08/12/2014

O que é 4-koma?


O que é 4-koma? É um mangá no formato de tirinha, composto por quatro quadrados (ou retângulos) de tamanhos iguais ordenados de cima para baixo.

4-koma 4コマ漫画 = Yonkoma = "mangá de quatro células"

Essas tirinhas aparecem em praticamente todas as publicações no Japão, incluindo mangás, romances, a seção humorística do jornal, revistas de jogos, culinária, etc. Alguns mangás utilizam o 4-koma no final do capítulo ou volume, como uma piada à parte ou para complementar a história.

Encontrei essa imagem que explica como ler um mangá 4-koma. É só acompanhar os números, primeiro a primeira coluna, de cima para baixo, depois a segunda coluna:


Tradicionalmente, o 4-koma segue uma estrutura conhecida como Kishōtenketsu, é uma mistura formada pelas seguintes características chinesas:

Ki: O primeiro quadro forma a base da história, é a introdução.
Shō: O segundo quadro se desenvolve a partir do primeiro, é o desenvolvimento.
Ten: O terceiro quadro é o clímax, onde ocorre um evento imprevisível.
Ketsu: O quarto quadro é a conclusão, onde são vistos os efeitos do terceiro quadro.

Exemplo de 4-koma usado nos extras do mangá
Fullmetal Alchemist, meu favorito! ♥

Sua popularidade começou no Japão e depois se espalhou pelo mundo. Na internet são encontrados em grande quantidade e em estilos diferentes. Particularmente, não gostava muito quando o mangá inteiro era feito em 4-koma, não era meu estilo favorito, parecia que ficava faltando algo. Mas com o tempo aprendi a apreciar e hoje em dia adoro! Gosto bastante também quando usam nos extras ou nos bônus, é bem dinâmico e engraçado.

Gostaria de afirmar que ele só é usado em mangás de comédia, mas não tenho 100% de certeza, porém, posso garantir que a grande maioria que usa ele, não só em extras mas no mangá todo, é comédia sim, assim como Azumanga Daioh ou K-ON!

4-koma é lido como "yoncoma", mesmo sabendo que é errado, eu leio "quatrocoma" hahaha

Espero ter explicado certinho, qualquer dúvida, deixem um comentário! ♥

Alguns elementos dessa postagem podem (ou não) ter vindo diretamente da Wikipédia, a enciclopédia livre.

4 comentários:

  1. Eu também não sou muito fã quando o mangá inteiro é assim, mas gosto bastante de Aho Girl :3
    E eu sempre lia "four-koma" kkkk

    ResponderExcluir