18/06/2021

Resenha - Mashiro no Oto - Anime


Informações
Nome: Mashiro no Oto
Episódios: 12
Lançamento: 2021
Estúdio: Shin-Ei Animation
Gênero: Drama, Música, Escolar, Shounen, Slice of Life
Duração: 24 min.


Sinopse: O avô de Sawamura Setsu, que criou ele e seu irmão mais velho, faleceu recentemente. Seu avô foi um dos maiores músicos de shamisen e os dois irmãos cresceram ouvindo-o e aprendendo a tocar o instrumento. Desde a morte de seu avô, Setsu largou o colégio, mudou-se para Tóquio e tem estado à deriva, sem saber o que fazer. Então sua mãe rica e bem-sucedida, Umeko, invade sua vida. Ela o matricula de volta no colégio e o incentiva a voltar a tocar o instrumento, mas ele pouco sabe que está prestes a redescobrir sua paixão pelo shamisen.


História

Também conhecido como Those Snow White Notes, a história acompanha Sawamura Setsu, um jovem que foge de sua pequena cidade natal após a morte de seu avô, o lendário mestre de shamisen Sawamura Matsugorou. Em seu leito de morte, Matsugorou disse a Setsu para desistir do shamisen se ele apenas fosse imitar os outros ao invés de seguir/criar seu próprio estilo/som. De luto, Setsu vai para Tóquio, na esperança de que a cidade grande possa inspirá-lo a descobrir seu próprio estilo único. Mas Tóquio desafia suas expectativas abafando todos os outros sons com o barulho ensurdecedor da vida na cidade grande.


Preocupada com seu filho, a mãe rica de Setsu volta para sua vida e o força a se matricular em uma escola de Tóquio. Na escola, ele conhece uma garota que é fascinada pelo shamisen e deseja tocar uma música que sua avó ouviu há muito tempo. A garota participa de um clube de apreciação do shamisen e convence Setsu a ensinar os membros a tocar o instrumento. A história é simples, mas eficaz: um jovem e talentoso tocador de shamisen perdeu sua única fonte de inspiração. Agora sem senso de direção, ele decide viajar para Tóquio na tentativa de "redescobrir seu som".


Curiosidades sobre o shamisen:

Shamisen é um instrumento musical tradicional usado no Japão. Mede em torno de um metro de comprimento e possui apenas três cordas. Para tocar é utilizado um instrumento chamado bachi. Ao contrário do violão, não há nenhuma marcação (casas) no braço e tudo tem que ser aprendido "de ouvido". Algo semelhante ao shamisen veio da China, passando pelo Reino de Ryukyu (hoje Okinawa), e cada região japonesa desenvolveu seu estilo. Em Okinawa, por exemplo, o instrumento se tornou conhecido mais recentemente por ser usado por grupos de música pop e rock, mas o shamisen é mais conhecido como um instrumento de música clássica japonesa. No Período Edo, o shamisen começou a ser utilizado pelos grupos de teatro kabuki.

O Tsugaru Shamisen tem esse nome por causa da cidade onde se firmou o estilo. Conta-se que em Tsugaru, os cegos cobravam para tocar shamisen nas ruas. Era uma forma de ganhar a vida, mas para cobrar tinha que tocar muito bem. E aqui surgiu um estilo mais vibrante, com batida forte do bachi sobre a madeira do shamisen. E esse estilo permite que o músico faça improvisações durante a apresentação, criando espetáculos únicos. Tsugaru fica na província de Aomori, ao norte do Japão, mas o estilo Tsugaru Shamisen é bastante popular em todo o país, havendo muitos mestres dessa arte.


Animação

Não tenho grandes reclamações sobre a arte. Os personagens e os cenários são bem feitos, a animação de modo geral não é algo super espetacular, é um anime bonito mas mediano, porém, gostaria de destacar que eles animaram os personagens tocando o instrumento e isso é incrível! Os movimentos dos dedos dos personagens tocando o shamisen fazem com que você sinta como se estivesse assistindo a uma apresentação de verdade. É bem comum em animes de música eles apenas colocarem uma imagem parada com a música tocando de fundo, mas aqui eles ANIMARAM os personagens REALMENTE tocando o instrumento. Aprecio muito esse esforço! ♥


Músicas

Há algo mágico em ouvir o shamisen e a música tradicional japonesa que você precisa experimentar para realmente entender. Gosto demais desse instrumento. A trilha sonora é incrível, o som do shamisen é extremamente agradável, recomendo demais as músicas!

Aberturas:
"BLIZZARD" - BURNOUT SYNDROMES
"Ginsekai" - BURNOUT SYNDROMES

Encerramento:
"Kono Yume ga Sameru made feat. Yoshida Brothers" - Miliyah Katou


Vale a pena ver?

Eu gosto muito de animes de música, amo um bom drama, adoro slice of life e essa vibe escolar, então como Mashiro no Oto tem tudo isso e mais, é bem suspeito eu falar que sim, vale muito a pena ver. Desde o primeiro episódio eu já sabia que iria amar acompanhar o anime, pois é o tipo de coisa que curto. Acredito que ele vá agradar a maioria dos fãs do gênero. E é uma ótima chance de conhecer mais sobre o shamisen. Se você assistiu, deixe um comentário contando o que achou!

Um comentário: