga o anime, a história... E em certos casos eu concordo, mas acho que o mais polêmico nisso tudo, é quando a mãe entra no quarto bem na cena mais ecchi possível, e não há nada que você possa dizer ou explicar em sua defesa (no meu caso, sempre entram nas cenas de Free onde eles estão com os músculos de fora e conversando bem de pertinho hahaha).

14 comentários:

  1. Boku wa Tomodachi, Sena <3

    No jogo pra PSP, a Sena fala de um jeito mais louco que o anime quando encontra a Kobato xDD

    "KoOobaAtzoOo -chAaAanNnn... he... he... he... he..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sena senpai! <3 <3
      huueuheuhuheueh

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Nenhum anime que tenha Rias e Akeno pode ser chamado de ruim! aushsuashuashua!

    Na boa, eu acho que a história de High School DxD funcionaria mesmo sem todo o ecchi (óbvio que não faria tanto sucesso, mas seria um bom anime).

    Pra mim, ecchi é só um detalhe. Eu não vou assistir um anime apenas por causa do ecchi, mas também não vou droppar só por causa disso.

    Eu também gosto quando o ecchi é usado como comédia, ou quando os produtores o deixam apenas como um detalhe mesmo.

    Um ótimo exemplo de anime com ecchi bem feito é Kill la Kill: em vários momentos ele é usado como humor, em outros você sequer o percebe e algumas vezes ele pode servir para reflexão e crescimento do personagem, vide o Senketsu ser tão curto e a Ryuuko ter que lidar com isso e aceitar o próprio corpo.

    Sinceramente eu não entendo como tem gente que assiste animes só pelo ecchi. Cara, vê logo um hentai!

    Uma dica de mangá ecchi SENSACIONAL: Prison School (Kangoku Gakuen), nem tem como eu explicar o quão bom esse mangá é só nesse comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca fizeram um comentário tão grande e com conteúdo como o seu! Muito obrigada! Muito bom saber que você leu tudo UHAUHAUHAUHAUHA Volte mais no blog <3

      Excluir
    2. De vez em quando eu acesso o seu blog, mas acabo não comentando (não é como se eu tivesse muito interesse em ecchi... cof, cof... HAHAHAHA)

      Eu vou tentar comentar mais vezes :D

      Excluir
    3. Ecchi sempre é o mais comentado UHAUHAUHAUH sempre que preciso divulgar o blog, falo sobre ecchi cof cof UHAUHUHAUHAUHA que dó

      Excluir
  3. Falo tudo ! "ecchi é só um detalhe", na minha opinião ecchi é só um contexto inserido no anime, fazendo que na verdade, alcance mais publico. Se formos bem ver ecchi está em vários animes de todos os gêneros como comédia/comédia romântica, ação, ficção, harem terror/suspense entre outros !

    xD vlws !

    ResponderExcluir
  4. lendo esse post me lembrou da agonia q sinto pelo autor de hotd ñ voltar a escrever aquela bosta, q ódio! Era melhor ter matado eles assim eu ficava mais em paz. agora sobre o ecchi em si ñ entendo pessoas q assistem anime/leem manga só por isso, assim como ñ entendo pessoas q deixam de assistir/ler só por isso. keinichi e gantz são dois mangas q eu acho eles muito bons (o manga em ambos os casos pq o anime para onde o manga continua), kore wa zombie desuka , tengen toppa gurren lagann e zero no tsukaima são animes q acho muito bons tb e conheço gnt q deixa de ver só por ser ecchi namoral q desperdício de bom material.

    ResponderExcluir
  5. Highschool of the Dead
    Kill la Kill
    pra mim os melhores
    mas também acho que HOTD força um pouco
    'u'

    ResponderExcluir
  6. Mas Kill la Kill ñ é ecchi >.<

    ResponderExcluir