20/02/2019

Manga Plus


Para quem não conhece Manga Plus é o novo investimento da Shueisha de forma a combater a pirataria e a transição do publico para o formato digital. Nesta aplicação criada pela editora os leitores têm nas suas mãos acesso a um diverso catalogo de mangás das diversas revistas Jump.



Quando lançaram este aplicativo eu prontamente me pus a navegar na Play Store em busca do mesmo, no entanto depois da instalação limitei-me a criar a minha conta, dar uma olhada no catalogo disponível e voltar ás minhas atividades diárias.

Só mais tarde vim a ser sugada por está ideia maravilhosa por parte duma das maiores e mais importantes casas de manga, mais precisamente quando tive que ficar horas á espera de uma consulta no hospital.

Depois de gastar a bateria da minha Nintendo Switch numa busca interminável por fosseis no Monster Hunter Generations Ultimate decidi ocupar o meu tempo a ler algumas obras no Manga Plus e a partir dai simplesmente não consegui parar. Dando preferência a conteúdo completamente novo para mim comecei a ler Abyss Rage, uma obra sobre um jovem cego praticante de artes marciais que para salvar a sua amada acaba por se ver numa prisão onde tem que matar 100 pessoas para conseguir escapar, a obra não era nada de extraordinário mas consegui-o me entreter durante um bom tempo.

Já no caminho pra casa, ainda com o telemóvel ligado no aplicativo comecei a ler uma obra que se enquadra muitíssimo bem com o tema do artigo, Bakuman foi o segundo selecionado, no entanto está história de dois adolescentes que se esforçam para ter sucesso no mundo da banda desenhada, mesmo estando acabada só tinha 5 capítulos disponíveis.

E esse é outro fator que eu adorei nesta aplicação, mangás antigos não são imediatamente disponibilizados por completo, tendo em vez disso lançamentos semanais. Para alguns isto é uma péssima jogada e de certa forma irritante, mas na minha opinião é uma maneira saudável de apresentar conteúdo com frequência e não afetar muito as vendas das obras.


Especialmente porque caso contrario ficaria estagnada a ler Bleach, a famosa obra de Shinigamis, em vez de explorar outros mangas mais recentes como Chainsaw Man ou Curtain’s up, I’m off.

Na aplicação também temos á nossa disposição para já uma entrevista do autor de Boruto e um artigo com comentários de diversos autores, o que é excelente para os fãs ocidentais poderem acompanhar mais facilmente autores menos conhecidos.

Mas Manga Plus não é perfeito e acredito que ainda tem algum caminho para andar, para começar um melhor termo para seguir as obras. Sempre que sai um capitulo novo independentemente de estarem a seguir a obra ou não vão receber uma notificação, isto acaba por ser chato pois a certos mangás que não gostamos e as vezes no meio de tanta notificação pode nos passar ao lado aquilo que realmente queremos saber.


Outro fator que também precisa ser melhorado é os separadores, tirando um de comédia, ficção cientifica e outros das diversas revistas não existe uma maneira de procurarem por conteúdo que possam gostar a não ser que deem scroll pela lista completa.

Neste aspecto seria bom ter gêneros e os mesmos estarem ligados aos respectivos mangás, até porque nem toda gente é como eu que passa cada segundo fora de casa a ler cada uma das historias disponíveis.


Para terminar seria bom que eles não fossem pra frente com aquela historia de ir retirando capítulos conforme lançam, nem todos começam a usar a app ao mesmo tempo e ver capítulos novos sem ter acesso aos antigos só da mais vontade de procurar outras alternativas para ficar a par dos mais recentes acontecimentos.

No fim Manga Plus é uma aposta excelente por parte da Shueisha que pode vir a ter muito sucesso, mas para isso tem que ir melhorando as coisas enquanto vai ouvindo o feedback dos fãs, quem sabe não temos aqui um Crunchyroll da Jump.

De resto se tal como eu entraram neste universo de animação pelas famosas obras da Jump vão ficar contentes por terem á vossa disposição tanto os famosos clássicos como Dragon Ball, Naruto, One Piece, assim como obras recentes que mal começaram a dar os primeiros passos. Se gostam de mangas aconselho a experimentarem.

PS: Pelo que sei o conteúdo está apenas disponíveis em inglês, mas ouvi rumores duma versão em espanhol no futuro.

2 comentários:

  1. O App parece ser interessante, até pensem em olhar pra ver se tem para IOS, mas meu celular tem uma tela pequena para leitura, e ler online me dá uma dor de cabeça terrível, infelizmente. Mas é bom para fazer uma leitura curta apenas para distração, até mesmo para conhecer boas obras que foram esquecidas.

    Obrigada pela resenha, Katie!
    Adoro seu blog, apesar de raramente comentar pela vida corrida, amo muito suas postagens!

    Abraços!

    Incondicional Mente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obriga! ^^
      E eu percebo a dor de ler online, ao principio também demorei a me habituar. Nada melhor que um livro nas mãos. xD

      Excluir