25/03/2015

Resenha - Shigatsu wa Kimi no Uso - Anime


Nome: Shigatsu wa Kimi no Uso
Nome alternativo: Your Lie in April
Nome em japonês: 四月は君の嘘

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 22
Gênero: Comédia, Drama, Música, Romance, Escolar, Shounen
Lançamento: 10/10/2014 - 20/03/2015
Produtores: Aniplex, Dentsu, A-1 Pictures, Kodansha, Fuji TV, Aniplex of America
Duração: 22 min. por episódio
Classificação: +13


Sinopse: A história gira em torno de Arima Kousei, um ex-prodígio que perdeu sua habilidade de tocar piano quando sua mãe morreu. Sua vida diária desde então se tornou monótona, porém, isso muda quando ele encontra uma violinista cheia de personalidade. Encantado com a garota, Kousei começa a reganhar sua paixão pela música.


Fizemos no começo da temporada a Primeira Impressão do anime.

Esse é o anime do nosso novo mascote!

Álbum da Sessão Koharu da felicidade!


História

Esse é o tipo de anime que só pela sinopse, já me convenceu a assistir! E foi ótimo! A forma como ele lida com o romance é bem diferente do que estamos acostumados, não é o típico "garoto encontra garota e então eles confessam seu amor etc", há muito mais do que isso. O desenvolvimento da história se foca no Kousei e em seu ponto de vista, mas outros personagens vão aparecendo e vamos conhecendo as opiniões deles também. E temos a questão da música. Eles a usam para se expressarem, transmitir quem eles são e o que sentem.

Eu adoro um bom drama e achei que foi incrível. Ainda mais com aquelas músicas! Deixavam tudo muito mais dramático! Haviam muitos monólogos, frases filosóficas, reflexões e tudo mais. O romance também foi bom e emocionante (eu não torcia para o Kousei ficar com a Kaori igual todo mundo, eu queria que ele ficasse com a Tsubaki)! E a comédia... Bom, ai entrou um pouco a questão de gosto, pois eu gostei, achei algumas cenas bem engraçadas, especialmente quando aparecia a Koharu ♥ e eu começava a rir! Mas pelo que vi por ai (incluindo a opinião da Mari), as pessoas não acharam as piadas muito legais não. É que eles faziam gracinha em horas sérias, sabe aquele momento que não pode zuar? Eles zuavam... Isso incomodou muita gente, além da piada vir em um momento ruim, a piada era ruim... Mas de algumas eu gostei.


Como um romance/drama, os personagens são a parte principal de tudo. Eles tiveram um desenvolvimento lento, que foi se aprofundando aos poucos, o que é fundamental para a história ter um bom ritmo e dar certo.  Não foi aquele anime corrido onde jogam as coisas na sua cara e se vira ae para entender colega! Tudo foi apresentado no momento certo. Você consegue simpatizar com eles e entender o que eles estão sentindo.


Muitos dos personagens tinham sua própria história e na maioria das vezes eram usados para descontrair o clima (como o fato do Watari ser galinha e pegar geral). Mas o mais importante era o crescimento de Kousei. Sendo o personagem principal, foi o que teve o melhor desenvolvimento. Ele começa como esse garoto deprimido e se desenvolve em algo muito maior. Depois de perder sua mãe, ele realmente não tinha nenhuma razão para tocar música, tudo o que ele sabia era tocar com o propósito de agrada-lá. Então surge Kaori, e ela o inspira a tocar novamente, e a não seguir tanto as regras, mas sim, seu coração.


O final não foi feliz, mas foi bonito. Para aqueles que estão falando mal do anime só porque não acabou do jeito que vocês queriam, só tenho uma coisa a dizer: tudo bem gostar de finais felizes, eu também gosto, mas temos que prestar atenção no desenvolvimento da história também. Não podemos julgar só pelo final, o anime ensinou tantas coisas lindas e teve uma introdução bacana, tentem aproveitar isso!


Além de criticar o final, tem gente reclamando da música. Vi algumas pessoas falando sobre coisas técnicas, falando mal do jeito que a Kaori tocava, apesar de eu achar que ela tocava bem, pois tinha um estilo livre, ela respeitava a música, mas tocava da sua própria maneira, porém sobre isso não posso argumentar muito, pois não entendo de música (especialmente música clássica, que é bem complexa). Mas no geral (para uma pessoa leiga como eu), as música era EXCELENTES, especialmente as aberturas e encerramentos, e mesmo as que eles tocavam durante os episódios, todas eram lindas!

Agora, quem reclamou que o anime não deu atenção suficiente para a música, isso é um engano! A música é só um elemento para a história se desenvolver, o foco são os personagens e seus problemas, não a música.


Músicas

Aberturas:
"Hikaru nara" - Goose house
"Nanairo Symphony" - Coala Mode

Encerramentos:
"Kirameki" - wacci
"Orange" - 7!!
Arte

A arte desse anime é SENSACIONAL! Ela tem uma sutileza e uma beleza encantadoras, assim como disse na primeira impressão, não consigo explicar a sensação que ela causa, mas é linda! Os personagens são bem diferentes uns dos outros, são bem singulares, não é como em certos animes que todos tem a mesma cara, aqui eles são únicos. A iluminação é demais, em momentos mais felizes, é colorido, é brilhante,  e nos momentos mais tristes as cores ficam mais escuras. Os cenários, ah, o que falar deles, tão belos! Especialmente quando eles estão na primavera, as árvores são tão lindas! A animação em si foi boa, a gente sabe que eles tem prazos para cumprir e nem sempre fica tudo 100%, as vezes os movimentos não eram tão bons ou haviam uns rostos esquisitos, mas acredito que quando lançarem o Blu-Ray com os pequenos errinhos corrigidos, esse anime vai ter uma das artes mais bonitas que já vi!


Curiosidades

A doença da Kaori

Falando da doença, por mais que não tenha sido revelado no anime qual é a doença dela, pelos sintomas apresentados fica claro que a doença da Kaori é a ELA (esclerose lateral amiotrófica) que é uma doença degenerativa que paralisa a pessoa aos poucos e vai transformando-a em um vegetal, as pessoas diagnosticadas com essa doença têm uma expectativa de vida curta. Eu ficaria surpreso se a doença da Kaori for outra, pois todos os sintomas batem com ELA.

Fonte.


O livro que Kaori estava lendo

O Fábio disse na nossa página do Facebook que o livro que ela estava lendo no hospital existia de verdade, e quando ela propõe duplo suicídio para o Kousei, foi baseado nesse livro: "Baseado é uma palavra muito forte, pensando bem, diria que é "inspirado". A sinopse do livro também envolve um casal de adolescentes que se conheceram há pouco tempo, mas a garota tem uma doença mortal e propõe suicídio duplo para o garoto no quarto de hospital."

O nome do livro é Ichigo Dōmei.
Eu vi o episódio em inglês e a legenda estava como
"Do you want to commit double suicide with me?",
mas a Mari viu em português e essa foi a tradução.

Quantos anos eles tem?

Em alguns flashbacks eu ficava meio confusa, pois eles sempre eram tão pequeninos e do nada apareciam grandes. O Kousei tinha 11 anos quando PAROU de tocar o piano, e ele VOLTA a tocar com 14 anos. A primeira vez que ele tocou ele tinha 5 anos, tanto que na carta que a Kaori escreveu e ele lê no último episódio diz: "A primeira vez que te vi eu tinha 5 anos". O problema nisso tudo é que a aparência deles não muda praticamente nada dos 5 até os 11, mas entre 11 e 14 eles se transformaram. Tudo bem que a puberdade é assim mesmo hahaha você cresce do nada... Mas eles eram sempre TÃO pequenos que não parecia que estavam crescendo!


*** SPOILER ***

Assim como algumas pessoas estão dizendo, e realmente é a verdade, o final era óbvio para todo mundo. Kaori morre. Mesmo assim não foi chato, só não foi inesperado, não houve uma "reviravolta", até porque mesmo que a cirurgia dela desse certo, eles deixaram claro que isso só melhoraria um pouco, mas não seria uma cura definitiva. Muitas pessoas não gostaram do fato de que já no começo deixaram tão explícito que ela iria morrer, mas o anime não era sobre ela sobrevivendo a doença, era sobre como ela encarou tudo isso e viveu feliz.


Nesse tópico do Crunchyroll, um dos usuários disse algo com que concordo muito: "... o mais lindo desse mangá/anime é a luta da Kaori o tempo inteiro de tentar deixar sua marca no mundo, mesmo que só uma pessoa se lembrasse dela ela não queria que sua vida, mesmo que encurtada pela doença, passasse despercebida. Eu acredito que o que o autor quis passar com esse final foi: lutar acima de tudo e aproveitar a sua vida. Mesmo sabendo que não teria muito tempo, a Kaori lutou pra deixar sua marca. Apesar de ter fraquejado por um tempo, o que é compreensível, ela achou alguém que te desse um motivo pra continuar lutando e aproveitando todas as chances que tivesse de melhorar sua vida, a cirurgia foi uma delas."

*** FIM DO SPOILER ***


Vale a pena ver?

Se você leu essa resenha e se interessou, sim! Vi várias pessoas que não gostaram do anime, ou por razões que fazem sentido, ou só não gostaram por questão de gosto mesmo, coisa que não dá para discutir. Mas a grande maioria gostou, curtiu e recomenda! Inclusive eu ♥

Koharu agradece você pela visita!

57 comentários:

  1. Esse anime e lindo cara <33 , é o tipo de anime que faz vc refletir (pelo menos comigo :v) foi um dos melhores que já vi e recomendo a quem não viu ;33 (tbm prefiro ele com a Tsubaki hauaahau) outra ótima resenha :')

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Koharu agradece você pelo comentário!

      Excluir
    2. eu concordo totalmente com vc, foi o primeiro e melhor anime que eu já vi

      Excluir
  2. A arte desse anime é linda! Ainda vou assisti-lo!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do anime. Da música, principalmente as aberturas, da história e dos personagens. Só acho que o autor deveria ter usado personagens com 17 anos ou mais. É um pouquinho difícil imaginar adolescentes de 14 anos com todo aquele diálogo. Não que adolescentes nessa idade sejam burros ou algo assim, mas nessa idade os mesmos ainda estão desenvolvendo maturidade e não teriam certos diálogos maduros como em algumas partes do anime. Mas deixando isso de lado, até porque é só um detalhe, achei o anime bom demais sem nenhum erro. Spoiler na próxima frase: Tbm fiquei sabendo que devem fazer um OVA com o final alternativo a esse da morte da Kaori.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! O tempo todo achei que eles eram mais velhos!
      E sobre a OVA, vai ter sim, eu que esqueci de mencionar na resenha ç_ç

      Koharu agradece você pelo comentário!

      Excluir
    2. Licença, sei que estou muito atrasado, mas gostaria de ressaltar algo. Atualmente eu tenho 15 anos de idade e sou músico, me apaixonei pela música aos 7 anos. O primeiro instrumento que toquei na minha vida foi o piano, os outros (violão, contra-baixo, bateria e violino), vieram depois com o tempo. Estudo os classicistas desde meus 10 anos de idade, por isso, creio que posso opinar com propriedade aqui quanto a trilha sonora do anime. Apesar de não ter sido perfeita, a música foi uma das coisas que mais me agradou nesse anime, me relembrar clássicos que marcaram minha vida como a sinfonia em Gm de Bach, Chopin Nocturne, Beethoven Moonligth, me trouxe um sentimento de familiaridade muito gostoso. Kaori realmente não tocava tão bem assim, mas também não é nada que possamos considerar grave, já Arima, o homem que interpretou Arima Kousei no piano, realmente era um metrônomo humano, os tempos de suas peças estavam impecavelmente perfeitos, isso realmente me deixou impressionado. No anime inteiro vemos referência à grandes músicas da era dos clássicos, ideologias que realmente (em minha opinião) poderiam ajudar muito uma pessoa. Fillipe, eu converso com essa maturidade com poucos amigos meus, alguns me consideram chato por isso, mas eu não me importo muito, por isso, apenas sigo em frente com quem estiver ao meu lado. Embora jovem, eu amo muito a filosofia pré-socrática, e esse anime me fez lembrar de uma das filosofias de Platão, que é: "Quem ama intensamente, não vive em si, mas sim, naquilo que ama.". Que foi exatamente o que Kaori fez, ela não queria ser lembrada por simplesmente qualquer um, ela fez de tudo para ser lembrada pela pessoa que ela amava, confesso que chorava quando Arima começou à ler a carta e também quando Kaori perguntava coisas como: "Ei, eu consegui entrar no seu coração?", "Você promete nunca esquecer de mim?" e etc. Ainda tem mais! Quando Arima estava apresentando sua ultima peça, Kaori apareceu lá, e a partir daí, todas minhas esperanças de que Kaori fosse sobreviver se foram, a peça que Arima estava apresentando era uma peça de Chopin - Ballade No. 1 em Gm, Op. 23, essa peça encaixou-se perfeitamente com o contexto do anime, essa peça tem muito mais que uma simples melodia. Assim que Kaori começou à tocar seu violino, lembrou-me muito Vivaldi, pois ele tinha a mania de bater o seu arco no Cs do violino, admito que a partir daí, chorei descontroladamente pro resto do anime todo. Em fim, queria apenas ressaltar que esse anime foi pura filosofia do início ao fim, a forma com que Kaori, luta para conseguir entrar no coração das pessoas, realmente me fez refletir muito, apesar de tudo a música tem o poder de influenciar seres humanos, a música tem vida!. Esse anime é para nos fazer chorar e refletir mais sobre a vida. Bom, é isso e obrigado por ler até aqui ^^

      P.S Como assim? Eu ainda não vi essa OVA, na verdade a única OVA que vi, foi uma contando a história da Nagi, se já tiver saído (muito provavelmente já) por favor me passem o nome!

      Excluir
    3. QUE LINDO SEU COMENTÁRIO! ♥

      Muito obrigada por comentar! ^_^

      Segundo o MyAnimeList, o anime tem um OVA chamado Shigatsu wa Kimi no Uso: Moments

      Excluir
    4. Adriel, seu comentario foi surpreendente! O Anime eh foda! acabei de assistir aqui e tbm tenho o hobby com a musica, sou apaixonado por ela, e concordo completamente com tudo que voce disse. Grande abraco a resenha que foi impecavel tbm. OBrigado!

      Excluir
  4. Eu amei esse anime, nao sentia um feells tao tenso desde Clannad e ano hana, a historia foi muito bem construída e desenvolvida, deu pra sentir na pele o sofrimento do protagonista..e a Kaori... ah ~~~eu sabia, mas tava tentando dizer pra mim mesmo : ela não vai morrer, ela não vai morrer , e ..morreu ! Ja era esperado, se encaixou perfeitamente na historia, mas deixou um buraco no coração T.T
    Kaori <3 Não conseguimos proteger seu sorriso mas nunca vamos te esquecer

    ResponderExcluir
  5. muito triste, consigo ver não :/

    ResponderExcluir
  6. Quando é mostrada a cena em que Kaori cai no palco, e logo após isso é mostrado que ela possui alguma doença, a única coisa que eu consegui pensar foi "Ela apareceu para salvar o Kousei de um trauma e acabar com ele por outro"
    Depois de ter lido quando era mais novo o livro "Para tão longo amor" de Alvaro Cardoso Gomes, eu não consegui mais ver essas histórias onde um dos personagens possui uma doença que a leva no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, uma pessoa culta no blog! :o
      Ah jovem, a vida é cheia dessas coisas mesmo...
      Tem que tirar proveito do melhor que isso tem a te oferecer.
      É um anime muito bonito, mas realmente, é triste também :c

      Koharu agradece você pelo comentário! ♥

      Excluir
  7. Tomei coragem e vi anime,terminei agora pouco ;--; e lembrei que NSP tinha feito uma resenha,ficou muito boa,mas,não sei como uma pessoa pode não gostar desse anime,é tão lindo,te faz refletir tanto.Acho que o choro de todos que viram,daria aguá pra todo mundo :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só procurar resenhas em outros blogs, algumas estão falando mal... Ou em comentários do Anitube... Nem todos gostaram :(

      Koharu agradece você pela visita!

      Excluir
  8. Amei o anime! Adorei o fato dela morrer. Não que eu não gostasse dela, mas se ficasse viva ia "arruinar" todo o enredo e desenvolvimento do anime. Também gostei do fato de deixarem claro pra quem quisesse entender, que ela morreria. É um anime bem interessante e diferente dos que estamos acostumados (dos gêneros). É uma lição que poderemos levar para a vida toda.
    Eu simplesmente não shippo nenhum casal nesse anime, não sei o porquê, mas acho que não é bem um "romance" com foco principal no romance.
    Recomendo muito, embora tenha visto por causa da Koharu. E ao contrário de muitos fãs, eu não chorei no fim dele, achei triste, filosófico e tals, mas não foi do tipo pra eu me derreter em lágrimas.

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esse anime, achei uma história bem comovente e até real, porque a Kaori ao morrer mostrou como realmente é na vida real, onde não existe aqueles "milagres" e do nada a pessoa fica boa como acontece às vezes nos Animes, Filmes, Séries, etc Achei a história fascinante do inicio ao fim e apaixonei-me completamente pela força e alegria da Kaori, que mesmo estando doente viveu feliz e cheia de vida. Este anime é uma verdadeira obra prima, entrou nos meus animes favoritos. Acho que nunca chorei tanto com um anime como chorei com este, realmente profundo :'(

    Kissus >3<
    - Purmoon
    - Página do Purmoon

    ResponderExcluir
  10. Mano esse spoiler me fez chorar ;-;

    ResponderExcluir
  11. Eu não queria que ela morresse!

    ResponderExcluir
  12. Eu também shippava KoBaki, anime excelente e vlogger tão excelente quanto, ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  13. veio o melhor anime q ja vi , pelas musicas tocadas e pelo sentimento q ele trasmite por essas musicas a historia o enrredo sao otimos o final entao.....
    o melhor anime q eu ja vi na minha vida , e com certeza n vai ter um igual
    espero q todos vejam esse anime , só n queria q a kaori morresse , mais ela aproveito a vida ,

    ResponderExcluir
  14. ainda estou vendo este anime, sério que triste, tenho 15 anos e mesmo assim sinto que nunca vou conseguir ter pensamentos tão profundos quanto os personagens deste anime! Muito triste o final que deram pra Kaori, chorei litros.

    ResponderExcluir
  15. Pow eu VI o anime terminei ontem
    Pense em um cara q chorou muito ... Fui eu . nossa apesar do final triste ele passa uma mensagem linda....

    ResponderExcluir
  16. Na verdade fato dela morrer não me incomodo tanto acho que autor podia ter dado um pouco mas de vida pra ela ia ser interessante, o que me incomodo foi esse triangulo que ele coloco nada a ver com os sentimentos dela, tudo bem que dura se uns 5 6 episodios mas todos 22 fico chato, isso só encurto os momentos que ela poderia estar com protagonista, eu senti falta dela ta mais junto dele, mesmo que ela esconde se a doença, ficou sendo muito cruel ele amando ela, e tendo peso na conciencia e se afastando dela nos momentos em que ele poderia aproveita do lado dela meio sadista isso por parte do autor mas o anime é lindo recomendo

    ResponderExcluir
  17. Não basta ter uma linda animação e uma belíssima história, o anime também veio com excelentes aberturas e encerramentos(Eu considero muito importante essa parte). Vou levar o anime para a minha vida, com certeza um dos melhores que já assisti.

    ResponderExcluir
  18. AVISO: prepare seu lecinho pra ver esse anime, porque não tem como não chorar.

    ResponderExcluir
  19. Ai Ai Ai... E eu aqui achando q o anime era de comédia...

    ResponderExcluir
  20. EU N ESPERAVA A MORTE DELA TA?? :c chorei altos, anime otimo

    ResponderExcluir
  21. Acabei de assistir tudo. Como sou músico, achei o Anime muito bom mesmo, porém infelizmente teve um final péssimo em todos os aspectos. O Anime terminou com uma mensagem depressiva,deixando o espectador em pleno estado de luto.

    Para a violinista Kawori o Anime termina com final feliz no episódio quatro, quando ela realiza o sonho de tocar ao lado de Arima e o restante dos dias com ele foi um bônus extra pra ela. Já o final feliz de Arima é no ep 13 quando ele supera o trauma da perda da mãe e se sente redimido após compreender que ela o amava. Teria sido bem melhor que o Anime tivesse menos episódios e que Kawori confessasse seus sentimentos e sua condição. Os dois teriam namorado e o Anime poderia terminar com os dois tocando lado a lado em um final do tipo "Até que a morte nos separe". Infelizmente não foi isso que acontece. O fim, não traz qualquer sentimento de alegria ou esperança. O Sentimento é de perda e de luto... É por essas coisas que japonês se suicida.

    ResponderExcluir
  22. Ah sim! É muito engraçado as viagens dos pianistas quando estão tocando. Ahhh mas dá muita vontade de rir!! Especialmente no episódio que a Violinista não aparece e Arima e seus rivais começam a viajar no vermelho e no amarelo kkkk... Será que eles estavam com fome e pensando no McDonalds?

    ResponderExcluir
  23. é triste que ela nao tenha sobrevivido a cirurgia queria ver ela tocando a musica uma ultima vez com o kousei

    ResponderExcluir
  24. O Anime é mto bom até o 12 episódio, apartir dele vc consegue sacar tudo que vai acontecer. Pelo menos eu nesse episódio já percebi o motivo da Kaori ser como ela é, então pra mim ele foi como você disse normal. Pelo fato de se conseguir saber o final do anime no meio dele ele ficou chato e cansativo pra mim. Ele começou mto bom e foi decaindo, mas apartir da segunda metade começou a ter uma queda absurda de qualidade. E realmente para quem é leigo no campo da música clássica, a Kaori toca bem, mas pra quem tem um mínimo de conhecimento na área sabe que não é tão perfeito como o anime tenta te empurrar. Foi isso que achei do anime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de tudo isso, eu gostei bastante ^_^

      Excluir
    2. No final fala q ela estava estudando musica e ela descobriu q nao restava muito tempo pra ela e ela começou a tocar do jeito dela

      Excluir
  25. T.T ,Os olhos escorrem lágrimas só de ler esse post... De um tempos pra cá me sinto tão frágil que não sei se conseguirei assistir o anime...
    Tem uma música no Youtube, Watashi no Uso por Teishter Anime on piano, Dá uma olhada depois, é realmente tocante.

    ResponderExcluir
  26. Eu não recomendo assistir este anime sem estar com um galão de água próximo ou tomando soro pra evitar desidratação no último episódio (e outras cenas).
    LINDO LINDO LINDO LINDO uma experiência ótima!

    ResponderExcluir
  27. Anime ótimo. Queria mais animes como esse, mas com o final feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes um "final feliz" estragaria a obra D:
      Tem coisas que são melhores assim mesmo...

      Excluir
  28. Toda vez que eu vejo esse anime eu fico torcendo para a Kaori não morrer no final

    ResponderExcluir
  29. Olá, Fiquei curioso, ela pediu suicídio coletivo ou não?

    ResponderExcluir
  30. Eu não vou assistir eu só queria ler o filme já entendi a história porque tô cheia de anime e filme triste já basta o anime do coma meu pâncreas tô fora

    ResponderExcluir
  31. Não me parece ser ELA não. Bem mais provável que seja alguma leucemia recidivante ou aplasia de medula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi essa resenha em 2015, então pode ser que tenham saído mais informações depois...

      Excluir
  32. De vez enquanto vejo umas edita no tiktok e em outras redes sociais lembrando esses dois belos personagens,da vontade de chorar mas ao mesmo tempo não,e como se ela tivesse conseguido "partir certo"a ponto de os espectadores terem conseguido aguentar esse Adeus.pelo menos a maioria

    ResponderExcluir