19/09/2021

Resenha - Tokyo Revengers - Anime


Informações
Nome: Tokyo Revengers
Episódios: 24
Lançamento: 2021
Estúdio: LIDENFILMS
Gênero: Ação, Drama, Escolar, Sobrenatural, Shounen
Duração: 23 min.


Sinopse: O segundo ano do ensino médio de Takemichi Hanagaki foi o ponto mais alto de sua vida. Ele tinha respeito, uma gangue de amigos com quem podia contar e até uma namorada. Mas isso foi há doze anos. Hoje, ele é um ninguém. Uma notícia repentina sobre o assassinato cruel da única namorada que ele teve, só piora tudo. Antes de um trem encerrar sua lamentável vida para sempre, Takemichi volta para aquele mesmo dia, doze anos atrás, quando ele ainda estava namorando Hinata Tachibana. Depois de ser forçado a reviver o mesmo dia, Takemichi conhece o irmão mais novo de Hinata. Ele pede ao garoto que proteja sua irmã antes de voltar inexplicavelmente para o futuro. Milagrosamente, ele não está morto. Mais estranho ainda, o futuro mudou. Parece que Takemichi pode alterar o fluxo do tempo. Tendo a chance de evitar a morte trágica de sua ex-namorada, Takemichi decide voltar no tempo para mudar o futuro.


História

Takemichi tem 26 anos e nenhuma esperança na vida. Um dia, ele descobre que sua ex-namorada, Hinata, foi morta por uma gangue. Quando Takemichi é empurrado na frente de um trem, ele viaja no tempo para exatamente 12 anos atrás. Takemichi revive sua juventude e mais tarde é repentinamente transportado de volta ao presente, criando um paradoxo no tempo. Naoto, irmão de Hinata, deduz que Takemichi é capaz de viajar 12 anos no passado quando eles dão as mãos, e usando o conhecimento do passado, Takemichi jura salvar Hinata.


Com a ajuda de Naoto, usando pistas e o conhecimento do futuro, Takemichi fica voltando no passado, tentando mudar o futuro. Vamos acompanhando as brigas das gangues, as confusões e crimes cometidos no passado. É aquele tipo de história de viagem no tempo onde o personagem vai para o passado, faz algo diferente, e quando volta para o presente achando que resolveu o problema, parece que tudo ficou pior ainda. É difícil falar da história além do que já falei (que é basicamente a sinopse), pois não gosto de dar spoilers e a graça é ser surpreendido.


O anime faz você se apegar e se importar com os personagens. O tempo todo eu ficava gritado coisas como "CHAMA A POLÍCIA!", "ALGUÉM CHAMA UMA AMBULÂNCIA!", "AJUDA ELE GENTE!" e "ALGUÉM FAZ ALGUMA COISA!", querendo salvar aqueles personagens. A história é convincente e interessante. As reviravoltas! Tem muitas reviravoltas! Nós sabemos qual é a missão principal do protagonista, mas vão surgindo obstáculos e dificuldades que te surpreendem.


Existem duas versões do anime. A versão censurada e a não censurada, mas pelo que vi e pesquisei, pessoas que assistiram os dois para comparar falaram que não estavam censurando a violência em si, lutas ou cenas com sangue, mas estavam censurando apenas o símbolo da gangue. Se tiver curiosidade, pesquise no Youtube por Tokyo Revengers CENSORED vs UNCENSORED que vão aparecer vídeos mostrando a mesma cena nas duas versões.


O que significa o símbolo de Tokyo Revengers?

"O nome da gangue é Tokyo Manji Gang, apelidada de Toman. Eles são desordeiros "bonzinhos", que possuem limites, regras e estão em busca de um estilo de vida livre. O manji é o símbolo da gangue e faz parte do seu nome. O problema é que manji é o japonês para a suástica. Para a Tokyo Manji Gang, o símbolo carrega o significado original, que fala sobre boa sorte e prosperidade – algo que o grupo emprega, de certa forma, em seu dia a dia, com reuniões feitas em um templo budista e levando uma vida de gangue mais "leve" e livre. Enquanto no Japão e Ásia o manji, ou suástica, significa algo positivo, divino e ainda hoje é visto e usado dessa maneira, no ocidente o signo foi roubado e deturpado para representar um grupo e ideologia hediondos." Fonte. 

(Recomendo fortemente a leitura completa do post que usei de fonte, de onde tirei essas informações, para se aprofundar no assunto e ter um conhecimento mais completo.)


Animação

Devo confessar que não prestei tanta atenção na animação. Enquanto assistia, ficava super tensa com os acontecimentos, chocada com as reviravoltas... Sei que isso é raro para mim, pois quem me conhece e lê o blog sabe que sempre valorizo uma boa arte, mas fiquei tão focada na história que não sei dizer se a animação em si foi boa, mediana ou ruim. Mas pesquisando sobre o assunto, vi muitas pessoas reclamando da qualidade da animação. Aparentemente a arte não agradou e não foi das melhores, mas particularmente, isso não me impediu de curtir e aproveitar.


Músicas

A abertura é incrível! A música é sensacional, simplesmente ganhou meu coração, achei que combinou com a vibe da obra, o ritmo, a letra, a voz, é tudo maravilhoso! O primeiro encerramento também é muito bom, o anime acertou bastante na escolha das músicas, pelo menos da minha humilde opinião. Mesmo o primeiro sendo ótimo, curti mais o segundo encerramento, achei que tem uma energia muito boa. Eu sou o tipo de pessoa que não pula abertura e encerramento, eu assisto tudo, todo episódio, então fico muito feliz quando as músicas são legais.

Abertura:
"Cry Baby" - Official HiGE DANdism

Encerramentos:
"Koko de Iki wo shite" - eill
"Tokyo Wonder." - Nakimushi


Vale a pena ver?

Com certeza! É um prato cheio para fãs de ação. Tem muitas lutas, muita briga, sangue, emoção, tensão... Também agrada fãs de viagens no tempo, com todo aquele drama de tentar mudar o futuro. A história fica cada vez mais emocionante conforme avança e se aprofunda nos personagens. Gostei demais de acompanhar, é um anime bem cativante e recomendo para quem procura fortes emoções. Se assistiu, deixe um comentário com sua opinião!

4 comentários:

  1. Sinceramente? Esse é se tornou um dos meus animes favoritos, justamente por causa do ótimo desenvolvimento da história! E sim, eu também fica gritando para os personagens criarem coragem para fazer as coisas haha

    ResponderExcluir
  2. TR e Fumetsu foram meus xodós do ano (junto com Mushoku Tensei), o segundo vou aguardar a nova temporada mas nesse caso não resisti, li o mangá em um dia

    ResponderExcluir