Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

09/03/2015

Resenha - Tom Sawyer - Mangá


Nome: Tom Sawyer
Nome em japonês: トムソーヤ

Informações:
Tipo: Mangá
Volumes: 1
Capítulos: 6
Gênero: Aventura, Comédia, Drama, Seinen, (Shoujo?)
Autores: Takahashi, Shin


Sinopse: Haru, que mora sozinha na capital do Japão, fica sabendo da morte da mãe e regressa à sua terra natal para o funeral.O plano era apenas comparecer aos ritos funerários e logo voltar à Tóquio, mas a gata que morava em sua antiga casa falece na mesma noite… A jovem decide enterrá-la ao lado de sua mãe, mas no caminho até o cemitério esbarra com o menino que não tinha a pele queimada pelo sol, que a chama de “bruxa”! O menino de pele branca, Taro, não duvida que o corpo da gata é para um ritual de bruxaria e decide seguir Haru até o cemitério. É a partir desse momento que os dias do verão da Haru, pouco a pouco, começam a fugir de controle… Inspirado na obra-prima “As Aventuras de Tom Sawyer”, de Mark Twain!


O mangá

Tom Sawyer de Shin Takahashi foi publicado no Brasil pela JBC.

Volume único.
Formato: 13,5 cm X 20,5 cm
Cerca de 370 páginas + 08 coloridas
Papel jornal brite 52g
Preço: R$ 23,90
Classificação: 14 anos


A história

Haru é obrigada a retornar à sua cidade natal por conta do falecimento de sua mãe. Mas, nesta cidadezinha de interior, a mãe dela era alvo de fofocas maldosas e a própria Haru acaba sendo mal vista pela vizinhança. Em meio a tantas pressões da vida adulta, ela encontra um grupo de crianças, e um menino em especial, Taro, se torna seu companheiro em aventuras que a fazem descobrir o prazer de ser criança.


Palavras da JBC:
"A obra de Shin Takahashi, baseada livremente no clássico de Mark Twain, foi publicada na revista shoujo Melody em 2007 e compilada em um volume enorme com quase 400 páginas com a história completa. Agora a JBC traz este mangá ao Brasil, cada vez mais diversificando os tipos de histórias que publica. É um shoujo sensível, com drama, humor e leveza, repleto de personagens cativantes, além de contar com a belíssima arte de Shin Takahashi."


Em todo lugar que procuro, nenhum site fala que esse mangá é shoujo, inclusive no MyAnimeList não está com esse gênero (está como seinen), mas no site da JBC eles dizem que é. Eu comprei achando que seria um shoujo, ainda mais pela capa, me pareceu ser um mangá romântico, pois é isso que entendo que é um shoujo (são romances ou comédias românticas, coisas assim, com foco no público feminino, garotas adolescentes). Honestamente, não é um shoujo, pelo menos não para mim.

OBS: sei que não precisa ter romance no shoujo, não é obrigatório, mas era o que eu espera :(


Vi em um outro site, alguém dizendo que em uma nota no final do volume o autor classifica o mangá como shoujo. Mas sério, não esperem um romance, Tom Sawyer trata da infância e da vida adulta, dos nossos valores e de aventuras de verão. Tem assassinatos, mistério, muita comédia (ri alto algumas vezes, é muito engraçado), um romance beeeem de leve, pra não dizer que não teve romance, um pouco de drama, mas é isso, não é o shoujo que esperava, sabe, SHOUJO DE VERDADE! hahahah :(

Comprei esse mangá por 3 motivos:
1. Achei que seria um shoujo como os outros shoujos que li e amei.
2. Essa capa é linda e faz parecer que é um romance incrível.
3. Tom Sawyer é o nome de uma música que amo da banda Rush.


Não é ruim, mas esperava algo bem diferente. É um mangá MARAVILHOSO, mas li achando que ia ter romancezinho e não teve boiolagens e drama adolescente. Fico pensando que as pessoas vão comprar achando que é shoujo e não é muito não, e quem poderia comprar por ser sobre aventuras e mortes não compra achando que é mangá de garotas. Bom, chega de reclamar se era shoujo ou não... Se o autor disse que era, então ok, era. Mas mesmo se você não curte shoujo, recomendo a leitura, é incrível!

Para mais detalhes, leiam esse post do Shoujo CaféEDITOR DA JBC AVISA QUE O NOVO SHOUJO DA EDITORA NÃO É CHATO!


Notas rápidas sobre o mangá:

- Eles falam muito "tu" e "tua", pois eles explicam que tem sotaque, mas isso era muito estranho pra mim, pois eu nunca uso "tu", eu digo "você", foi bem estranho hahaha

- Não tinha erros de português, algo que sempre noto e adoro contar para vocês haha aparentemente estava tudo certo e com uma ótima tradução e adaptações!

- Só uma coisa que foi um pouco "estranha": em Blue Exorcist, o gato que chama Kuro teve o nome traduzido para Breu, mas nesse mangá aqui, o nome do gato continuou como Kuro... Podiam ter deixado Kuro no Blue Exorcist também né...

- Lindas ilustrações coloridas, a arte é ótima ♥

- As páginas vieram caindo, loucamente, soltou tudo! Primeiro elas começaram a descolar em grupo, depois foram se separando uma a uma, tá lá paradinho para não cair o resto :(

Esse foi só o começo, depois desandou de vez...

- A capa estava toda riscada, e o mangá veio lacrado, ou seja, não foi culpa da loja nem da distribuidora, ele já estava todo riscado e fudido antes de ser embalado com o plástico.

- As folhas eram normais, não eram especiais nem melhores que de outros mangás.

- A história, o conteúdo em si, é muito bom, gostei demais! ♥


Assim como disse, as páginas começaram a cair muito. Não aguentei, tirei fotos e reclamei para a editora, que se desculpou e me enviou um novo. Eles até enviaram marcadores junto. E também enviaram um envelope para mandar o estragado de volta. O que eles vão fazer com aquilo eu não sei, a Mari diz que vão mandar para a segunda fase D:

Koharu escondendo nosso endereço dos stalkers ♥

O estado do mangá que mandaram não é dos melhores também não, mas tem muita cola! Certeza que as páginas dele não vão cair haha

Envelope de devolução.

A arte

Achei bem diferente e bacana, os cenários dão vida à cidade e ao oceano, muito bem feito e bonito. As plantas e as árvores eram maravilhosas, e o traço bem sutil dos personagens é lindo, gostei bastante, eles pareciam "leves" e fofinhos... As páginas coloridas eram incríveis também!


Vale a pena ler? 

Sim, É UM MANGÁ SUPER LEGAL! Vou até ler de novo (o que a JBC me enviou com cola haha). E quero deixar isso claro, apesar das minhas diversas reclamações, amei ter lido ele, só não era o que esperava e a qualidade do material estava bem fraquinha, mas a história em si foi tudo de bom, recomendo sim! Deem uma chance ♥


6 comentários:

  1. Achei interessante por ser volume único

    ResponderExcluir
  2. Também comprei achando que era um Shoujo pela capa.Eu tava gostando de ler até as últimas pgs, ai me deu uma desanimada por não ser o que eu esperava, mas nada que me fizesse dropar do nada.

    ResponderExcluir
  3. Achei mt legal a arte me lembrou os gibis do tex que meu tio coleciona rs.

    ResponderExcluir
  4. Que lindoo esse mangá, adorei a sua sinceridade e o fato de voc~e se importar com o português dele haha eu noto muito isso..
    Já estou seguindo o blog pois adoreeeeeeei aqui, mesmo ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  5. Eu ia comprar porque achei que era Shoujo kkkkkk' Amei seu blog <3

    ResponderExcluir