05/01/2020

Resenha - Hoshiai no Sora - Anime


Informações
Nome: Hoshiai no Sora
Episódios: 12
Lançamento: 2019
Estúdio: 8bit
Gênero: Drama, Escolar, Esportes, Slice of Life
Duração: 24 min.

Sinopse: Constantemente superado pelo clube feminino, o clube masculino de tênis enfrenta problemas devido às suas habilidades precárias e à falta de resultados positivos nas partidas. Na necessidade desesperada de membros, Toma Shinjou está tentando recrutar jogadores, mas falha em achar alguém. Então Maki Katsuragi, um novo estudante transferido que demonstra ter bons reflexos, captura instantaneamente a atenção de Toma. Com seu interesse despertado, Toma acaba convencendo Maki a entrar para o clube. Sua forma incrível e seu rápido aprendizado permitem que ele ofusque imediatamente o resto da equipe. Embora isso dê origem a conflitos entre os garotos, Maki desafia seus colegas e os leva a se dedicar ao jogo que antes negligenciaram. Esta história se concentra no potencial do clube de tênis e na descoberta de sua própria capacidade, além de suportar dificuldades pessoais e lidar com o lado mais sombrio do crescimento no ensino médio.


História

O anime conta uma história dramática que envolve os membros de um clube de tênis que está prestes a acabar. Eles não se dedicavam muito e por não conseguirem resultados, estão ameaçando fechar o clube. Surge um novo membro e as coisas começam a mudar! Enquanto acompanhamos a jornada do clube, seus treinamentos e partidas, também vemos a vida pessoal deles, seus problemas familiares e muito mais. O anime aborda temas pesados, trata de coisas reais e mostra cenas bem tristes.


Não é um anime de esporte com "super poderes", as partidas são bem realistas e isso é ótimo para aqueles que não gostam de animes exagerados, mas é mais do que um anime de esporte, esse drama escolar vai além e foi uma grande surpresa para mim. Resolvi acompanhar ele porque parecia fofo e gosto de animes esportivos, mas logo no primeiro episódio já fui impactada. GENTE! ATENÇÃO! MUITO IMPORTANTE! Sempre vejam o episódio até o final, pois tem mais cenas depois do encerramento. Muitas vezes elas mudavam TUDO! Logo no primeiro episódio vocês vão entender isso, então não saiam correndo, esperem o encerramento, é muito importante isso.


Caso você seja uma pessoas muito sensível, cuidado. O anime mostra cenas de brigas familiares, agressões (contra bebês/crianças) físicas e psicológicas, ameaças, violência doméstica... Eu fiquei bem chateada em muitos momentos, é horrível pensar que isso tudo acontece na vida real com pessoas reais. Mas é importante falar sobre essas coisas! Além dos problemas familiares, outro exemplo de algo que a obra aborda é o LGBT+. Muitos animes são transfóbicos e tem um forte estereótipo com personagens trans e crossdressing, mas Stars Align mostra o tema com uma discussão sincera e respeitosa sobre identidade de gênero.


Gostei bastante desse anime, foi um dos meus preferidos dessa temporada! Sofri com eles, chorei com eles, me revoltei com eles, comemorei com eles, foi bem emocionante. Minha única reclamação seria que gostaria que tivessem se aprofundado mais em certos personagens. Eles mostravam algumas histórias de maneira muito superficial, teve personagens que não foram aprofundados e eu queria isso. É um anime original, não tem mangá, então não tem como ir ler na fonte para obter mais detalhes, só temos o que foi mostrado e sinto que não foi o suficiente. Mas tem um motivo para certas cenas terem sido superficiais...


É muito triste o que aconteceu com a obra a partir da segunda metade. Fiquei muito revoltada quando descobri que eles decidiram encurtar o anime. Stars Align devia ter 24 episódios, mas em um ponto avançado da produção falaram para o diretor que iriam reduzir para 12. É horrível saber que o diretor/roteirista tinha planejado um anime perfeito fechadinho e a produtora mudou o planejamento de última hora. Ficou sem final e como o anime é uma história original, não tem mangá ou novel ou jogo para ir procurar a continuação. É nítido como muitas coisas foram mal encaixadas, desenvolvimentos que poderiam ter sido feitos mas foram cortados. Não é culpa do diretor/roteirista e sim dá produtora, que de última hora cortou metade do anime. O diretor ainda quer muito finalizar essa história de algum jeito e falou sobre isso no Twitter.


Animação

Amo animes com essa vibe, cores claras, arte suave, acho lindo, sou apaixonada! Adoro esse estilo de animação, é relaxante e bonito. Foi bem animado, os personagens eram simples mas fofos, os cenários eram bons também. A animação durante as partidas era fluida e bem feita. Gostei demais!


Músicas

A abertura é bem linda, bem emocionante, especialmente depois que você se envolve com a história, ela fica mais linda ainda. Estou completamente apaixonada por esse enceramento! A música é muito legal e gostosa de ouvir, só é triste que ela faz você entrar num clima mais "animado" e quando você pensa que o episódio acabou bem, chegavam as cenas pós-encerramento... Mesmo assim a música é muito boa!

Abertura:
"Suisou" - Megumi Nakajima

Encerramento:
"Kago no Naka no Bokura wa" - AIKI from bless4


Vale a pena ver?

Depende. Recomendo para fãs de drama! Na minha opinião, o ponto forte do anime é o drama e o desenvolvimento dos personagens, o esporte só está ali "de fundo". Tem momentos focados no tênis e no clube, mostram eles treinando e competindo, mas senti que as grandes cenas eram as conversas e momentos entre os membros do clube e suas famílias. De modo geral o anime foi lindo e emocionante, os amigos para quem indiquei assistiram e gostaram!

3 comentários:

  1. Obrigada DevilKirito, Gustavo e Katie pelas informações que me passaram no Twitter sobre esse assunto! Copiei algumas coisas hahaha Agradeço pela ajuda! ^_^

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre acreditei que eu veria animes até os meus dias acabarem, porém inevitávelmente devido a organização de tempo e etc. A quantidade vai diminuindo. Antes eram todos da temporada, agora é um lançamento antecipado que eu já li no mangá ou uma continuação de outra temporada. Mais focado em mangas e light novels, é sempre legal achar originais com uma pegada bacana, mas difícil procurar. Obrigado pela resenha, vou adicionar no MAL pra ver depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo perfeitamente! Mas apesar de todos os pesares, vale a pena ver esse anime!

      Excluir