19/07/2017

Resenha - Kaze no Tani no Nausicaä - Anime


Informações
Nome: Kaze no Tani no Nausicaä
Tipo: Filme
Episódios: 1
Lançamento: 1984
Estúdio: Studio Ghibli / Studio Hibari
Gênero: Aventura, Fantasia
Duração: 1 hr. 57 min.
Classificação: +13


Sinopse: A humanidade se esforça para sobreviver em um mundo em ruínas, divididos em pequenos grupos, anos após um evento que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra. Isolados por uma floresta tóxica com plantas e insetos gigantes, Nausicaä, é a princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender melhor estas florestas nocivas aos humanos, ao mesmo tempo que tenta salvar seu povo dos reinos vizinhos.


História

A história de Nausicaä do Vale do Vento é a seguinte: o mundo está uma bosta, tem plantas e insetos gigantes, coisas venenosas rolando, os humanos estão na merda e os poucos que sobraram estão cada um no seu canto. Um desses grupos é o Vale do Vento, onde mora Nausicaä, uma jovem que gosta de explorar e não tem medo das "ameaças" venenosas. Ela é carismática e corajosa, amada por todo o povo dali. Um dia rola um incidente no Vale, e muitas tretas começam a acontecer, então Nausicaä sai em busca de uma solução para o problema, enfrentando muitos desafios!

Hayao Miyazaki ficou tão zangado com o corte do filme na versão internacional que mandou uma espada de samurai para o executivo da Disney com um simples recado: "Sem cortes". Fonte.


Acredito que todos nós já conhecemos histórias pós-apocalípticas que acontecem em um futuro distante, onde a humanidade quase foi destruída, etc e tal, mas de alguma forma, este filme era bem diferente dos outros que já tinha visto. Em vez de tecnologias e governos avançados, há insetos gigantes, florestas venenosas e reinos com cavaleiros armados e aviões. É meio bizarro, mas de um jeito positivo, é bem interessante. É super legal ver a Nausicaä tentando entender os insetos e a floresta ao mesmo tempo que tenta entender os humanos. Ela não acredita que eles sejam malvadões e explora essas coisas sem medo. Achei a história divertida e muito emocionante!


Arte

A arte e a animação são muito lindas! Não tenham preconceito por ser antigo, inclusive, a animação é muito mais bonita e bem feita do que muitos animes que vejo hoje em dia. As cenas de ação são detalhadas e os cenários são muito bonitos. EU ADORO A ANIMAÇÃO DAS PESSOAS CORRENDO! Os filmes antigos do Studio Ghibli são ótimos! É muito engraçadinho o jeito que eles correm! ♥


Músicas

Abertura:
"Kaze no Tani no Naushika" - Joe Hisaishi

Encerramento:
"Tori no Hito" - Joe Hisaishi


Vale a pena ver?

Sim! Quando via imagens do filme sempre pensava que não seria algo divertido, não sei explicar, mas não me sentia atraída por ele. Porém, por ser um clássico, resolvi dar uma chance, e não podia estar mais feliz! É um filme muito divertido, tem uma história bem interessante, os personagens são incríveis, a arte é bem bonita, aproveitei cada minuto e assistiria novamente sem dúvidas! ;D


5 comentários:

  1. Faz tempo que não (re)vejo esse. Foi o primeiro anime do Studio Ghibli que li sobre, numa dessas revistinhas otaku que eram comum nas bancas há 15 anós atrás. Lembro que adorei o nome da personagem, mas só fui poder assistir muitos anos depois...

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de animações antigas. Mesmo eu não tendo as visto, dá uma sensação de nostalgia e sendo de uma temática pós-apocalíptica, me interessou mais.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, achei bem interessante a temática
    https://verdeveggie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir