07/07/2020

Resenha - Chihayafuru - Anime


Informações (1ª temporada)
Nome: Chihayafuru
Episódios: 25
Lançamento: 2011-2012
Estúdio: Madhouse
Gênero: Drama, Jogo, Josei, Escolar, Slice of Life, Esportes
Duração: 22 min.

Sinopse: Chihaya é uma garota energética que cresceu sob a sombra de sua irmã mais velha que é modelo/atriz. Sem sonhos próprios, ela fica contente ao conhecer Arata, que lhe apresenta o karuta competitivo, um jogo de cartas exigente, inspirado na antologia japonesa clássica. Cativada pela paixão de Arata pelo jogo e inspirada pela possibilidade de se tornar a melhor do Japão, Chihaya rapidamente se apaixona pelo mundo do karuta. Juntamente com o prodígio Arata e seu amigo Taichi, ela se junta à sociedade local de karuta. O trio passa seus dias de infância jogando juntos, até que as circunstâncias os separam. Agora no ensino médio, Chihaya tornou-se uma louca por karuta e pretende criar um clube na nova escola e vencer o campeonato nacional.


Informações (2ª temporada)
Episódios: 25
Lançamento: 2013

Após a segunda temporada, lançaram um OVA chamado Chihayafuru 2: Waga Miyo ni Furu Nagame Shima ni, é um episódio especial que mostra o clube se preparando para o estival escolar. É simples mas divertido. Recomendo que assistiam após a segunda temporada mesmo.


Informações (3ª temporada)
Episódios: 24
Lançamento: 2019-2020

A terceira temporada tem um episódio especial chamado Chihayafuru 3: Ima Hitotabi no, que é um resumo dos primeiros 15 episódios. Se reparar, a primeira e segunda temporadas tem 25 episódios cada, pois o episódio de recap está incluso nelas, apenas na terceira temporada que fizeram ele separado como um especial. Mas teoricamente a terceira temporada também tem 25 episódios, se contar com esse recap. Recomendo assistir o episódio de recapitulação de todas as temporadas pois eles contém cenas inéditas engraçadas!


Você pode assistir as três temporadas legalmente, de graça e com boa qualidade na Crunchyroll. Eles também tem um especial, "Por trás das cenas em Chihayafuru", onde a Crunchyroll vai até a Madhouse para encontrar o time por trás da criação da terceira temporada. E como o mangá ainda está sendo publicado, significa que a história não acabou e há esperanças de uma quarta temporada no futuro! Que é tudo que mais quero nesse momento!!!

Se quiser saber mais sobre o karuta, fiz um post explicando melhor, leia aqui.


História

Ayase Chihaya é uma aluna do fundamental cujo sonho é ver a irmã mais velha se tornar uma modelo famosa. Um dia, um estudante transferido, Wataya Arata, lhe diz que o sonho de Chihaya deveria ser algo sobre ela mesma. O sonho de Arata é se tornar o melhor jogador de karuta competitivo do mundo. Chihaya fica chocada ao ver que Arata, normalmente reservado, se torna muito intenso quando se trata de karuta. Eventualmente, ela e o seu amigo de infância Mashima Taichi são cativados pelo karuta. Arata fica muito empolgado com o talento e a audição extraordinária de Chihaya, além do fato de ter amigos com quem jogar karuta agora.


Contudo, eles são forçados a seguir caminhos diferentes e se separam. Anos depois, Chihaya entra no colegial e descobre que Arata, que havia retornado pro interior, não joga mais. No entanto, ela acredita que se continuar a jogar, eles se unirão novamente algum dia. Assim, ela e Taichi criam um clube de karuta em seu colégio e se esforçam para conseguir vencer o nacional!


Do esporte ao romance, do cotidiano à comédia, este anime tem de tudo! Tem drama e cenas super emocionantes, tem ação e adrenalina durante os jogos e campeonatos, são muitas emoções, é uma história bem completa. Porém, o que mais me atraiu foi o fato de ser um josei (amo de paixão)! Josei é a definição dada aos mangás normalmente voltados para o público feminino adulto, enquanto o shoujo é comercializado para o público adolescente. Josei nada mais é do que um shoujo mais maduro. Geralmente são histórias mostradas de forma mais realista, enquanto os shoujos apresentam romances idealizados.


Faz tempo que vejo as pessoas falando bem dessa obra, sempre vejo muitos elogios e excelentes notas, mas enrolei até hoje para assistir! A história é tão bem desenvolvida, não é rápida demais nem lenta demais, segue no ritmo perfeito, mostrando o amadurecimento dos personagens da melhor forma possível. Tem personagens complexos e com profundidade, você se apega a eles, se interessa e torce por eles! Intercala muito bem as cenas de drama com as de comédia, além de ter um romance super gostoso de acompanhar!


Algumas pessoas me falaram que tem interesse em ver mas como não sabem o que é karuta, ficam "meio assim" e por isso não assistem. Gente, só de ir vendo o anime você entende como se joga, aos poucos eles vão explicando as regras, não precisam se preocupar. Sim, no começo é meio estranho, pois é algo totalmente novo que nunca ouvimos falar, mas conforme os episódios vão passando, mais você vai entendendo e quando percebe está com vontade de jogar junto com eles! E se procurar vídeos de pessoas reais jogando, vai perceber que o anime é bem fiel e realista!


MOMENTO FANGIRL:

Na terceira temporada acontecem várias declarações de amor! Em uma delas juro que fiquei uns 30 segundos olhando pra tela sem respirar, só com os olhos arregalados! Foi uma das declarações de amor mais bonitas que já vi!!! No episódio de recap senti TUDO de novo! É uma cena honesta, uma declaração sincera, isso que é juventude! Na outra declaração eu GRITEI muito!!! Depois teve outra que me deixou sem conseguir respirar, só congelada olhando a coisa acontecer! A terceira temporada foi muito emocionante, as outras também foram, mas essa se superou!


Sou apaixonada pelo jeito que o Arata fala! Não sei se é o sotaque/dialeto de onde ele mora (pois outros personagens de Fukui também tinham um pouco disso), mas era diferente da Chihaya e do Taichi o modo como ele pronunciava as palavras. Também não sei se todo mundo repara nisso ou se notei por conta de estudar japonês, mas fiquei muito apaixonada no modo de falar do Arata! Fiquei completamente viciada na voz do personagem (feita pelo Hosoya Yoshimasa, que também faz vários outros personagens que amo) e tentava imitar seu jeito de falar xD

Meu amorzinho!

Animação

A animação é um espetáculo visual! A Madhouse sempre nos impressiona. O estúdio dominou quase todos os gêneros de anime e ainda continua se destacando em tudo o que cria. Chihayafuru é mais uma adaptação bem-sucedida criada pelo estúdio. Apesar da primeira temporada ser de 2011 e a terceira de 2020, a arte segue igual, com uma excelente qualidade, sempre mantendo um alto padrão de animação. Obviamente a temporada mais recente tem um "brilho", um "ar" mais novo, mas a mais antiga continua linda e melhor do que muitos animes atuais.


Músicas

Gosto que a abertura é sempre da mesma banda, mantendo a identidade sonora da obra.

PRIMEIRA TEMPORADA
Abertura:
"YOUTHFUL" - 99RadioService
Encerramento:
"Soshite Ima" - Asami Seto

SEGUNDA TEMPORADA
Abertura:
"STAR" - 99RadioService
Encerramento:
"Akanezora" - Asami Seto

TERCEIRA TEMPORADA
Abertura:
"COLORFUL" - 99RadioService
Encerramento:
"Hitomebore" - Band Harassment


Vale a pena ver?

Com toda a certeza do mundo! Vai agradar pessoas mais novas, tem a vibe de anime escolar, tem a adrenalina de anime de esporte e todo o lance de criar um clube e conseguir membros e competir no nacional, mas também vai agradar as pessoas mais velhas, tem um excelente desenvolvimento de personagens, um romance maduro, ótimas cenas de drama, além das cenas de comédia que são super divertidas e as de cotidiano que são relaxantes! Também é uma boa recomendação para quem precisa de motivação, pois os personagens trabalham duro e lutam pelos seus sonhos, sempre nos deixando cheios de energia! Recomendo esse anime para todo mundo mesmo!

4 comentários:

  1. Olá.
    Tenho vontade de assistir a esse anime à muito tempo, mas confesso que pertenço ao grupo que ainda não assistiu porque não faz ideia do que é karuta... Prometo que vou fazê-lo no futuro.
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anime explica como funciona o jogo! Eu também assisti sem saber nada e hoje amo!

      Excluir
  2. precisei comentar depois dessa análise maravilhosa!!
    te entendo demais!!! acabei a terceira temporada hoje, e depois de muiiitos anos enrolando pra ver, vi tudo de uma vez KKKKKK me apaixonei demais!
    tudo é muito bem balanceado e envolvente demais, principalmente o karuta (que inclusive também me encantei) sempre deixando a tensão em todos os meus músculos e meus gritos de animação e frustração no final kkkkkk assim como também as cenas de romance são surreais, fiquei paralisada chorando estática e coração acelerado em todas elas, incríveis!

    a animação linda de morrer, com todos os detalhes MUITO bem desenvolvidos, e a trilha sonora então… NEM SE FALA
    mas o que me motivou mesmo foi você falar da voz do arata!! eu soi completamente rendida por ele como um todo, e a voz MEU DEUSSSSSSSS
    toda hora que ele fala eu fico só prestando atenção no dialeto encantador dele, o jeito que ele fala é muito leve e me passa um ar de sinceridade, e o dialeto só me deixa mais presa toda vez que ele se pronuncia kkkkkkk é muito diferente dos outros personagens, muito único, acho maravilhoso!

    e eu ainda sou time arata x chihaya para contrariar todos kkkkkk
    porém independentemente de quem ela ficar, o anime é bom demais, que flui muito bem com todos os elementos muito bem equilibrados<333

    ResponderExcluir