07/03/2014

Resenha - Shinsekai yori - Anime


Nome: Shinsekai yori
Nome alternaivo: From the New World, Shin Sekai yori
Nome em japonês: 新世界より

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 25
Gênero: Drama, Horror, Sci-Fi, Sobrenatural
Lançamento: 29/09/2012 – 23/03/2013
Produtores: Aniplex, TV Asahi, A-1 Pictures, Pony Canyon, Sentai Filmworks
Duração: 22 min. por episódio
Classificação: +17

Sinopse: A história se passa no Japão, um milênio no futuro. Os protagonistas vivem em uma vila tranquila que pode ser descrita como uma utopia. O mundo é governado por pessoas que têm um poder chamado “Cantus”. Durante uma viagem de campo, Saki e seus amigos descobrem a verdadeira natureza de sua sociedade. As cinco crianças aprendem sobre a história cheia de sangue e horrores por trás de toda a sua sociedade, e só o conhecimento dessas informações passa a fazer com que suas vidas estejam em constante perigo. Sabendo disso, os cinco se atiram em uma aventura que ameaça suas próprias existências, tentando se proteger de um mundo à beira do colapso.


História

A história se passa em um futuro distante e é narrada por Saki, a personagem principal. O anime mostra os personagens desde crianças até sua fase adulta, mostra suas aventuras e os eventos ao longo de suas vidas. No começo a história pode parecer bem confusa, mas tudo é explicado. Resumidamente, o enredo é: Saki e seus amigos tentando descobrir os segredos de sua sociedade e tentando sobreviver.

Particularmente eu achei a história INCRÍVEL! Desde o primeiro episódio ao último! Não me arrependi de ver esse anime em nenhum momento, valeu cada minuto gasto com ele. Simplesmente fantástico! No começo eu ficava muito curiosa porque não entendia o que estava acontecendo, e quando chegaram às explicações, eu ficava curiosa sobre o que iria acontecer agora que a verdade foi revelada. A história é tão boa e envolvente que você se mantém interessado durante todos os episódios.



Shinsekai yori é um anime fantástico! Fazia tempo que não via um anime tão bom! Se você gosta de anime com conteúdo, você vai curtir. Não é como esses animes cheios de fanservice ou onde tudo sempre dá certo... Shinsekai yori é realista! Em outras palavras, a sobrevivência é tudo o que importa, e é isso que o anime mostra, uma situação em que a sobrevivência é a única coisa que justifica uma ação. Eles tomam decisões muito preocupantes e você tem que estar preparado para eventos seriamente horríveis. Não assista esse anime esperando ver comédia e felicidade, tragédia é o que está presente ali.


Personagens Principais

Watanabe Saki 
Asahina Satoru 
Akizuki Maria
Aonuma Shun
Itou Mamoru

Arte

A arte fica na média, não era perfeita, mas também não era horrível. Há momentos em que ela impressiona e há momentos que deixa a desejar... Tem episódios que você não acha uma falha, e em outros está tudo errado... Eu não me importei muito com certos detalhes, pois a história em si é tão boa, que deixei passar certos “erros” na animação. Não que uma história excelente justifique uma arte mais ou menos, o certo era a arte ter sido mais bem feitinha, o que só melhoraria a imagem do anime, já que o conteúdo era tão bom!


Músicas

Shinsekai yori não tem uma abertura como estamos acostumados a ver, a música Kage no Denshouka Daiichibu é usada no início dos episódios, porém não como abertura, mas como uma trilha sonora. A composição dessa e das demais músicas da série é de Shigeo Komori. Para o encerramento, temos duas músicas: Wareta Ringo (Risa Taneda) usada do episódio 1 ao 16 e Yuki ni Saku Hana (Kana Hanazawa) usada do 17 ao 25. 


Pontos negativos: não consigo pensar em nenhum ponto negativo que mereça destaque, o anime comete pequenos errinhos, mas no geral, é perfeito.

Pontos positivos: é um anime com conteúdo! Tem um enredo envolvente, não é só mais uma historinha qualquer, é algo que te faz ficar pensando nele por um bom tempo. Além das cenas de mortes com sangue e destruição \o/


Vale a pena ver?

COM TODA A CERTEZA DO UNIVERSO! Apesar de não ser um desses animes que todo mundo comenta toda hora (não sei por que ç_ç), é um anime marcante! Um dos melhores animes que já vi na vida! Recomendo fortemente para todo mundo.

Só de zuera só hahahaha

Aviso

Não assista se você espera apenas ver mortes e sangue. O anime é muito mais do que isso. É claro que tem cenas maravilhosas de horror, mas não aparecem o tempo todo. Não assista se você espera ver yaoi e yuri aos montes. Algumas pessoas veem imagens dos personagens se beijando e acham que tem putaria no anime. Não! Não e não! Tem cenas deles “demonstrando” afeto, mas está longe de ser sacanagem. Esse anime é sério e merece respeito.


*CUIDADO! MOMENTO SPOILER!*

Minha humilde opinião sobre o anime: MUITO BOM! EXCELENTE! Não é um final feliz, mas não é um final triste. É um final real. É um anime realista. Chega a ser difícil descrever esse anime em palavras, só assistindo para entender as emoções que ele causa. Teoricamente é um final feliz para os humanos que “venceram” a guerra, mas houve muitas mortes e perdas, então é triste também. É um final sofrido, tanto para a Saki quanto para o Squealer. Desde o começo eu desconfiei dele, mas ficava na dúvida se ele era um desses personagens que eram bons, porém pareciam maus, ou se era mau, mas se fingia de bom. Não acho que Squealer estava errado, eu entendo perfeitamente os motivos dele ter feito tudo o que fez. Ele só estava lutando por direitos iguais. Ok, foi errado ele sair matando os humanos, mas de que outra forma eles conseguiriam conquistar seu lugar no mundo? Eles eram tratados de maneira inferior. Ninguém iria dar a eles uma oportunidade. É triste porque é real, é algo que acontece no mundo. No final de tudo, eu tive dó do Squealer. Não consigo achar que ele estava errado, ele apenas usou meios desonestos de lutar por sua causa.


Quanto a Saki, ó vida sofrida que essa menina teve, pelo menos seu final não foi ruim. Depois de tudo o que ela passou, no mínimo merecia um final digno. Profissionalmente falando, ela ficou bem, virou chefe, estava no top da balada. Quanto a sua vida pessoal, ela perdeu os pais, perdeu os melhores amigos, perdeu conhecidos, poucos sobraram. Casou, estava grávida, casa própria... No fundo eu meio que sabia que ela ficaria com o Satoru, mas achei estranho, pois os dois amavam o Shun. Imaginem: você e seu amigo amam o mesmo cara, só que esse cara morre, ai você e seu amigo casam. Fora o fato de que tinha uma mina que te amava, mas ela ficou com outro e os dois também morreram *só pra descontrair*. O anime não me deixou dúvidas, não deixou questões mal resolvidas. Já cansei de ver animes bons, mas que deixavam muitas brechas e perguntas no ar. Shinsekai yori responde tudo ao seu tempo.

*FIM DO MOMENTO SPOILER!*


"O poder da imaginação é o que muda tudo".
Frase que aparece no final do anime.

Quem não viu ficou com vontade de ver?
E quem já viu, o que achou do anime?
Deixe um comentário dando sua opinião ♥

40 comentários:

  1. vou ver depois dexo minha opniao sobre o anime

    ResponderExcluir
  2. Achei muito creepy esses personagens secudários to vendo a noite deu um pouco de medo ;-;

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^ SPOILER! AVISO! TEM SPOILER NESSE COMENTÁRIO! ^

      Excluir
    2. Poxa valeu cara, nem comecei o anime e ganhei spoiler de morte grátis. Foi a mesma coisa com o Naurto até desisti de assistir ._.

      Excluir
    3. Spoiler: muitos classificam o Squealer como ruim mas não considero isso se analisarmos bem o Squealer e sua raça são os seres humanos atuais (que não desenvolveram os poderes) e que ao longo do tempo foram subjugados (mudados geneticamente para não ter aparência de humanos e transformados em escravos) em minha humilde opiniao no final mostra que a atual humanidade se tornou monstruosa e Saki tem noção disso o que faz ela e todos sofrerem por descobrirem o passado macabro deles como sociedade.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Opora acabei ganhando um spoiler nem to triste

      Excluir
    6. aff episodio 4 e li esse spoiler vtnc vou dropar

      Excluir
    7. aff episodio 4 e li esse spoiler vtnc vou dropar

      Excluir
    8. aff episodio 4 e li esse spoiler vtnc vou dropar

      Excluir
  4. Para mim uns dos melhores animes q vi até hj.Parabéns pela sinopse bem escrita.

    ResponderExcluir
  5. Acompanhei o anime todo e n~me arrependo de nada.
    No ultimos eps, em que estavam julgando o Squealer, e ele mencionou que os Bakenezumi também eram humanos, isso me tocou muito forte, não conseguia assistir animes em que animais (que falam e pensam como humanos) ainda são tratados como animais, é algo que acontece em nossa sociedade e pessoas veem isso e acabam ignorando.
    Queria ter realmente descobrido se Maria e Mamoru realmente morreram, afinal eles tiveram o filho roubado por Squealer.

    ResponderExcluir
  6. Spoiler: muitos classificam o Squealer como ruim mas não considero isso se analisarmos bem o Squealer e sua raça são os seres humanos atuais (que não desenvolveram os poderes) e que ao longo do tempo foram subjugados (mudados geneticamente para não ter aparência de humanos e transformados em escravos) em minha humilde opiniao no final mostra que a atual humanidade se tornou monstruosa e Saki tem noção disso o que faz ela e todos sofrerem por descobrirem o passado macabro deles como sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Esse negócio de homem se beijando não gosto de assistir mas fazer o quê o anime parecer bom

    ResponderExcluir
  8. Post antigo, mas quem se importa rsrsrs
    Assisti esse anime esse ano por recomendação e não me arrependo em momento algum, que anime ótimo, tão bom que abocanhou uma 5ª posição nos melhores animes que já vi em toda a vida.

    O enredo é fantástico e simplesmente tudo se encaixa no devido tempo. Todos os elementos usados na obra tem um motivo plausível, o gore tem motivo, o yaoi/yuri tem motivo, etc... No começo o anime é lento e as coisas demoram um pouco a acontecer, mas isso é proposital para que nos acostumemos com o "novo mundo" e depois levarmos o "baque" da realidade/verdade. No início pensei que seria mais um anime de colegiais salvando o mundo, mas não, o anime funciona em arcos e pulos no tempo onde os personagens aparecem mais maduros, muito bom.

    Gostei muito do formato do anime sem abertura e com 25 episódios. Se fosse no padrão mais atual de 12 episódios teria ficado muito corrido ou teria que ter duas temporadas. Sobre a falta da abertura achei ótimo, pois não costumo ficar vendo op e ed de todos os episódios, normalmente vejo do 1º episódio e nos demais sempre pulo a op. De todos os mais de 300 animes que vi, só 10% vi a op e ed em todos os episódios. Já a 1ª ending de Shinsekai Yori é algo fabuloso, que belo trabalho a equipe do anime fez ali, desde a trilha sonora até às imagens, perfeito, e faz sentido quando entendemos o enredo.

    De pontos negativos, tenho que concordar que a animação poderia ter sido um pouquinho melhor, mas não chegou a atrapalhar. Foi uma boa animação, na média, nada que seja lembrado por isso, mas não prejudica. Achei que faltou um pouco de informação (SPOILER! SPOILER!) sobre o que realmente aconteceu com a Maria e o Mamoru e o tratamento dado à filha deles. Poderiam ter encaixado isso no final, quando a Saki confronta o Squealer já derrotado e preso. Bom, dá pra imaginar o que realmente aconteceu com eles pelo que foi mostrado durante o anime, mas se eles realmente tivessem feito cena disso creio que teria mais impacto ainda. (Fim do SPOILER)

    Acho Shinsekai Yori um ótimo anime e altamente recomendado para quem deseja uma história séria, madura, real, complexa, com muito mistério e elementos de gore, mundo distópico e pós apocalíptico. Parabéns pela resenha muito bem feita e desculpe o texto enorme, mas como bem disse esse anime não é muito difundido na comunidade e tem poucas matérias sobre ele, infelizmente, então quando encontro uma aproveito rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria e o Mamoru foram torturados para que os mutantes conseguissem informações?

      Excluir
    2. Bom, acredito que já tenha assistido ao anime Caio, então virão SPOILERS grandes agora: na parte em que a Saki e o Satoru estão na vila do Squealer (com outro nome que não lembro agora) eles veem como foi tratada a rainha, fizeram tortura, lavagem cerebral e a prenderam usando-a apenas para parir filhotes e aumentar os números da tribo. Apesar de o anime não mostrar que houve realmente isso com Maria e Mamoru é de se presumir que tenha sim acontecido e que depois seus corpos foram descartados.

      Excluir
    3. Realmente teria mais impacto e seria mais satisfatório se tivessem mostrado o que aconteceu com Maria e Mamoru, apesar de deixarem subentendido o que houve.

      Excluir
  9. Concordo plenamente! Esse anime me deixou reflexiva por bastante tempo kkkkk adorei.
    Sou só eu, ou em um momento do anime parece q a animação está completamente diferente do padrão dos outros episódios? Lembro q achei até que tinha pego um ep errado, sei lá.. Mas dps vi que estava assim mesmo kkk

    ResponderExcluir
  10. Postagem antiga mass enfim , acabei de assistir , anime ótimo recomendo rsrs😁

    ResponderExcluir
  11. Esse anime é uma lixo, típico anime de gente derrotada para pessoas derrotada e as covardias mostradas só revelam a mente psicopata do autor. Não serve nem para limpar a bunda pois o papel que é feito é muito liso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esperava receber um comentário xingando uma resenha de 2014... "uma lixo"... hmmmmm

      Excluir
    2. Q comentario sem sentido kkkk. Esquizofrenia batendo forte

      Excluir
  12. Gente, anotei esse anime na listinha qd vi a resenha, e recentemente tava zapeando no crunchroll vi e ele e lembrei. Que anime maravilhoso, ele tem um quê de terror psicológico misturado com uma ficção científica biológica, nunca tinha visto uma obra parecida. Ele começa confuso sem te contar as coisas, mas ao longo do anime vai respondendo tudo, explorando todas as possibilidades das restrições.A única coisa que eu queria mais era saber que fim levou a Mari. As cenas no fim em que eles são perseguidos no hospital são aterrorizantes. Realmente tem quê de realismo, ninguem é 100% mal ou bom, não há um vilão na história. Valeu demais pela análise, sei que ele post foi faz tempo, mas acho que teria deixado esse anime passar em branco se n tivesse lembrado dessa resenha.

    ResponderExcluir
  13. Vi Shin Sekai Yori em 2019 a partir de uma indicação de um amigo meu. Concordo com tudo o que você escreveu em sua resenha: o anime é uma obra prima. E qual é a definição de obra prima para mim? É aquela obra que te faz sempre querer revisitá-la e, a cada vez que fazemos isso, descobrimos novos significados nela. Shin Sekai Yori é uma obra de várias camadas, que pode ser interpretada desde uma crítica às contradições da sociedade japonesa até uma reflexão sobre como o preconceito parece ser uma comportamento inerente à espécie humana. Por isso, é uma série para poucos, pois é amarga, realista, pessimista como um livro de Dostoiévski ou de Kafka. Alias, a obra do autor de Shin Sekai Yori segue sempre esses mesmos princípios, como podemos perceber no mangá Aku no Kyouten (Lesson of the Evil), cujo roteiro ele escreveu e quem sabe, algum dia, vire anime.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs foi mal nem reparei :p mas onde posso conseguir a resposta sem dar spoiler? me ajuda 🙏

      Excluir
    2. Eu assisti o anime em 2014, não lembro kkkkkkkkk Desculpa não poder te ajudar :c

      Excluir
  15. Terminei de ver esse anime ontem e a mistura de sentimentos que tive foi indescritível. Pelos comentários aqui consegui presumir melhor o que provavelmente aconteceu com a maria e o mamoru, já que no anime só ficou subtendido mesmo. É um anime maravilhoso e não imaginava que ia ser tão bom olhando somente pra capa mas é um anime que realmente te prende do começo ao fim e te deixa curioso pra saber como vai terminar.

    ResponderExcluir