28/11/2021

Resenha - Heike Monogatari - Anime


Informações
Nome: Heike Monogatari
Episódios: 11
Lançamento: 2021
Estúdio: Science SARU
Gênero: Histórico
Duração: 23 min.

Sinopse: O clã Taira, também conhecido como Heike, tem imensa autoridade sobre o Japão. Quando uma jovem, com um olho estranho que lhe permite ver o futuro, desrespeita tolamente o clã, seu pai paga o preço de seu crime com a vida. Logo depois, como o destino queria, Shigemori - o filho mais velho do líder do clã - encontra a mesma garota infeliz, que agora se chama "Biwa". Biwa informa que a queda do Heike é iminente. Depois de saber da grande injustiça que Biwa sofreu nas mãos dos Heike, Shigemori promete acolhê-la e cuidar dela. Em uma era de crescente tensão militar, os Heike estão no meio de uma luta astuta pelo poder e uma guerra sangrenta está no horizonte. Shigemori, cujo o olho lhe permite ver os espíritos dos mortos, está ansioso e esperançoso de evitar a morte de seu clã. Biwa, no entanto, está relutante em revelar o futuro a ele e deve se adaptar à sua nova vida cheia de felicidade e tristeza neste capítulo crucial da história japonesa.


Curiosidades

Biwa é um instrumento de cordas japonês. A biwa é o instrumento escolhido por Benten, Deusa da música, da eloquência, da poesia, e da educação no xintoísmo japonês.

O Conto dos Heike é um relato épico sobre a luta entre os clãs Taira e Minamoto pelo controle do Japão no final do século XII, durante as Guerras Genpei (1180-1185). Heike se refere ao Clã Taira; "hei" é uma leitura alternativa do kanji para Taira. Nos termos do título Guerras Genpei, "hei" pode alternativamente ser lido como "pei" e "gen" é o mesmo kanji usado no nome do clã Minamoto (também conhecido como Genji).

A história dos Heike foi compilada de uma coleção de histórias recitadas por monges que cantavam acompanhados por biwa. O Heike Monogatari é considerado um dos grandes clássicos da literatura japonesa medieval. O tema central da história é a lei budista da impermanência. 


História

O anime conta a história do clã samurai Taira, que derrotou os descendentes imperiais Minamoto em 1161, mas plantou as sementes da sua própria destruição com atos de arrogância e orgulho que levaram à sua derrota em 1185 nas mãos dos revitalizados Minamoto. Um épico samurai focalizado na cultura guerreira – uma ideologia que levaria às bases do bushido (o caminho do guerreiro). No anime, a história é contado da perspectiva de uma garota que não faz parte dessa família. 


A sinopse acaba descrevendo o primeiro episódio, onde conhecemos Biwa e vemos como ela se envolveu com os Heike. Shigemori promete cuidar dela, já que seu clã a fez passar por uma situação horrível. Biwa tem um olho especial que mostra o futuro, enquanto Shigemori pode ver os espíritos dos mortos. Este se torna o início de uma história que palavras simples não podem descrever, cheia de desespero e desamparo, às vezes com pequenos e breves momentos de alegria e felicidade.


As pessoas sempre dizem que amam o Japão, mas não sabem quase nada sobre ele. The Heike Story é uma grande oportunidade para você aprender mais sobre a história do país. Não é apenas um anime aleatório sobre alguns eventos aleatórios. É um anime sobre uma história considerada uma das obras literárias mais influentes da literatura japonesa. É importante notar que o budismo teve uma grande influência no conto. O primeiro tema é karma, que significa que suas ações presentes afetam o que acontecerá com você no futuro e o segundo é a impermanência, que significa que tudo muda e nada dura para sempre. Além disso, é importante notar que a história foi contada principalmente por monges. Normalmente, eles eram cegos e ganhavam alimentos recitando literatura vocal com o acompanhamento de música tocando biwa.


Animação

A animação é deslumbrante. Os cenários me deixavam de boca aberta. Os detalhes nos personagens, nas roupas deles e nas armaduras dos samurais eram maravilhoso. Além de tudo ser muito bonito, esse estilo de arte, com essas cores e toda a vibe aquarela me transmitia uma paz enorme. Amo animes com esse tipo de arte, acho lindo demais! Se você pesquisar, vai ver que temos grandes nomes da indústria trabalhando no anime. Quem lê as resenhas da Katie aqui no blog sabe que ela sempre cita muitos nomes, fontes, referencias, artigos... Infelizmente ainda não desenvolvi esse dom. Tudo o que sei é que a arte foi um dos pontos fortes, extremamente bem feita e caprichada nos mínimos detalhes. O uso das cores é algo sensacional e expressa os sentimentos das cenas, que em conjunto com a trilha sonora, deixavam tudo espetacular. 


Músicas

Gostei bastante do encerramento, mas simplesmente amei demais a abertura! Além da música super gostosa de ouvir, a animação é magnífica. Me deixava com uma sensação de felicidade e bem estar. Não pulei ela nenhuma vez, e às vezes até voltava para ouvir de novo! A trilho sonora de modo geral está impecável. Nos momentos de tensão, nas cenas de batalhas, nas dramáticas e nas alegres, a trilha sempre completava a cena perfeitamente. E o som de biwa é incrível!

Abertura:
"Hikaru Toki" - Hitsuji Bungaku

Encerramento:
"unified perspective" - agraph feat. ANI (++SCHADARAPARR++)


Vale a pena ver?

Acredito que vale a pena se você tem interesse em aprender um pouco sobre a história do Japão e se você gosta de apreciar uma pela animação. Sei que não é um anime que irá agradar a todos, e sendo honesta tiveram alguns episódio que não me cativaram tanto assim. Mas achei a experiência extremamente válida e me diverti acompanhando a obra. No geral curti bastante!


SPOILER SOBRE O ÚLTIMO EPISÓDIO:

Conversei com algumas pessoas sobre o que aconteceu no último episódio, mas cada um tinha uma teoria. Uma delas é que o espectador vê a história pela perspectiva de Biwa, que sempre tenta não interferir nos eventos históricos, mas Biwa perdeu a visão no final por interferir no destino, pois Tokuko devia ter se afogado, mas foi salva por Biwa. O pai e a mãe de Biwa também eram cegos, o que significa que os dois também tentaram interferir no destino.

Outra teoria é de que os olhos dela estavam ligados ao Heike, então quando o clã "acabou", o mesmo aconteceu com sua visão. A cegueira de Biwa simboliza que o papel dos olhos foi cumprido, ela viu tudo o que precisava ver. Quando ela viu o destino de Tokuko, a única coisa que ela viu foi Tokuko lutando na água e o filho dela é quem realmente estava se afogando. Então Biwa não interferiu no destino, apenas cumpriu seu papel.

Se você viu o anime, comente qual sua opinião sobre o motivo de Biwa ter ficado cega. Mas por favor coloque um aviso de SPOILER antes, para evitar prejudicar alguém que não queira saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário