Nome em japonês: パプリカ
Informações:
Tipo: Filme
Episódios: 1
Gênero: Fantasia, Horror, Mistério, Psicológico, Sci-Fi, Suspense
Lançamento: 2006
Produtores: Madhouse, Sony Pictures Entertainment, Cyclone Graphics
Duração: 1 hr. 30 min
Classificação: +18Sinopse: Em um futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC Mini é roubado. Então eles mergulham no mundo do inconsciente para descobrir quem está por trás do crime.
Xavier, é você? |
História
Paprika é um filme japonês de ficção científica, baseado no livro de Yasutaka Tsutsui, sobre uma pesquisa psicológica que usa um aparelho que permite terapeutas a entrarem nos sonhos dos pacientes com o fim de ajudá-los. O filme foi dirigido por Satoshi Kon, animado pela Madhouse e produzido e distribuído pela Sony Pictures. A trilha sonora foi composta por Susumu Hirasawa. A trilha deste filme é importante por ser a primeira a usar Vocaloid.
É um filme sobre uma máquina que foi roubada e eles tentam recupera-lá, e esse aparelho faz com que você entre no sonho de outras pessoas. Então rolam umas tretas pois o aparelho não havia sido finalizado corretamente (ou algo assim) e os sonhos das pessoas começam a se misturar e fica tudo muito loco. É bem legal! E enquanto eles tentam desvendar o mistério de quem está por trás de tudo isso, eles vão entrando no sonho um do outro, e tem horas que você não sabe mais se eles estão em um sonho ou na realidade.
O filme tem muitas mensagens, simbolismos e referências. Porém, não é difícil de entender. Você pode ver de duas formas: como um anime normal com uma história interessante ou como um anime filosófico cheio de detalhes e coisas ocultas. Geralmente não entendo da parte "difícil", só vejo como forma de entretenimento mesmo, e entendi a história de modo geral. Não é algo impossível, basta prestar atenção que você entende. E ainda consegui pegar algumas das mensagens, o que é ótimo, é muito bom quando conseguimos sacar a parada!
Em meio a isso, um policial chamado Konakawa Toshimi, que após não conseguir resolver um caso começa a sofrer de uma ansiedade neurótica, é tratado de forma extra oficial (já que o tratamento não foi aprovado) por essa tecnologia através de uma garota, a Paprika. Enquanto a situação fica cada vez mais complicada, a chefe de desenvolvimento, Chiba Atsuko, procura encontrar uma solução para tudo, onde a realidade é constantemente posta à prova.
Fonte.
Paprika é uma obra deveras aclamada, entre outros motivos por ter sido o último longa de Kon em vida, que morreu prematuramente, aos 46 anos - uma notícia que, à época, abalou profissionais e entusiastas da animação japonesa mundo afora. Kon foi considerado um dos grandes diretores da sua época, tendo trabalhado com Mamoru Oshii (Ghost in the Shell e Tenshi no Tamago) e Katsuhiro Otomo (Akira), entre outros importantes diretores. Além de filmes, ele também chegou a dirigir uma série de TV, Paranoia Agent, além de escrever mangás.
Fonte.
Fonte.
Prêmios e Indicações
O filme Paprika recebeu vários prêmios e indicações:
Montréal Festival of New Cinema
2006 - Vencedor - Prêmio do público - Satoshi Kon
Festival de Veneza
2006 - Indicado - Golden Lion (Melhor filme) - Satoshi Kon
Fantasporto
2007 - Vencedor - Prêmio da Crítica - Satoshi Kon
Newport Beach Film Festival
2007 - Vencedor - Melhor Animação - Satoshi Kon
Online Film Critics Society
2007 - Indicado - Melhor animação
Chlotrudis Awards
2008 - Vencedor - Melhor Design Visual
Músicas
Abertura: "Mediational Field"
Encerramento: "Byakkoya no Musume"
Arte
Acredito que metade da experiência que tive com Paprika teria se perdido se não tivesse visto em Blu-ray. Faço do Gyabbo as minhas palavras: A animação do estúdio Madhouse é simplesmente perfeita, um trabalho espetacular que dificilmente poderia ser feito por outros estúdios. Nada passa pelos animadores, seja confetes caindo ou os pingos da chuva escorrendo pelo para-brisa de um carro, tudo é feito com exatidão e perfeccionismo, agregando qualidade máxima àquilo que não mereceria nada menos que um trabalho perfeito.
Sim. Mesmo se for ver só pela diversão, vale muito a pena. Como já disse, não precisa entrar a fundo no significado das coisas, é possível ver, entender e se divertir com a história, mesmo que de modo superficial. Se você, assim como eu, ver, amar e ficar com a sensação de "quero ver de novo", o bom é que quanto mais você vê, mais você entende, mais detalhes você percebe e mais se apaixona pela obra. E se você for desses que entende as paradas profundas, acredito que vai gostar ainda mais. Espero ter convencido vocês a verem essa obra fantástica ♥
Realmente, quanto mais se vê, mais se entende. Essa história é genial e todos deveriam dar uma chance a ela <3
ResponderExcluirO Satoshi Kon gostava de fazer histórias com esse estilo narrativo próprio, no qual várias linhas de enredo diferente se misturam e fica difícil para o espectador identificar exatamente qual história está vendo em dado momento. Paprika é o ápice disso e, não à toa, é uma das principais inspirações do filme Inception. Eu tenho o DVD aqui (sabia que Paprika chegou a ser lançado oficialmente no Brasil?) e não tomei vergonha na cara de assistir ainda, obrigado por me cutucar um pouco mais =D
ResponderExcluirEu nem sabia da existência dessa animação (até agora), e parece ser muito foda, eu vou dar uma chance sim a ele, vou assistir, amo no-sense :D
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirVou chamar meu namorado para ver! Uhuh! Dando uma chance! Obrigada! õ/
ResponderExcluirEu gostei muito de Paprika. O enredo foi muito bem feito, a trilha sonora e ótima e a animação é muito bonita. Sonhos são um assunto que me agrada demais, e foi bem trabalhado nele. A filosofia e aquela temática de que será que a tecnologia avançada seria bom pra todos me agradou também. A trilha sonora também ajudou muito em algumas cenas impactantes.
ResponderExcluirSelo "Satoshi Kon" de Qualidade!!! Tudo que o cara pôs a mão é arte!!! Pena que ele não se encontra mais entre nós...
ResponderExcluirNunca assisti esse anime. Mas é muito interessante porque adoro sonhar. Só que ficaria com pena de quem entra se nos meus sonhos são muito bizarros.
ResponderExcluirEstou procurando esse anime pra assistir, me interessei por ele depois que descobri que ele serviu de inspiração para Inception.
ResponderExcluir