10/05/2017

Resenha - Bakemonogatari - Anime


Informações
Nome: Bakemonogatari
Tipo: TV
Episódios: 15
Lançamento: 2009-2010
Estúdio: Shaft
Gênero: Mistério, Sobrenatural, Romance, Vampiros
Duração: 24 min.
Classificação: +17

ATENÇÃO! ESSA RESENHA NÃO TEM IMAGENS!
Saiba o que aconteceu aqui.

Sinopse: Acompanhamos o protagonista, Araragi, solucionando os problemas de diversas garotas que sofrem com casos sobrenaturais. São histórias inspiradas nos contos do folclore japonês. O nome do anime, Bakemonogatari, é uma junção de bakemono (que significa fantasma ou monstro) e monogatari (que significa história). Essa é a primeira temporada da série Monogatari.

História

Resolvi assistir esse negócio simplesmente porque a Mariana adora! Ela quis rever e baixou tudo em bluray, então como ela já tinha todas as temporadas em ótima qualidade, e como esse anime é super famoso e sempre vejo o pessoal falando sobre ele, fiquei curiosa e fui lá assistir. A história acompanha Araragi, um estudante do ensino médio que não é um humano comum. Um dia, uma colega de classe chamada Senjougahara, cai das escadarias da escola direto nos braços de Araragi. Então ele descobre que ela tem um grande segredo. Mesmo sendo ameaçado por ela e avisado para que ficasse longe, Araragi se oferece para ajudar e a apresenta a Oshino, um estranho homem que vive em um prédio abandonado e que "resolve" esses tipos de problemas sobrenaturais.

O anime apresenta uma nova garota em cada arco, cada história envolvendo um elemento diferente do folclore japonês. Uma curiosidade legal é que cada uma das personagens possui um item que simboliza seu "problema" sobrenatural, como um grampeador (uma garra de caranguejo) ou uma mochila (o casco de um caracol) por exemplo. Os eventos do arco anterior tem um papel relativamente importante nos arcos seguintes. Particularmente, achei alguns arcos melhores do que outros, mas não achei nenhum ruim, de modo geral todos foram bem divertidos!

A característica mais marcante do anime são os longos e acelerados diálogos entre os personagens, que contêm um grande número de paródias e referências a outras séries. Dizem que esses longos diálogos são o que há de melhor e de mais legal em Bakemonogatari. Honestamente? Eu achei cansativo ;_; Não quero falar mal do anime, porque ele é legal, tem uma história muito boa e personagens divertidíssimos, mas ELES NÃO PARAM DE FALAR! Não aguentava ver mais de 3 episódios seguidos, tive que ir fazendo várias pausas e ir assistindo aos poucos xD

Arte

Definitivamente essa é uma obra para ser apreciada em alta definição. Ainda bem que a Mariana baixou em bluray! A animação em Bakemonogatari serve principalmente como um auxílio visual para a parte verbal, o que é muito importante e eles fizeram isso de maneira muito eficaz. Haviam muitas cenas abstratas e surreais, cortes não convencionais e ângulos de câmera intrigantes que tornaram a experiência muito diferente do que estou acostumada, mas super agradável. Os personagens eram muito bonitos, os cenários, efeitos e enquadramentos também. O estúdio mandou muito bem! Bakemonogatari tem uma arte própria muito linda e específica! ♥~

Músicas

O que achei muito legal nesse anime é que cada arco tinha uma abertura diferente!

Aberturas:
"staple stable" - Chiwa Saito
"Kaerimichi" - Emiri Katou
"ambivalent world" - Miyuki Sawashiro
"Ren'ai Circulation" - Kana Hanazawa
"Sugar Sweet Nightmare" - Yui Horie

Encerramento:
"Kimi no Shiranai Monogatari" - supercell

Vale a pena ver?

Sim! Apesar de não ter amado logo de cara, reconheço que é um anime muito bom e foi muito divertido de assistir! ♥~ Gostei muito da história, dos personagens, da arte, das músicas... Mas tem muuuuuuuitos diálogos, e são muito rápidos! Se você for assistir (nem que seja, assim como eu, por curiosidade), assista de um fansub BOM! Se ver esse anime com uma legenda escrota, toda errada, sem a tradução da parte escrita, você vai perder muito a essência da coisa toda. O que eles falam é importante, mas o que aparece escrito também é! E como os diálogos são importantíssimos em Bakemonogatari, procure o melhor fansub que conseguir achar! ;)

Se você está em dúvida sobre a ordem das temporadas, porque são várias e com nomes que não facilitam saber o que vem primeiro e o que vem depois, recomendo a leitura desse post Monogatari, em que ordem assistir? de um dos nossos parceiros. Espero que gostem!

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sim HAHUAUAUHAHU realmente, é um bom anime! Mas é impossível negar que tem MUITOS diálogos! :v No momento, estou na segunda temporada, adorei ver as personagens de cabelo curto ♥~

      Excluir
  2. Pretende fazer resenha das outras temporadas tambem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No momento não, mas pode ser que no futuro faça uma geral, sabe? Eu gostei de Bakemonogatari, mas não curti muito o Nisemonogatari não viu... Nekomonogatari:Kuro foi legalzinho, e no momento estou na Monogatari Series Second Season. Está bem divertido essa segunda temporada, mas acredito que não farei uma resenha para cada uma delas. Só se fosse uma geral mesmo, e só quando eu acabar de ver todas as que faltam!

      Excluir
  3. Monogatari Series é um dos meus animes favoritos, mas realmente essa parte dos diálogos longos e cansativos, eu particularmente achei eles interessantes e divertidos, mas alguns amigos que recomendei acharam cansativo, e é compreensível. As aberturas cantadas pelas personagens são muito boas, além de falar um pouco mais sobre o que as personagens pensam e sentem.
    Enfim, ótimo blog, foi uma posição bem neutra, apontando os lados bons e ruins, e sem spoilers pra quem queira assistir o anime depois de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é marca registrada do blog não ter spoilers, e nas raras vezes que tem, coloco um aviso bem grande alertando! hahaha xD

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A questão dos diálogos é provavelmente o ponto mais discutido da série, alguns dizem que eles são longos e cansativos enquanto outros adoram. É questão de gosto, comigo funcionam muitíssimo bem, mas entendo quem acha cansativo.

    Uma das coisas que mais me cativaram nesse anime foi a direção extremamente única, já vi mais de 200 animes e nada igual a Monogatari, isso para mim é um ponto fortíssimo na obra. O design também é bem único e gosto bastante, principalmente dos backgrounds.

    As músicas são espetaculares e encaixam muito bem em cada momento, Kimi no Shiranai Monogatari é uma das minhas endings favoritas, talvez a favorita.

    O ponto mais alto da série na minha opinião são os personagens. Todos eles são muito interessantes e você acaba simpatizando com todos eles, inclusive os que você achou mais chatinhos no começo ganham um desenvolvimento e se tornam muito legais. O Desenvolvimento de personagem é outro ponto muito bem trabalhado na obra, por exemplo, comparando a Hitagi do começo de Bakemonogatari com a do final a evolução é notória, inclusive essa mudança é ainda mais brutal quando a comparação é feita com a Hitagi de Tsukimonogatari, então a sensação de dinamismo e mudança é constante na série.

    Meu episódio favorito de Bakemonogatari é o 12, quando o Araragi e Hitagi tem seu primeiro encontro, ele é maravilhoso e muito lindo, porque mostra bastante da mudança da Hitagi, nesse episódio vemos pela primeira vez o lado fofo dessa bela garota, além disso esse episódio é o clímax do romance entre os dois, pois no episódio 5 quando o romance é oficializado o Araragi entra nessa mais para ver no que resultará e a Hitagi que realmente o ama, mas nesse episódio a relação dos dois já amadureceu e ele também a ama naquele momento, isso culmina naquela declaração lindíssima, só faltou terem animado o beijo.

    Nisemonogatari é considerado por muitos fãs da série o menos bom, mas é nessa temporada que o inicio da expansão acontece, com os novos personagens apresentados, Kaiki, Yotsugi e Kagenui, além do aprofundamento na relação entre os irmãos. Eu gosto de defini essa temporada como o preludio da monogatari, a explosão disso acontece em Monogatari Series: Second Season, você disse que falará sobre a serie novamente quando acabar, mas essa temporada merece uma resenha. Agora em julho teremos coincidentemente o início do clímax final em Owarimonogatari 2nd Season e o fim do clímax inicial em Kizumonogatari III: Reiketsu-hen, o hype está a mais de 1000.

    Qual seu episódio favorito de Bakemonogatari? Qual sua garota favorita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse talvez, não dei certeza não UHAUHAUHAUHAUH xD

      Episódio específico não sei, mas gostei muito do arco da Kanbaru, ela é minha preferida, pelo menos até agora ^_^

      Excluir
    2. http://i.imgur.com/hGfkmCd.jpg

      Excluir
  7. Está de parabéns pelo post!

    Acho que só gosto dos diálogos porque eu viajo muito neles. HAHAHA Mas admito que Monogatari não é o tipo de anime para se maratonar...

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, ótimo post! Concordo em praticamente tudo, principalmente falando da quantidade de diálogos ininterruptos, o que me fez ter que pausar o anime várias vezes kkkk mas o que mais me agradou foram as referências ao folclore japonês, o anime me fez pesquisar muito sobre e compreender melhor a cultura deles, principalmente nesse tema de horror/terror que eu gosto muito. De parabéns Mô!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. * cof cof * puxa saco * cof cof *

      AUHAUHAUHAUHAUH mas obrigada! ♥~

      Excluir