31/03/2022

Resenha - Akebi-chan no Sailor-fuku - Anime


Informações
Nome: Akebi-chan no Sailor-fuku
Episódios: 12
Lançamento: 2022
Estúdio: CloverWorks
Gênero: Escolar, Slice of Life
Duração: 23 min.

Sinopse: Desde que era jovem, Komichi Akebi sempre adorou uniformes de marinheiro, chegando ao ponto de pedir à mãe para costurar um se ela conseguir entrar na mesma escola de sua mãe. E assim, quando ela é aceita na escola de prestígio, Komichi fica em êxtase. No entanto, para sua surpresa, o ensino médio não usa mais uniformes de marinheiro, fazendo Komichi se destacar de suas colegas. Apesar disso, ela recebe permissão para continuar usando o traje tradicional. Com confiança renovada, Komichi conhece colegas fascinantes enquanto experimentam a vida escolar juntas. Sob a chuva colorida de perspectivas florescentes, um amanhã emocionante as espera!


História

A história é bem simples e essa é a beleza de um Slice of Life escolar. A protagonista usa um uniforme de marinheiro, aqueles clássicos do Japão, e esse uniforme representa a juventude enquanto ela frequenta o ensino médio. Desde os primeiros episódios, é mostrado que Akebi busca amizade com as outras alunas. Ela é uma pessoa ansiosa para provar a si mesma para os outros, ao mesmo tempo em que é uma aluna exemplar. As experiências de Akebi na escola me lembram a alegria de ser criança. Ela faz amizade com muitas alunas, independentemente de suas diferenças.


O cenário onde tudo acontece é simples e trás uma sensação muito feliz e alegre, provavelmente porque a história se passa em uma área mais rural, cercada por natureza. Está longe das cidades densas ou ruas barulhentas. Atividades como a aula de educação física, eventos culturais, festivais escolares ou passeios em grupo são o que você encontra em Akebi's Sailor Uniform. É um CGDCT (Cute Girls Doing Cute Things, que significa "garotas fofas fazendo coisas fofas"), então não espere grandes desenvolvimentos ou reviravoltas. Não é esse o propósito da obra.


Akebi's Sailor Uniform me deu uma sensação nostálgica. Não sei se era pelo estilo da arte, pelo ritmo da história, pelos acontecimentos, ou uma junção de tudo isso. O anime abraça a vida escolar da maneira mais simples possível. Durante meus anos na escola eu sentia que a vida era bem mais simples. Não havia necessidade de procurar emprego, administrar as finanças, pagar impostos ou lidar com todas as responsabilidades da vida adulta. E nós vemos as personagens vivendo essa vida e curtindo sua juventude de maneira alegre e simples. É revigorante e relaxante!


Curiosidade

Você sabe o que são animes iyashikei? A palavra japonesa iyashi significa cura, e o termo iyashikei refere-se a animes e mangás que curam o público, provocando um sentimento calmante ou relaxante. Quase sempre, as histórias de iyashikei têm atmosferas pacíficas, um tanto mundanas e nostálgicas. Os cenários tem pouco ou nenhum conflito, e as narrativas focam na reflexão pessoal, momentos emocionantes, uma vaga sensação de melancolia e/ou uma apreciação pelas pequenas coisas da vida. Iyashikei é um tema dentro do gênero Slice of Life.


Animação

O anime é visualmente lindíssimo! Gostei bastante do design das personagens. O estúdio expressa cada momento da natureza ao ar livre e da sensação do campo da melhor maneira possível. O cenário ganha vida própria porque é tão realista ao mesmo tempo em que é tão simples.


Músicas

A abertura é bem gostosinha de ouvir, tem uma vibe fofa e jovial. O encerramento me deixava com uma sensação de nostalgia muito boa, é uma música mega relaxante e agradável.

Abertura:
"Hajimari no Setsuna" - Roubai Gakuen Chuutoubu 1-nen 3-gumi

Encerramento:
"Baton" - Komichi Akebi 


Vale a pena ver?

Sim! Com certeza. Recomendo para fãs de animes escolares, para fãs de Slice of Life, para fãs de moe e para todo mundo que procura uma obra calma, para relaxar e ficar tranquilo. É aquele tipo de anime que aquece seu coração. Tem uma animação bonita e músicas agradáveis. Por mais que "não aconteça nada", é muito gostoso e divertido de acompanhar! Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário