11/11/2019

Resenha - Barakamon - Anime


Informações
Nome: Barakamon
Episódios: 12
Lançamento: 2014
Estúdio: Kinema Citrus
Gênero: Comédia, Slice of Life
Duração: 22 min.


Sinopse: Como punição por bater em um veterano famoso, o jovem calígrafo Handa Sei é exilado para uma pequena ilha. Como alguém que nunca viveu fora de uma cidade, Handa tem de se adaptar aos seus novos vizinhos malucos, como pessoas que viajam em um trator, visitantes indesejados que nunca usam a porta da frente, crianças irritantes usando sua casa como um playground, etc. Poderá esse cara da cidade lidar com todas essas dificuldades e loucuras?


História

Muitos anos atrás quando o anime foi lançado, minha irmã fez Primeiras Impressões desse anime, mas depois ela parou de escrever aqui no blog e a obra ficou sem uma resenha completa. Mas como ela disse que era MUITO bom, coloquei na minha lista para assistir mais tarde. O problema é que muitos animes vem e vão e alguns acabam ficando lá na lista... Até que esse ano um amigo disse novamente que Barakamon era incrível e lembrei que estava a anos enrolando para ver. Pois bem, assisti! E realmente, é um excelente anime!


Handa trabalha com caligrafia, mas um dia deu a loca nele e o cara socou um tio muito respeitado na área, então ele foi dar uma sumida por uns tempos lá numa ilha distante. Quando ele chega nessa ilha, tem que se virar e passa por umas situações bem engraçadas! Ele acaba fazendo amizade com um grupo de crianças e adolescentes. O convívio com as pessoas simples da ilha muda o modo como Handa vê as coisas, e isso o ajuda a crescer como calígrafo e como pessoa.


As crianças tornam tudo muito divertido! Os adultos também tem seus momentos hilários! Acho que a melhor maneira de explicar seria dizer que é uma comédia pura e amorzinho, não tem piadas ofensivas ou super exageradas, mas o anime consegue ser muito engraçado, além de ter momentos bem emocionantes. Os personagens principais são ótimos, amo as interações do Handa com a Naru, é sempre cômico, mas os outros personagens também alegraram meu coração! Quando o Kawafuji aparece a reação do povo da ilha é comédia pura. O Handa com o Hiroshi também era hilário, especialmente depois que a Tama entra no meio! A Hina era ótima, o pai demônio também, enfim, todos os personagens tinham algo a seu favor! Gostei muito da galera dessa história!


Quantas e quantas vezes ao longo dessa vida eu não desejei largar tudo e ir morar no interior... Sempre foi um desejo meu e por isso amo animes com essa temática, da pessoa saindo da cidade, indo pro meio "do nada", mas lá ela encontra a verdadeira felicidade. Eu realmente acredito que as coisas simples são melhores e bem menos complicadas, mas também sei que a vida não é um anime e não vou arrumar um monte de crianças legais para salvar minha vida. Mas realmente curto esse tipo de história e Barakamon com certeza vai ficar para sempre em minha memória.


Animação

A arte me agradou bastante! É bem animado e consistente, as caretas dos personagens deixavam tudo ainda mais engraçado, mas nos momentos mais dramáticos e emotivos tudo ficava suave e lindo. Os cenários também estavam bons. Um anime simples, mas muito bem feito e agradável!


Músicas

A abertura é animada e divertida! O encerramento é emocionante e tocante.

Abertura:
"Rashisa" - SUPER BEAVER

Encerramento:
"Innocence" - NoisyCell


Vale a pena ver?

Sim! Foi uma grande surpresa achar ele perdido na minha lista depois de tanto tempo e valeu muito a pena dar uma chance! Um anime relaxante que te faz rir e aquece seu coração. Nunca vi alguém reclamando de Barakamon e agora entendo o motivo. Se você precisa de algo leve, que passa uma mensagem bonita, com uma comédia agradável, não algo maluco e nonsense (o que às vezes é legal, mas depende do que você está afim de ver), recomendo esse anime! Certeza que vai te inspirar e te trazer alegria! Já estou com vontade de rever! ♡~

4 comentários:

  1. O anime deapertou o meu interesse pq eu estava querendo aprender o Shodô( caminho da caligrafia). Muito divertivo e é incrível esse anime.

    ResponderExcluir
  2. Achei bem interessante esse anime. Mas vai ter que esperar, acabei de começar a ver Code Geass. Sobre Code Geass me lembrou de um jogo de nintendo, onde era uma espécie de xadrez com Mechas.

    ResponderExcluir