24/10/2017

Resenha - Medaka Box - Mangá


Informações
Nome: Medaka Box
Volumes: 22
Capítulos: 194
Lançamento: 2009 - 2013
Gênero: Ação, Comédia, Drama, Ecchi, Artes Marciais, Shounen, Super Poderes
Autor: Nisio Isin (história) e Akatsuki Akira (arte)
Editora: Shounen Jump


Sinopse: Kurokami Medaka, estudante do primeiro ano, é eleita como presidente do conselho estudantil e a primeira coisa que ela faz é estabelecer uma caixa de sugestões, mais tarde apelidada pelos alunos por "Medaka Box". Medaka incentiva os alunos a apresentarem qualquer problema para a caixa sem hesitação e promete resolver qualquer problema que lhe foi informado.

Medaka pede a seu amigo de infância, Hitoyoshi Zenkichi, para ajuda-la, tornando-o um novo membro do Conselho de Estudantil. Logo Medaka recruta mais duas pessoas para o conselho, o ex-membro do clube de judô Akune Kouki como secretário e a atual membro do clube de natação Kikaijima Mogana, por empréstimo de ¥ 300 por dia, como tesoureira. Agora os membros do Conselho Estudantil passam os dias solucionando os problemas apresentados na Medaka Box, gradualmente ganhando o respeito e admiração de toda a escola.

AVISO: A RESENHA DE HOJE NÃO FOI ESCRITA PELA MÔNICA.
ESSA RESENHA É UMA CORTESIA DO CAIO SENNA. OBRIGADA!


História

Medaka Box é um mangá razoavelmente grande, com vários arcos, então vou falar do começo apenas, para termos uma noção geral sobre a obra sem soltar muitos spoilers. Temos um inicio estilo "slice-of-life" mostrando a vida de Kurokami Medaka e Hitoyoshi Zenkichi, vale ressaltar que essa parte do mangá que dura cerca de 10 capítulos não foi muito bem recebida pelo público, pois fugia do padrão "shonen" da revista. Basicamente o arco serve para explicar o "poder" dos personagens no universo de Medaka, inicialmente tem três tipos de pessoas: os anormais são basicamente pessoas que nascem com um dom e sempre possuem sucesso no que fazem, sem precisar se esforçar, essa é a classe que nossa protagonista está; temos também os normais, como o próprio nome já diz são pessoas normais sem nenhum dom, mas que com esforço podem ter talento; e temos os menos (ou negativos), eles são o contrário dos anormais e nascem com um tipo de "maldição", que podem ser usadas como poderes em lutas e estão "fadados a falhar em tudo".


Medaka Box aborda vários temas como o que é ser um protagonista, também trata de questões existenciais e principalmente sobre a adolescência e como ela deve ser aproveitada... A quantidade de temas abordados é enorme e somente com um post muito maior eu conseguiria abordar a obra toda, mas essa não é minha intenção, quero apenas mostrar um pouco sobre a obra e talvez fazer com que alguém se interesse por ela.


Curiosidades

O autor de Medaka Box também fez Zaregoto Series, Monogatari Series, Shounen Shoujo, Junni Taisen entre outros. É bastante conhecido por alguns aspectos particulares de suas obras, como a quebra de clichês. Ao mesmo tempo que Medaka Box usa muitos deles, ele brinca com os clichês criados dentro da obra e em sequência quebra isso fazendo algo totalmente diferente do que estava acontecendo anteriormente. Ele também usa muito uma forma de "quebrar o clímax", quando você pensa que algo grandioso está para acontecer, ele acaba com toda a situação de uma forma incrivelmente simples, mas isso não quer dizer que a obra não tenha grandes momentos, pois tem ótimas cenas que te fazem querer ver o que vai acontecer em seguida.


Opiniões

Eu sou suspeito para falar sobre essa obra pois eu amo o autor e as obras dele. Medaka Box é atualmente meu mangá favorito e acho simplesmente incrível como essa obra consegue criar uma história onde tudo se encaixa, ao mesmo tempo que muda o rumo do enredo diversas vezes. Também vale avisar sobre o anime que nem citei até agora. O anime mostra os dois primeiros arcos que não são muito elogiados, mas é uma boa adaptação, por isso eles não se sobressaíram e não tiveram muita audiência, o grande ponto do anime que fez muitas pessoas ficarem curiosas pelo mangá foi o último episódio que é um filler (não ocorre no mangá) que trata de um dos personagens mais carismáticos da obra, o Kumagawa. Tanto o anime quanto o mangá são ótimos.


Vale a pena ler?

Acho que depois desse último parágrafo minha opinião é um tanto quanto óbvia. Sim, vale a pena cada momento dessa obra, ela consegue passar várias emoções ao leitor, possui diversos personagens ótimos e uma trama bem desenvolvida com pontos altos e baixos. Se você já leu, deixe um comentário com sua opinião!


9 comentários:

  1. Eu estou vendo o anime. Vocês sabem em qual capitulo a história continua depois do fim da segunda temporada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que pesquisei no google, o anime para no vol.7 cap.55, mas todo mundo fala que é melhor ler desde o começo.

      Excluir
  2. Uma coisa que me incomodou ao ver os primeiros episódios do anime foi ver que nada me prendia na narrativa... Era um problema, Medaka resolvia como se não fosse nada... Como isso pode ser bom? Eu não peguei algo, deixei algo escapar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma das propostas da obras, que a medaka é boa em tudo e isso tambem serve para o desenvolvimento da propria medaka e do zenkichi mais na frente.

      Excluir
  3. Medaka Box vale muito, de todas as formas a obra me surpreendeu, personagens que pareciam que nunca fariam algo tiveram batalhas/momentos épicos como por exemplo Kujira VS Shibuki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é uma ótima obra que aproveita todos os personagens ao máximo e todos personagens tem carisma

      Excluir
  4. Excelente análise. Já li o mangá e já vi o anime, ambos são ótimos

    ResponderExcluir