23/06/2017

Resenha - Kabukibu! - Anime


Informações
Nome: Kabukibu!
Tipo: TV
Episódios: 12
Lançamento: 2017
Estúdio: Studio Deen
Gênero: Escolar
Duração: 24 min.
Classificação: +13


Sinopse: Kurusu é um estudante do ensino médio que ama MUITO kabuki (uma forma de teatro japonês). Kurusu quer participar de um clube de kabuki, para fazer amigos que gostem dessa arte tanto quanto ele e para fazer mais pessoas criarem interesse pelo kabuki, mas atualmente a sua escola não tem um clube sobre isso. Então ele decide criar um clube com seu amigo!


História

A história gira em torno do kabuki, que é um estilo clássico de teatro japonês que combina música, drama e dança. É uma arte bem tradicional. Ai temos o Kurusu que é um estudante do ensino médio e tem uma paixão gigante por kabuki, ele quer criar um clube de kabuki na sua escola e mostrar para as pessoas como o kabuki pode ser legal. Mas as coisas não são tão fáceis assim, para montar um clube, ele precisa de membros, um professor responsável, etc. Cada pessoa que ele encontra e tenta convencer a entrar no grupo, tem algum tipo de problema ou coisa estranha rolando. De pouco em pouco ele vai juntando os membros, mas novos desafios vão surgindo!


Kabuki é uma forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquilagem utilizada pelos seus atores. O significado de cada ideograma é canto (ka) (歌), dança (bu) (舞) e habilidade (ki) (伎), e por isso a palavra kabuki é por vezes traduzida como "a arte de cantar e dançar". Esses ideogramas, entretanto, são ideogramas usados apenas com sentido fonético e não refletem a mesma etimologia da palavra. Acredita-se, de fato, que o kabuki derive do verbo kabuku, significando aproximadamente "ser fora do comum", de onde se depreende o sentido de teatro de "vanguarda" ou teatro "bizarro". A sua origem remonta ao início do século XVII, quando se parodiavam temas religiosos com danças de ousada sensualidade. No ano de 1629, esse tipo de teatro foi proibido pelo governo. O espetáculo passou a ser encenado então por rapazes que interpretavam papéis femininos. Contemporaneamente, o teatro kabuki tornou-se um espetáculo popular que combina realismo e formalismo, música e dança, mímica, encenação e figurinos, implicando numa constante integração entre os atores e a platéia.

Fonte.

Sou suspeita para falar desse anime, especialmente se você for ver as outras pessoas falando, meio que geral não curtiu não, mas eu gostei. Apesar do anime ser bem mediano, achei ele muito divertido, pois adoro esses animes que falam sobre coisas bem tradicionais. Já tinha ouvido falar sobre o kabuki e tinha uma ideia geral do que era, mas ver um anime sobre isso foi bem informativo e interessante. Muitas vezes vejo animes medianos sobre "nada", então não acho ruim ver um informativo sobre algo tradicional. Gostei da história e dos desafios que eles tinham que enfrentar, além das informações e curiosidades que aprendi ao longo do anime. Gostei dos personagens, alguns eram bem zuados, mas achei engraçado, e outros eram super legais (como a otaku costureira de cosplay reconhecida mundialmente). Foi divertido de acompanhar!  xD


Arte

Começou boa, fiquei realmente surpresa de ver uma animação bonita nos primeiros episódios. O problema é da metade para o final, quando a qualidade cai e você percebe que a coisa ficou toda esquisita. Na minha opinião, é melhor o anime todo ter uma qualidade mediana, do que começar bom e depois ficar ruim. Não gosto de estar acompanhando um negócio e ver a qualidade da animação piorando a cada novo episódio lançado. Bem, essa é a realidade atual dos animes, não é apenas em Kabukibu! que isso aconteceu, infelizmente é mais comum do que gostaria...

A arte do mangá é BEM diferente da arte do anime (achei ela mais original e especial):


Músicas

Gostei bastante da abertura, achei bem animada e divertida, mas gostei mais do encerramento. Sempre que o episódio acabava, eu ficava cantando a música na minha cabeça.

Abertura:
"Running High" - Hiro Shimono

Encerramento:
"Oedo" - Kabukibu Rocks


Vale a pena ver?

Eu diria que sim se você tem interesse em saber um pouco mais sobre o Kabuki. Apesar de ter achado o anime bem divertido, sei que ele não vai agradar a todos, inclusive, pelo que li por ai, geral não curtiu, acharam meio genérico e tal... Eu gostei, achei divertido e não me arrependo de ter acompanhado. Se você leu a resenha e achou interessante, de uma chance! xD


3 comentários:

  1. Sempre vi em filmes Kabuki, mas nunca algo importante, mais algo como pano de fundo, na verdade n sabia o nome, mas ver que tem um anime que fala sobre isso me deixpu interessado, talvez eu assista, mas como você disse, o anime é bem mediano, e eu assistiria mais pra conhecer a arte do Kabuki.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir