07/12/2017

Resenha - Shoujo Kakumei Utena - Anime


Informações
Nome: Shoujo Kakumei Utena
Tipo: TV
Episódios: 39
Lançamento: 1997
Estúdio: J.C Staff
Gênero: Mistério, Drama, Fantasia, Shoujo, Psicológico
Duração: 23 min.
Classificação: 13+


Sinopse: Depois de ter conhecido um príncipe que a consolou após a morte dos seus pais, Utena decide ela própria se tornar um príncipe. O príncipe deixou Utena apenas com um anel com uma rosa e a promessa de que se encontrariam outra vez.
Uns anos depois, Utena vai estudar na academia Ootori, onde ela é atraída para um jogo perigoso. Duelistas com anéis parecidos com o de Utena competem por um prémio único:a Noiva da Rosa, Anthy Himemiya, e os seus misteriosos poderes. Quando Utena ganha Anthy num duelo, ela percebe que se ela quiser libertar a Anthy e descobrir os segredos por detrás da academia Ootori, ela tem uma única opção: revolucionar o mundo.


História

Utena como muitos já devem ter ouvido falar, especialmente os fãs de shoujo, é uma obra de culto. O que sinceramente não me surpreende pois a obra apresenta uma história fantástica, que quebra muitos estereótipos que existem sobre as mulheres, chegando a abordar alguns assuntos bem polémicos. (Relembro que é uma obra de 1997, onde as coisas não eram tão aceitáveis como agora).

Ela, de uma maneira bastante peculiar, consegui-o representar como é a adolescência e os diversos problemas que os adolescentes passam nesse período complicado que todos vivemos. Ao mesmo tempo que abordava temas como o idealismo, ilusionismo, a idade adulta e a identidade.


Uma das melhores coisas na obra, na minha opinião, foi o relacionamento entre a Utena e a Anthy que teve uma grande evolução. Começou de um mero capricho por parte de Utena em querer que a jovem noiva da rosa tivesse uma vida normal, pra algo mais profundo que acabou por ter um grande impacto em ambas as personagens.

O problema de Utena, e que pode afastar a maioria, é que a obra usa e abusa do simbolismo. Muitos acontecimentos podem parecer nonsence a primeira vista, mas visto por um outro ângulo são a coisa mais fascinante da obra. E tentar descobri-los no final de cada episódio, demonstrou-se uma tarefa divertida.


Arte

A arte é bem antiga, mas na minha opinião o character design é muito bonito e de certa forma elegante. Os cenários também têm o seu encanto, mas infelizmente não têm uma grande variação. O mesmo também acontece na animação onde eles reciclam muito os frames, especialmente nas batalhas que podiam ser mais fluidas e menos estáticas.

O design dos personagens é muito lindo. 

Músicas

As músicas são uma das coisas que mais gostei no anime. Elas são todas muito bonitas e se tiverem a oportunidade de ler as traduções, percebem que se enquadram bem com os temas abordados na obra.

Abertura:
"Rinbu Revolution" - Masami Okui

Encerramentos: 
"Truth" - Luca Yumi
“Virtual Star Hasseigaku” - Maki Kamiya
"Rose & release" - Masami Okui


OTP

Vale a pena ver?


Isso depende, se gostam de surrealismo e de investigar todos os prováveis simbolismos das obras que acompanham, então definitivamente isto é para vocês. Agora se não têm interesse nessas coisas, aconselho a darem uma oportunidade. Eu própria não sou a maior fã de simbolismos, e mesmo assim a obra consegui-o entreter-me do princípio ao fim. 

3 comentários:

  1. Eu lembro de ter tentado ver esse anime. Vi acho que só três ou quatro episódios e, por algum motivo, não me interessei muito pra continuar e dropei. Mas preciso tentar ver de novo, porque muita gente recomenda, embora também muita gente diga que ele é bem repetitivo, até em questão de reciclar cenas/animações. A trilha sonora, nos poucos episódios que vi, eu gostei, algumas músicas lembravam as bandas de symphonic metal tipo o Therion e o Within Temptation (que eu adoro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem um excelente significado se souberes interpretar bem o q é mostrado, mas admito q ele n é pra todos. A repetição incomoda um pouco, mas dependendo da maneira como interpretas ate faz sentido (ou é so pra economizar na animação mesmo xD). No q toca as bandasq referiste nunca ouvi falar, vou dar uma olhada mais tarde.

      Excluir