Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

02/07/2015

Resenha - Hibike! Euphonium - Anime


Nome: Hibike! Euphonium
Nome em inglês: Sound! Euphonium
Nome em japonês:  響け!ユーフォニアム

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 13
Gênero: Drama, Música, Escolar
Lançamento: 2015
Produtores: Kyoto Animation, Lantis, Pony Canyon, Rakuonsha, Ponycan USA
Duração: 23 min. por episódio
Classificação: +13


Sinopse: Oumae Kumiko é uma colegial que costumava fazer parte da orquestra escolar durante o Fundamental. Em seu primeiro ano do Ensino Médio, suas colegas de classe, Katou Hazuki e Kawashima Sapphire (Midori), decidem se juntar à orquestra escolar. Entretanto, Kumiko descobre que sua antiga colega, Kousaka Reina, também está no grupo, e hesita ao lembrar-se de um incidente que ocorreu entre ambas no passado.

A Mari fez a Primeira Impressão, leia aqui.

AVISO: A arte desse anime é muito linda, e tem moe, muito moe, então, é claro, haverão imagens até demais nessa resenha. Apreciem e divirtam-se.


História

Bem, devo dizer que por ser um anime de música vindo da Kyoto Animation me surpreendeu. Tudo que vem da KyoAni (ainda mais com música como tema) me lembra K-On!, pois foi o primeiro anime que vi do estúdio e se tornou uma forte referência pra mim. Mas Hibike! tem algo diferente, tem música, tem banda, tem moe, tem colegiais fazendo coisas yuri suspeitas, mas não fica apenas nisso.  Em K-On! havia comédia, em Hibike! há o drama.

Mas também tem um pouquinho de comédia.

Teoricamente é uma história simples: a banda da escola quer vencer o concurso nacional. Porém, Kumiko e Reina já tem um passado, e a própria orquestra da nova escola onde elas estão tem um passado, e vários segredos e suspense no ar... Sempre um clima tenso e estranho (não vou contar, nem dar spoiler, vocês me conhecem).


No quesito música, não posso dar opinião, pois não entendo de música, muito menos dos instrumentos, e não sei dizer quem estava tocando bem ou mal, ou se mereceram ganhar ou perder... Sempre achava muito lindo, pois aprecio muito clássica, bandas e orquestras, adoro uma boa ópera também, mas não sei julgar a questão técnica e prática e nada :(


E a história vai rolando com o grupo ensaiando para o nacional. Há uma audição para escolher só os melhores, o que gera intrigas, além das que já tinham... E o anime vai seguindo, o pessoal ensaiando, o drama rolando. Sei que a grande maioria ADOROU esse anime, mas não senti TUDO isso que todos falam. É um anime ótimo, uma história boa, personagens bons, arte fantástica, mas mesmo assim não consegui me empolgar como todo mundo... Enquanto via o episódio, confesso que ficava animada, mas depois que acabava, meio que "ah, ok", não havia aquela agonia por ter que esperar uma semana por um novo episódio. O último em especial foi bem emocionante, mas quando vim escrever a resenha, já havia passado a euforia.


Só comecei a ver o anime pois é de um estúdio que amo e porque tem música e moe. Honestamente? Achei a história bem simples, não é cheio de coisas complicadas e exageros. Tem um drama (básico) sobre as garotas e garotos e a vontade de serem boas, de vencerem os concursos e se superarem. Achei bem realístico, nada mirabolante. Não pensem que estou falando mal nem nada do tipo, eu gostei dele, só não achei que é algo espetacular, é ótimo, é legal, é bonito, mas não cativou meu coração (apesar de achar lindo).


Sobre os personagens, só posso dizer que a Reina é a BEST GIRL ♥ pois ela reina no anime piada maldita. Além de que ela é bem misteriosa, ela nunca se abre totalmente com ninguém, não dá para saber exatamente o que ela está pensando ou sentindo... Só fica claro que ela toca muito bem é a melhor da banda motherfuckers.


Já a Kumiko é uma garota indecisa, meio enrolada, ela quer ser a principal, mas a reina Reina sobre ela. E temos o amigo de infância dela, Shuuichi, que poderia ser o ship principal, se esse não fosse um anime da KyoAni (que tem fortes tendências a ir para o lado yuri da força). Também tem suas amigas Hazuki e Midori, que são fofinhas mas quem não é né e vários outros. É uma orquestra! Tem personagem pra caramba!


Apesar de estar zuando um pouco, o foco desse anime não é o romance, mas sim o drama envolvendo os alunos da banda, a música, e o dia-a-dia de treino deles, com seus conflitos internos e tudo mais. E é por isso que geral esta gostando tanto do anime. Ele não é apenas moe, colegiais fazendo brincadeiras moe e moe pra todo lado. Eles passam por conflitos que são reais, não apenas bobagens, eles tem problemas e dificuldades. Nunca me juntei a uma banda na vida, mas acredito que eles devam passar por esse tipo de drama e situações.


As personagens principais mostram dois tipos de pessoas que existem, não só em bandas, mas em várias situações. Kumiko é o tipo que gosta de tocar mas não leva tão a sério assim, no começo diria que ela nem se importa se iria ganhar ou perder, ela só estava na banda na outra escola e meio que entra na banda nessa nova pois as amigas vão entrar também. E temos Reina, ela realmente quer ganhar, ela treina duro, ela se esforça, ela se importa se vai ganhar ou perder, ela gosta da banda, gosta de tocar, ela quer isso mais que tudo.


Não só essas duas, mas o resto dos alunos também estavam divididos assim, naqueles que só queriam se divertir, "criar memórias" e aproveitar seus dias de colegiais com os amigos e a banda, e aqueles que queriam levar a sério, treinar muito e competir pra valer. Esse anime mostra que nem tudo na vida é fácil ou divertido. Você pode estar em uma banda com os amigos por diversão, sim, claro, mas se vocês querem ir além, terão que se esforçar, e provavelmente problemas apareceram... Imagino que esse anime seja o mais realístico anime de bandas (pelo menos, dos que já vi).


Músicas

Como todo anime sobre música, nada mais justo do que ter uma abertura e um encerramento que sejam legais. Já vi melhores, mas isso não quer dizer que eles sejam ruins. A abertura é bem legal e combinou bastante com o anime! E o encerramento é bem animadinho, sempre que acabava o anime, a música ficava na minha cabeça...

Abertura:
"DREAM SOLISTER" - TRUE

Encerramento:
"Tutti!" - Kitauji Quartet

Arte

Qualquer coisa que seja feita na Kyoto Animation, vai ser bem feita e moe, muito moe. Quando se trata da arte e do design de um anime, poucos estúdios se igualam ao KyoAni. A animação é sempre incrível, os movimentos dos personagens, cabelos ao vento, roupas balançando, menininhas correndo, tudo muito bem feito. E eles sempre estão atentos aos detalhes, olhos brilhando, uma lágrima, sempre tudo muito impressionante! Os cenários também recebem devida atenção, há paisagens muito bacanas. A iluminação: perfeição. Muita luz, muito brilho, muito bonito! As cores são ótimas, combinou muito com a história e o anime que (na questão da arte) estava perfeito (pelo menos para mim).


Vale a pena ver?

Depende. Se você leu a resenha e se interessou, vai fundo! Se não, não ♥


11 comentários:

  1. Ahhh, eu assisti, e também não entendo nada se tá bom ou ruim :v No começo elas dizendo que a banda do colégio era uma droga, eu fiquei tipo comassimmmm ahushaush' Amei!! ♥

    ResponderExcluir
  2. Olha so, acabo de encontrar este blog fazendo a resenha da serie que mas gostei da temporada pasada

    ResponderExcluir
  3. A arte é perfeita to apaixonado mas parece cópia de k-on .... Espero que não seja essas cores são perfeitas *-*

    ResponderExcluir
  4. Gostei pra krl , Kyoto foda como sempre

    ResponderExcluir
  5. Opa acho q eu virei lesbica de tanto yuri vlws

    ResponderExcluir
  6. Eu meio que me identifiquei com a sua resenha, porque por mais que o anime tenha sido ótimo, não foi aquelaaaa coisa que tocou meu coração.

    ResponderExcluir
  7. Esse anime é bom mas acho que empolga só quem já é musico

    ResponderExcluir
  8. Pois é, tocar um instrumento é moleza, difícil é superar quem toca melhor e a mais tempo q vc. aaaaaaaahhhhhhhhhhh!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ok agora eu finalmente consegui assistir o Anime. Muito bom velho!! Provavelmente estou influenciado um pouco mais que o normal por eu tocar flauta transversa e por ter passado por um período em que estava prestes a desistir e trocar de instrumento. Graças a Deus que assim como Kumiko Chan eu não troquei e a flauta, como o eufônio dela me conquistou definitivamente. Por causa disso, existe um sério risco de Hibike Euphonium se tornar meu Anime favorito. -Saber

    ResponderExcluir