Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02/06/2015

Resenha - Soul Eater NOT! - Mangá


Como amei o mangá de Soul Eater, óbvio que compraria o Soul Eater NOT! Soul Eater acabou com 25 volumes, mas o autor criou esse spin-off para contar mais sobre o universo da AMAAN e de Death City (com mais detalhes), pois não foi possível mostrar tudo o que ele queria em Soul Eater sem atrapalhar o desenvolvimento da história principal. Soul Eater NOT! se passa no mesmo universo, mas com novos personagens, mostrando detalhes que ficaram de fora, e ele pode ser lido mesmo por quem não conhece a obra principal, já que conta uma nova história.


Porém, tem alguns personagens, referências e piadas envolvendo a obra principal de Soul Eater, então é melhor se você já leu o mangá ou pelo menos viu o anime, assim já vai estar por dentro, mas se você não leu/viu, vai entender a história do mesmo jeito jeito.


Fizemos uma resenha do mangá de Soul Eater, leia aqui ♥

A Mari fez uma primeira impressão do anime de Soul Eater NOT!, leia aqui.

Tanto no mangá quanto no anime, essa cena é demais kkkkk

Sobre a coleção:

Nome: Soul Eater NOT!
Em japonês: ソウルイーターノット!
Volumes: 5
Capítulos: 41
Gênero: Ação, Comédia, Ecchi, Sobrenatural, Shounen
Autor: Atsushi Ohkubo
Editora: Shounen Gangan


No Brasil foi lançado pela JBC:

Formato: 12 x 18 cm
Páginas: cerca de 200 páginas
Preço: R$ 12,50
Classificação etária: 14 anos

Essas capas são muito lindas, estou apaixonada por elas, tão coloridas e fofinhas *o*


Sobre o autor:
Atsushi Ohkubo não era um estudante exemplar, e gostava mais de desenhar do que de estudar. Aos 20 anos, depois de completar os estudos em uma escola de mangás, foi assistente de Rando Ayamine (autor da série de mangás Get Backers) por dois anos. Depois disso, venceu uma competição na revista Gangan da editora Square Enix com seu mangá B.Ichi, que foi publicado em 4 volumes. Logo em seguida criou Soul Eater, ainda pela Gangan, pelo qual tornou-se conhecido mundialmente.

Sobre a história:
Soul Eater NOT! se passa 1 ano antes do começo de Soul Eater, e conta a história de três alunas da AMAAN: Tsugumi Harudori, uma arma (e fã da Maka); e duas artífices, Meme Tatane e Anya Hepburn. É uma série de comédia, com o humor escrachado e nonsense típico do Ohkubo.


SÓ POR CURIOSIDADE...

Tem anime!
No começo de 2014 foi feito um anime de Soul Eater NOT! com 12 episódios.

Por que é "NOT"?
Nesse mangá é mostrado o lado dos alunos do NOT, já que em Soul Eater mostrava dos EAT.

"NOT" (Normally Overcome Target) são os alunos não-combatentes.
"EAT" (Especially Advantaged Talent) são os alunos combatentes que lutam contra o mal.

Amassado :(

Não sei se é culpa da editora, se é da gráfica, da distribuidora, do vendedor, do tio da feira, sua, ou de quem é que seja, só sei que eles vieram amassados. Algumas das páginas apenas, nada tão exagerado, mas é algo que me incomoda, assim como quando as lombadas vem tortas, quando eles vem cheios de cola na capa, quando vem "falhados" (com a imagem fraca, parece que estava acabando a tinta da impressora), com erros de português... Entre tantas outras falhas, que a maioria de vocês consideram comuns e nem ligam pra elas. Mas eu estou pagando e pagando caro, e não queria um produto "mal feito". São esses pequenos detalhes na qualidade do material que me fazem querer parar de comprar mangás brasileiros.


A história acontece na Academia da Morte para Armas e Artífices Neófitos, ou AMAAN, que é uma escola especial para formar heróis que salvam o mundo, frequentada por armas e artífices! Nela, os alunos são divididos em duas vertentes: os NOT e os EAT. Tsugumi é uma arma que faz parte dos NOT, ela acaba conhecendo Meme e Anya, e irá viver grandes aventuras com suas novas amigas nesse mundo desconhecido.

Mas o que!? HAHAHAHAHAHA Essa pose ♥

Tsugumi (que é a arma) não consegue escolher entre Meme e Anya (que são artífices). E enquanto elas não conseguem definir quem fará parte da dupla, a vida segue e muitas brincadeiras e coisas divertidas acontecem. E para não ficar só nas "bobagens", tem uma bruxa planejando algo muito ruim enquanto elas vivem seus dias de colegiais felizes.


Eu vi o anime ano passado, e lendo o mangá agora, posso dizer que eles foram bem iguais. Esperava que o mangá fosse mais diferente do anime, tem só alguns detalhes a mais, algumas piadas inéditas, mas a história em si foi igualzinha. Mas mesmo se você viu o anime, diria que compensa ler o mangá, pois tem algumas coisas que não foram mostradas e são bem legais.


Para quem é fã de Soul Eater (assim como eu), também foi legal o fato de mostrarem os personagens da história original, não apenas pessoas novas e desconhecidas, mas personagens que amamos e foi muito bom ver eles novamente, como o Soul e a Maka, até mesmo o Stein, e vários outros. Deu para matar um pouquinho da saudade que tinha ♥


O primeiro volume é bem legal, é leve e descontraído, onde são apresentados os novos personagens e tudo mais. No final do segundo volume, dá a impressão de que a história começa a ficar mais séria. Ai chega o terceiro volume, onde só tem piadas! Ele foi o mais engraçado, foi cheio de coisas divertidas, mas sem a "história principal". O autor quis usar esse spin-off para mostrar detalhes sobre a escola, o sistema e o mundo onde eles vivem, coisas que não deu tempo de aparecerem em Soul Eater, daí ele fez uma "história principal" sobre a bruxa lá sem spoilers, para servir de base, mas eu diria que 70% desse mangá foram apenas piadas, a história em si foi bem fraca, teve um desenvolvimento bem lento. Não acho que isso tenha sido ruim, apesar de não ter curtido muito o enredo, amei as informações novas, amei as piadas, amei rever os personagens, amei a arte... Teve vários pontos positivos.

Enfermeira Jose Mendoza? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E quero destacar que, realmente foi uma ótima leitura, especialmente o terceiro volume. Me lembrou muito mangás estilo 4-koma, pois haviam piadas de uma, duas páginas. Pequenas histórias, pequenas curiosidades. Eu ria, e ria ALTO. Adoro o humor desse autor, adoro as piadas que ele faz, e as referências que ele usa. Se você souber procurar, vai ver nas camisas que os personagens usam, nas paredes, em placas, nas próprias piadas, o autor usa várias referências, de músicas, bandas, filmes, e tudo o que se possa imaginar. Realmente gosto desse cara!


E para quem pensa "ah, é só mais um mangá de garotas-bonitinhas-moe-ecchi-peitos-etc", não se preocupem, temos também os garotos-bonitinhos-sensuais-que-lutam-super-bem-e-são-altamente-shippaveis. Claro que as garotas estão em maioria, inclusive achei que esse mangá teve vários fanservices yuri, pois as meninas viviam se esfregando, se pegando, "brincando" e fazendo coisas suspeitas. Recomendaria ele para quem curte yuri facilmente, mas é aquela coisa, quem não curte, não vai nem ver isso tudo acontecendo, mas quem gosta, vê "a maldade" em todo lugar. Sabe? E elas se agarrando era uma gracinha, elas são muito fofinhas ♥


Outra coisa que vale a pena mencionar é que os extras no final dos volumes são demais! Em Soul Eater também adorava eles. Esse autor é hilário, é sensacional! Pelo menos para quem gosta desse tipo de humor, quem não curte deve achar bem tosco...


Dos cinco volumes, o último foi o mais sério e tivemos ótimas lutas. Nos outros volumes teve um pouco de ação também, mas no último teve mais, por conta da "batalha final". O final do mangá foi bem clichê-final-feliz-amor-e-amizade. Isso é algo que aconteceu até no final de Soul Eater, mas no NOT ficou bem exagerado e forçado, na minha opinião.


O pessoal vence pelo poder do amor e da amizade e o mundo é um lugar mais feliz agora. Na MINHA humilde opinião, não vale a pena ler esse mangá pela história, vale a pena ler pelo humor e pela diversão. Recomendo ele apesar de tudo, pois foi uma ótima experiência.


Espero que vocês tenham curtido essa resenha e que gostem de Soul Eater tanto quanto eu ♥

Algumas das informações dessa postagem foram tiradas do site da JBC.

17 comentários:

  1. Eu não sabia que tinha esse spin-off, eu li/vi o soul eater e adorei, eu iria ler esse, mas como você falo, que não vale a pena ler pela historia, isso me desanimou um pouco, pois eu gosto de mangás com a história muito envolvente, e parabéns essa resenha ficou ótima..Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que você ache a história melhor, é que pra mim, ela foi bem fraca mesmo. Mas vale muito a pena ler pelo humor, é muito divertido! Se estiver na dúvida se compra ou não, veja o anime primeiro, talvez te ajude a decidir ♥

      Excluir
  2. Vi o anime, li o mangá, vi e li o spin-off, e continuo achando "artífice" uma palavra difícil de pronunciar.
    Vale relembrar que: garotos-bonitinhos-sensuais-que-lutam-super-bem-e-são-altamente-shippaveis >>> garotas-bonitinhas-moe-ecchi-peitos-etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza que todo mundo (eu) pronuncia "artífice" errado...

      Excluir
  3. Vi o primeiro Soul Eater e não curti mt ;-; auahsua vou dar uma nova chance , vai que :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na resenha do mangá do Soul Eater eu expliquei que o começo foi meio estranho (no anime e no mangá), também não gostei muito, mas depois começa a ficar muito bom, MUITO BOM MESMO! Da mais uma chance, veja uns 15 episódios antes de abandonar de vez ♥

      Excluir
    2. Vou la dar uma conferida . Aqueles epis da excalibur(acho que é assim que escreve) são fillers ? pq foram eles que me desanimaram ;-; aushaus

      Excluir
    3. Os fillers começam só na batalha final do anime, o começo e o meio são fiéis ao mangá, só o final que é diferente mesmo.

      Excluir
    4. Para ser bem específica, fillers são os episódios 17, e do 39 ao 51.

      Excluir
  4. Achei bem fraco na história, mas na parte de comédia eu ri um pouco.

    ResponderExcluir
  5. Adorei, sou fã de coração de Soul Eater, e gostei muito do humor, de poder ver essa "extensão" do trabalho do Atsushi. Foi mto bom explicar coisas do tipo a morte do professor Sid, etc, etc. Super divertido e as garotas são extremamente fofas, ótima descontração

    ResponderExcluir
  6. Eu já pensei em assistir o anime, mas sempre acabava nunca assistindo, seilá, não é um anime que me chamou a atenção, e agora que estou vendo vários eu já nem to mais pra assistir ele, talvez o mangá eu possa acabar lendo, mas por enquanto nem dá :x

    ResponderExcluir
  7. qual o numero do mangá em que a Maka e o Soul aparecem ?Pfv respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li o mangá já fazem muitos meses, não vou lembrar o volume exato em que aparecem...

      Excluir
  8. qual o numero do mangá em que a Maka e o Soul aparecem ?Pfv respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li o mangá já fazem muitos meses, não vou lembrar o volume exato em que apareceram.

      Excluir