29/09/2015

Resenha - Shokugeki no Souma - Anime


Nome: Shokugeki no Souma
Nome em inglês: Food Wars
Nome em japonês: 食戟のソーマ 

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 24
Gênero: Ecchi, Escolar, Shounen
Lançamento: 2015
Produtores: J.C.Staff, Mainichi Broadcasting, Sentai Filmworks
Duração: 25 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse: O sonho de Yukihira Souma é se tornar um chef no restaurante do seu pai e superar ele em habilidades culinárias. Mas assim que Yukihira se gradua no ginásio, seu pai, Jouichirou, fecha o restaurante e vai cozinhar em Nova Iorque. Após isso, seu pai matricula Souma em uma escola de elite onde apenas 10% ficam até o final, e se Souma não puder sobreviver naquela escola, não poderá superar o seu pai.

A Mari fez a Primeira Impressão do anime no começo da temporada, leia aqui.


História

Shokugeki no Souma conta a história de um garoto chamado Yukihira. Ele quer superar as habilidades culinárias de seu pai e ser um chef no restaurante da família. O problema é que o anime mal começou e o pai dele vaza, sai pro mundo, vai cozinhar nos restaurantes da vida e larga o filho... Mas não abandona ele sem nada não. Ele coloca o filho em uma escola de culinária de elite super famosona. Agora Yukihira tem que sobreviver nessa nova escola e superar os desafios que lhe são apresentados.


O básico do enredo é isso: são jovens em uma escola de culinária que se enfrentam e enfrentam provas loucas, e testes, e desafios... É um anime sobre comidas, sobre alimentos. Mas não é calminho não... É uma doidera! Eles cozinham como se estivessem lutando! Não subestime o anime pela sinopse. É super emocionante e vale a pena conhecer!


Depois de ver Koufuku Graffiti não queria começar outro anime sobre comida tão cedo, pois passei muita vontade de comer as coisas com esse anime, e era tudo tão gostoso... Então quando vi que ia sair Shokugeki no Souma, decidi não acompanhar. Maaaaaas a Mari falou bem da história e ela estava acompanhando, e disse que era demais, e valia a pena... Conversa vai, conversa vem, quando já estava lá no episódio 7 ou 8 eu resolvi começar a acompanhar também. E ainda bem que comecei a ver!


Esse anime é muito emocionante! Sempre morria de vontade de ver logo o próximo episódio, e por isso que é legal acompanhar um anime em lançamento. A sensação de ter que esperar uma semana pelo próximo, a ansiedade, o mistério, é tudo muito gostoso. No passado eu só via animes finalizados e via tudo de uma vez, já hoje em dia eu odeio fazer isso. Adoro mesmo é acompanhar semanalmente!


Apesar de ser um anime sobre comida, e ter MUITAS coisas gostosas, eu passei mais vontade com Koufuku Graffiti do que com Shokugeki no Souma. O foco e o gênero dos animes é diferente, mas eu tinha mais vontade de comer as coisas do outro anime, pois Shokugeki tem uns pratos MARAVILHOSOS, mas também tem uns que nem sei/nem quero saber o que são... Tinham uns bem estranhos, outros "requintados e elegantes", enquanto em Koufuku era tudo quentinho, fofinho e cheio de amorzinho. Shokugeki é bem variado, tem de TUDO!


A história vai direto ao ponto, não tem enrolação ou frescuras, o ritmo é dinâmico mas sem ser super apressado. É o tipo de anime que considero PERFEITO nessa questão, pois não fica chato ou cansativo, mas também não fica rápido demais. Todos os episódios tinham sempre um ótimo desenvolvimento e acabavam nas partes mais emocionantes, o que adoro!


JÁ AVISO! Não se deixem enganar pelos primeiros episódios, onde tem MUITO fanservice, parece que é um pornô culinário UHAUHAUHUHA mas depois desses primeiros a coisa fica mais normal. Tem fanservice durante o anime todo, mas no começo é bem "forte", depois dá uma acalmada, ai no final volta um pouco mais ousado... Mas no geral não é nada tão incomodo para quem não gosta, pois é rápido. E para quem gosta, bem... Tem também...


Bem, como já é esperado de um Shounen, tem MUITOS personagens. Tem amigos, inimigos, senpais, kouhais, rivais, e tudo o que você possa imaginar. E eles são bem divertidos e inusitados! Até os que não são principais aparecem bastante... Todos tem seus minutinhos de fama. Prefiro não entrar em detalhes sobre ninguém, pois se começar a falar de um ou dois, vou me empolgar e falar de todos. Para conhecer essa maravilhosa variedade, assista!


Uma coisa que achei meio chatinha foi quando eles estavam comendo os pratos e começavam a descrever o alimento. Em alguns casos, era gostoso, dava água na boca, era delicioso... Mas em outros, era algo bem estranho, haviam ingredientes que não fazia ideia do que eram, ou do sabor que tinham, ou que não pareciam tão bons assim, ou a descrição ficava longa demais... Mas fora isso, acho que não tenho do que reclamar do anime.


Se você ver um episódio e pensar "que horror, não quero ver isso não oxé", por favor, veja mais um! O anime melhora a cada episódio. Confesso que também não achei que seria tão bom assim logo no começo, mas depois fica demais! A história só melhora e melhora!


Músicas
Achava engraçado que nos encerramentos sempre tinham pessoas nuas HUAUHAUHA

Aberturas:
"Kibou no Uta" - Ultra Tower
"Rising Rainbow" - Misokkasu

Encerramentos:
"Spice" - Tokyo Karankoron
"Sacchan no Sexy Curry" - Seiko Oomori


Arte

A arte e a animação estavam muito boas, bem feitas, não haviam coisas bugadas nem estranhas, mas não me chamou muito a atenção também. Os personagens eram bem diferentes uns dos outros, o que é muito legal, pois não gosto quando tem pessoas iguais e nunca sei quem é quem. Mas aqui todos eram bem únicos. As comidas também eram sensacionais, morri de vontade de comer várias, elas eram muito bonitas! Tinham horas em que conseguia sentir o cheiro, quando eles descreviam o prato, sentia o sabor dos alimentos... Só digo uma coisa: esse anime mandou bem na arte das comidas ( ͡° ͜ʖ ͡°)


Vale a pena ver?

Sim! Recomendadíssimo! É um ótimo anime para entretenimento, a comédia é excelente, dá para rir bastante! A animação e as músicas são maravilhosas. Os personagens são sensacionais. Recomendo muito, especialmente se você está a fim de ver algo divertido e diferente.


Caso conheçam mais animes culinários, me recomendem nos comentários ♥

11 comentários:

  1. Uma galera (todos que perguntei :v ) disseram que era bom, mas não consigo assistir animes relacionados principalmente a comida, seilá não me apetece, eu acho estranho eheuheueue -não pretendo assistir esse anime, até porque me viciei em uns mangás ae bons demais :3 -hoje é hora de dizer não ao aumento de animes na lista X kkkk e eu to mais focado em mangás também, to muito parado nos animes, não sei se algum dia vou achar daora esse estilo de anime mas por enquanto não

    ResponderExcluir
  2. Esse anime é sensacional, pensei que nunca ia gostar de um anime de culinária, até ver shokugeki, até estou cogitando ver koufuku :v aushas. Estou torcendo muito pra uma segunda temp, pois o anime terminou na melhor parte do mangá (assim como prison school, jcstaff, tou manjando isso) enfim, é muito bom esse anime e como sempre muito boa resenha ;3

    ResponderExcluir
  3. como as pessoas escrevem comentários longos :o mas agora deu vontade d assistir xD

    ResponderExcluir
  4. Considero o melhor anime da temporada. <3
    -Vale muito a pena dar uma chance ao mangá, a arte é LINDA, acho as expressões bem melhores lá(não que as do anime sejam ruins), geralmente ficam com um ar mais soturno muito bom.
    -Sem falar do desenvolvimento da história... não sei se o anime vai ter mais temporadas, então é um desperdício não se aprofundar mais! Atualmente a trama tá ficando digna de Crônicas de Gelo e Fogo, várias intrigas e segredos rolando, terror psicológico, abuso infantil(ainda psicológico, ok), tá bem dark, sá porra ativou o full downhill do nada, vale a pena demaaais, as batalhas tão mais emocionantes que muito anime de luta por aí.

    ResponderExcluir
  5. Parece muito bom vou assistir, obrigado pela dica, ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. um yaoi de culinaria nesse caso, antique bakery
    por falar nisso tem um dos poucos live action que ja aprovei

    ResponderExcluir
  7. esse anime é tão bom que dá pena por não ser tão conhecido...

    ResponderExcluir
  8. tô achando o anime foda, só não curto essa pornografia gratuita kkkkk tem hora q a câmera mira no cu/peito da mule aleatoriamente, mt ridículo, mas vale a mt pena ver pq a história eh pika

    ResponderExcluir