25/06/2022

Resenha - Tropical-Rouge! Precure - Anime


Informações
Nome: Tropical-Rouge! Precure
Episódios: 46
Lançamento: 2021-2022
Estúdio: 
Toei Animation
Gênero: Ação, Fantasia, Shoujo
Duração: 24 min.

Sinopse: O anime é foca em Manatsu, que se muda de sua pequena ilha natal para uma cidade. No dia em que ela se muda, ela conhece uma garota sereia chamada Laura, que está procurando pelas "guerreiras lendárias", as Precures. A cidade natal de Laura, o país das sereias de Grand Ocean, foi atacada pela "bruxa da procrastinação", que roubou o "poder de motivação" do país.


História

Tropical-Rouge Precure foi o primeiro anime da famosa franquia de mahou shoujo que acompanhei semanalmente. Já tinha alguns anos que queria começar a ver a franquia e nunca o fazia, e quando vi que tinha uma sereia (pra quem não sabe, eu amo sereias) vi a oportunidade perfeita. E não me arrependi nenhum pouco. Graças a esse anime,entrei de cabeça no mundo de Precure e vi Smile, Delicious party e atualmente comecei Kira Kira Precure a lá mode. 

Toda temporada de Precure segue um tema, e nesta o tema principal é sem duvidas a motivação, alegria e descontração. E isto se reflete até na própria historia da série, que é totalmente descompromissada e até meio difícil de levar a serio, o que combina demais com o tema da série e creio que os produtores acertaram em cheio. Colocar temáticas sombrias, historias extremamente dramáticas e temas pesados não combinaria em nada com o clima do anime. Não que não tenha drama, mas são momentos um tanto raros e acompanhados normalmente  de momentos cômicos logo após. Isso faz com que Tropical seja aquele anime feel good, onde é impossível não sorrir vendo os episódios. Até mesmo os momentos de luta são descontraídos, e não existem grandes tensões como em Smile Precure por exemplo. Apenas o final teve um teor mais sério e meio triste, o que surpreendeu, mas logo depois mostra que de fato foi um final feliz. O ultimo golpe do grupo é a coisa mais zuada que já vi em um mahou shoujo e é perfeito e casa totalmente com a proposta do anime. No entanto, isso pode ser negativo para algumas pessoas que esperam lutas emocionantes e com vários golpes, coisa que quase não temos neste anime. 

Agora, pra mim o outro brilho deste Precure fora a temática e condução da história é sem duvidas as personagens. O elenco é bastante diverso e eu amei todas as meninas. E o mais legal é que as personagens não são estereótipos, apesar de parecerem. A minha favorita por exemplo, a Sango ou Cure Coral, é uma menina quietinha mas não é extremamente tímida nem insegura como normalmente seria. A Minori ou Cure Papaya é uma menina introvertida e estudiosa que ama contos de fadas. São coisas pequenas, mas que dão á essas personagens uma certa novidade comparado a outros animes e um tom maior de realidade. Todas as meninas esbanjam carisma e até mesmo os coadjuvantes são muito legais! Mesmo os episódios que não eram focados nas principais eram divertidos. Assim como em Smile Precure, os vilões dessa temporada também são bem divertidos. Infelizmente não tem tanto foco, mas todos os momentos que aparecem são bastante cômicos.  


No entanto, infelizmente o anime tem um pequeno defeito, que é o desenvolvimento de personagens. Na maior parte do tempo, o foco maior é na Laura e na Manatsu, deixando as outras de lado. A Sango por exemplo teve pouquíssimos episódios focados nela e a Asuka só teve desenvolvimento pro meio/fim do anime. É triste, porque todas as personagens mereciam o mesmo destaque. Por mais que ame a Laura e a Manatsu, o anime devia ter dividido melhor os episódios entre as personagens. No final, os roteiristas até tentam compensar isso, dando um episódio pra cada menina e até funciona, mas ainda não tira o fato de que faltou foco para as outras. 

Por fim, gostaria de citar um ponto que pode ser negativo para alguns, mas eu honestamente amei: este anime é bastante descontraído e um tanto experimental, então tem muitos momentos um tanto loucos, em que você fica pensando ''o que raios é isso na tela do meu pc?''. Tem um episódio que são literalmente vários animadores fazendo uma variedade de curtas sem sentido nenhum. O mascote dessa temporada, Kururun, não serve pra literalmente nada e só fala uma palavra. Algumas pessoas do fandom não gostaram disso, mas eu honestamente acho que Tropical desde o começo se propôs ser uma série meio louca e inovadora e consegue isso muito bem. Da pra ver que o próprio anime não se leva a sério. É um anime perfeito pra se divertir e assistir sem pensar muito. Só curta o momento e esqueça o senso comum.


Animação

Impecável, maravilhosa e brilhante. Quem critica a animação dessa temporada só pode estar louco. Tudo combina perfeitamente com a proposta. Cores vivas e fortes, fluidez, cenários com um clima bem de cidade tropical mesmo. Tudo é sempre bem colorido no mundo de tropical. Os trajes e uniformes das personagens são lindos e casam totalmente com seus temas e características. Pode incomodar os olhos de quem não curte muito colorido, mas aí é apenas gosto pessoal. e o CGI da ending é um espetáculo á parte.


Músicas

Outra coisa que amei dessa temporada! As músicas são alegres, empolgantes e dá vontade de dançar junto e cantar! Já no quinto episódio eu cantava a abertura toda. Você já fica alegre só de ver a abertura. É tropical de verdade. Um dos poucos animes que eu via a ending até o fim. A trilha sonora do anime em si também é muito boa e combina totalmente com os momentos. A Laura tem uma música também que é muito bonita e eu adorei. 

Abertura:
"Viva! Spark! Tropical- Rouge! Precure" - Machico

Encerramentos:
"Tripica I N G" - Chihaya Yoshitake 
'' Akogare Go My Way '' - Rie Kitagawa  


Vale a pena ver?

Com certeza sim! e digo mais: vale também pra quem não é tão fã ou nunca viu muitos mahou shoujos, porque o anime segue uma temática bem mais cômica e slice of life. Tirando os pequenos defeitos, é um anime excelente pra se divertir, esquecer os problemas e relaxar e tirar até algumas lições. Tudo que precisamos nos dias de hoje. Eu mesma levo o tema da Manatsu de tropicalizar pra minha vida até hoje. Foi,sem dúvidas, um dos meus animes favoritos de 2021!


''Tropical-Rouge, Precure!''

2 comentários:

  1. Estou precisando muito ver esse precure, eu assisti só o Healin good e me apaixonei por esse estilo mahou shoujo e anime infantil. Atualmente estou assistindo Pripara, não é exatamente mahou shoujo, mas tem transformação e tal, enfim, estou adorando 140 episódios das melhores garotas do universo, doidera. Ótima resenha.

    ResponderExcluir