17/12/2019

Resenha - Frozen 2 - Outros


Informações
Nome: Frozen II
Episódios: 1
Lançamento: 2019
Estúdio: Disney
Gênero: Música, Fantasia, Aventura, Comédia
Duração: 1h e 43 min.

Sinopse: Anna, Elsa, Kristoff, Olaf e Sven deixam Arendelle para viajar até uma antiga floresta encantada. Eles partiram para descobrir a origem dos poderes de Elsa e assim poderem salvar o reino.

História

De certo que todos têm noção do fenômeno que é a franquia Frozen, um filme tão aclamado pelos mais novos que não fica indiferente a ninguém, especialmente a famosa música Let It Go.

Eu como apreciadora de animação e dos filmes da Disney obviamente assisti esse monstro de 2013 e apesar de ter sido divertido foi algo que ficou muito aquém das minhas expectativas. O elenco de personagens era divertido e tinha musicas bonitas, mas não passava disso, não havia grande mensagem ou uma história deveras marcante.

Por isso mesmo quando o anúncio da sequela foi feito fiquei na duvida se valeria a pena gastar dinheiro num filme que me havia ficado indiferente. Felizmente o meu amor por Elsa e o fanatismo de um dos meus melhores amigos pela franquia convenceram me a ir ao cinema vê-lo e deixem me que diga que valeu cada centavo.

Para começar senti que a narrativa estava mais consistente e realmente tinha em mente um ensinamento para passar ao publico, cada momento sendo crucial para o crescimento individual e conjugal das personagens. Especialmente no que diz respeito as duas irmãs, as grandes estrelas do filmes, que apresentaram imensas duvidas existenciais com as quais muitos irão se relacionar, sejam crianças ou adultos.

E para mim esse foi o principal motivo da superioridade perante o seu antecessor, os problemas presentes com ou sem magia são reais e nós como audiência conseguimos ver a origem das inseguranças e ao mesmo tempo a necessidade de arriscar.

Quando vemos Elsa pondo de parte os seus desejos em prol do seu papel como rainha e da relação que tem com a sua irmã é nos impossível não relembrar de momentos em que tenhamos passado pelo mesmo. E isto demonstro que a equipa reconhece o publico que tem, afinal os miúdos que viram Frozen a 7 anos atrás, já têm outra maturidade e compreensão na vida.

Mas não interpretem isto como se a obra tivesse perdido o seu toque fantástico e divertido, muito pelo contrário, pois temos diversos momentos hilariantes e super fofo que vão vos deixar com um enorme sorriso na cara.

No fundo sinto que Frozen 2 é um pacote completo trazendo diversos momentos de alegria e inocência ao mesmo tempo que trás aquele toque de maturidade que torna a experiência extremamente agradável para todas as idades.


Animação

Existe muito a ideia de que os filmes 3D, especialmente os da Disney, são todos iguais quase sem grandes diferenças para além de uma pincelada diferente no mundo e personagens. E apesar de concordar até certo ponto é com grande admiração que digo que Frozen 2 é um novo marco do departamento artístico da casa do rato Mickey.

Não vão ver uma nova abordagem artística como em Klaus que inovou a animação 2D ou uma grande mudança nos moldes usados para as princesas da Disney, mas irão sim observar uma qualidade nunca antes vista num filme CGI.
Cada cena apresentada no ecrã é de tirar o fôlego, sendo super detalhada e repleta de uma enorme qualidade. Perdi noção aos momentos em que desejei poder voltar uns segundos atrás só para observar a composição de determinado momento com mais atenção.

Todos os personagens e cenários estão deslumbrantes e as técnicas de iluminação, assim como a palete de cores são de ver e chorar por mais. A própria atuação dos personagens é extremamente realista (dentro os moldes da animação) e deixa nos com o coração apertado quando o assim é desejado.

Para terem uma ideia ouve uma cena em especifica que foi tão grandiosa no geral, que tanto eu como o meu amigo ficamos eufóricos e incapazes de conter o nosso entusiasmo. As pessoas por detrás do filme estão de parabéns e acreditem que depois de o assistir vai ser complicado olhar para Frozen 1 sem lembrar da evolução que a sequela sofreu.


Música

Estamos perante um filme Disney e todos sabemos que isso equivale a uma produção repleta de músicas que muitas vezes chegam a ser mais famosas que os filmes em si.

Em Frozen 2 isso não é excepção e posso garantir que a produção musical está mais forte que nunca, as canções têm toda uma nova dimensionalidade que vão além da típica canção viciante com bons vocais. Na sequela irão encontrar melodias que se enquadram perfeitamente com os momentos em cena e que carregam uma carga emocional gigante.

Não posso falar por todos obviamente, mas para mim as novas músicas estão num patamar completamente diferente dos clássicos "Let It Go" e "Do You Wanna Build a Snowman", tendo todo um significado mais profundo.

Deste que sai da sala de cinema que dou por mim a ouvir as músicas diversas vezes ao longo dos dias, tanto a versão PT-PT que foi a que assisti como as inglesas que são igualmente incríveis.
Todos os cantores por de trás merecem uma salva de palmas, especialmente a Idina Menzel e todas as artistas que deram voz a Elsa pelo vozeirão que tiveram para dar vida a canções como "Into the Unknown".

Gostaria só de chamar a atenção para os Panic! at The Disco que fizeram uma versão deslumbrante da canção, sério não sei como o Brendon tem voz depois daquele agudo fenomenal!


Vale a pena ver?

Se forem fãs da Disney e do original acho que a resposta é óbvia, agora para os que não gostaram muito do primeiro digo que arrisquem e tentem ver. A sequela consegui-o evoluir bastante perante o original e virou um dos meus  filmes favoritos da Disney, transmitindo uma linda mensagem sobre como podemos manter relações sem termos de estar 24h por dia juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário