09/01/2018

Resenha - Juuni Taisen - Anime


Informações
Nome: Juuni Taisen
Tipo: TV
Episodios:  12
Lançamento: 2017
Estúdio: Graphinica
Genero: Acção
Duração: 24 min.
Classificação: +17

Sinopse: A cada 12 anos, mercenários que possuam grande força bruta, astúcia e uma precisão mortal juntam-se para participar no Torneio do Zodíaco. Onde cada guerreiro tem o nome e atributo de um dos 12 animais do Zodíaco Chinês. Com o seu orgulho e vidas em risco, eles envolvem-se num combate vicioso até que apenas o vencedor permaneça.


História

Juuni Taisen é uma espécie de Battle Royale, onde 12 guerreiros cada um representando um signo do zodíaco chinês lutam entre si até a morte, onde o vencedor terá um desejo realizado. 

Para mim Juuni Taisen é uma obra complicada pois ao mesmo tempo que a achei divertida, também acabou por ser meio que uma desilusão. 

Para começar a história é muito previsível, especialmente se tiverem conhecimento do Zodíaco Chinês e para ajudar a essa previsibilidade o preview dos próximos episódios praticamente diz nos quem vai morrer, pelo que se quiserem ficar ás cegas sobre essa informação aconselho a deixar passar esses minutos finais. 


O facto da história também não ter um protagonista especifico, dividindo-se um pouco por cada um dos 12 guerreiros, ajuda a que não tenhamos um relacionamento tão forte com ela, visto que só conhecemos superficialmente todos os membros envolvidos. 

No entanto vale dizer que tirando alguns desses personagens todos eles demonstraram-se divertidos de acompanhar. Os seus passados, especialmente aqueles ligados as guerras, conseguiram fazer diversas críticas a nossa sociedade podre e cruel. Ao mesmo tempo que também nos faz ter um pouco de simpatia pelos personagens, mesmo que não seja algo muito profundo. 

O final em si também é algo complicado, pois mesmo tendo achado que ele foi bastante anticlimático em comparação com o resto da obra, que é repleta de acção e sangue por todo lado, a verdade é que ele foi verdadeiro com o que foi apresentado até então. 

Coelhinhos são tão fofinhos. ^^

Arte

Eu gostei bastante do design, agora a animação é que teve umas oscilações. Na primeira metade estava tudo muito bem animado com coreografias muito boas, mas infelizmente na segunda as coisas descarrilharam um pouco, os efeitos especiais não tinham uma boa harmonia com o que estava presente no ecrã (especialmente o fogo) e as batalhas até agora todas 2D passaram a abusar muito de CGI, chegando a haver uma batalha praticamente toda feita com o mesmo.   

No entanto fico feliz por ver que o estúdio Graphinica aguentou-se muito bem nas partes 2D, já que a sua especialidade é maioritariamente CGI. Ah e uma pequena curiosidade, se não estou em erro este é o primeiro anime que eles produzem sozinhos, até agora todos os animes para TV em que eles trabalharam foi em conjunto com outros estúdios. 

Best Girl!

Músicas

Gostei bastante da opening e da ending, ambas tinham músicas que ficavam no ouvido e uma estética que enquadrava bem com o anime. 

Abertura:
"Rupture" - Panorama Panama Town

Encerramento: 
"Keshin no Kemono" - Do As Infinity


Vale a pena ver?

Se são fãs de Battle Royales, sangue por todo lado e acção a obra é bem capaz de vos entreter. Agora caso não se interessem muito por esse tipo de conteúdo fica complicado recomendar, como disse a história não é das melhores, mas quem sabe vocês não acabem por gostar.

3 comentários:

  1. O estúdio fez um belo trabalho, a obra original é muito curta e sem desenvolvimento.
    Pessoalmente gostei muito dos previews por causa daqueles ditados, clap your hands.
    A parte filosófica do boi e do desejo do rato achei bem profundas e só por elas já é válido assistir o anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que o desejo do rato tenha sido bem profundo e até que deixa a pensar. Mas sinceramente para um final estava a espera de algo mais marcante. Na minha opinião um final destes ficaria melhor se tivessemos mais ligados aos personagens.

      Excluir
    2. Mais marcante não sei, mas de fato seria melhor se fosse apresentado mais informações dos personagens, só que pra isso acontecer o NisiOisiN teria de ter escrito uma obra original melhor, mostrando o passado dos personagens de maneira decente. Ex: Mostrar o cuidador cão, como a macaco encontrou os senseis dela.

      Excluir