01/10/2015

Resenha - Gakkou Gurashi! - Anime


Nome: Gakkou Gurashi!
Nome em japonês: がっこうぐらし!

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 12
Gênero: Mistério, Horror, Escolar, Slice of Life, Sobrenatural, Psicológico
Lançamento: 2015
Produtores: Sentai Filmworks, Lerche, Nitroplus, NBCUniversal Entertainment
Duração: 24 min. por episódio
Classificação: +17

Sinopse: Yuki é apaixonada pela escola. Para ela, é um lugar maravilhoso, onde pode aproveitar suas atividades escolares, especialmente as atividades do seu clube, o Clube de Vida Escolar. Sim, a escola é um lugar maravilhoso... Mas só em sua mente.

Quando vi o primeiro episódio, escrevi as Primeiras Impressões, leiam aqui.


História

Quem leu as Primeiras Impressões que fiz sabe que achei o primeiro episódio bem mais ou menos, apesar de o final do episódio ter sido bem bacana. Mesmo assim, continuei acompanhando o anime, pois tinha zumbis e tinha cara de que iria melhorar a cada episódio. E foi bem isso. O segundo episódio já foi mais emocionante, haviam muitas teorias rolando, e conforme os episódios eram lançados, foi ficando cada vez melhor! Não sabíamos quem estava vivo e quem estava morto ou o que realmente estava acontecendo... E a história vai evoluindo, mostra um pouco do passado, verdades são reveladas, cada vez mais emocionante!


A sinopse é algo bem "misterioso", não fala muito sobre o que é a história e deixa um suspense no ar. Mas é o seguinte: o apocalipse zumbi está rolando, e essas garotas são sobreviventes. Elas se refugiaram na escola. Acho que até ai está tudo bem, tudo certo (levando em conta que é um apocalipse), mas tem algo de "diferente" rolando. Por conta das coisas que aconteceram com ela (tudo é explicado no decorrer do anime, não vou dar spoilers), Yuki ficou "traumatizada" e começou a fingir que os zumbis não existiam, que tudo estava bem, que todos estavam vivos, e que o dia-a-dia estava acontecendo normalmente. Suas companheiras resolveram "apoiar" isso, e fingiam com ela. Então elas criaram um clube, para poderem justificar o motivo de morarem na escola, e viviam como se as aulas estivessem acontecendo, como se suas vidas escolares estivessem de boa.


Então nós temos duas versões do que está acontecendo: o que se passa na cabeça da Yuki, tudo lindo e perfeito, como se nada nunca tivesse acontecido, como se a vida seguisse normalmente e temos a realidade, que todas as outras garotas enxergam, onde tudo está destruído, arruinado, geral morreu e virou zumbi. Isso foi uma das coisas que mais gostei no anime, essa mistura do moe e da fofura, com o horror e o mistério. Foi muito legal ver duas versões da mesma coisa.


E a história é basicamente isso, garotas sobrevivendo aos zumbis na escola. Elas tentam viver o dia-a-dia da maneira mais normal e feliz possível, mas sempre se preocupando com a segurança e tudo mais. E com uma escola daquelas, é bem mais fácil de sobreviver, a escola tem de tudo que alguém pode precisar. Tem água, energia, comida, uma horta daora, um tanque com peixes e muito mais. Elas vivem no conforto! Quando penso em apocalipse zumbi, imagino o pessoal tudo morrendo nas ruas, sempre passando necessidades... Mas essas gurias deram muita sorte de ter essa escola a disposição delas.


Há muitos detalhes para prestar atenção, na abertura, no encerramento e nos próprios episódios. São pequenas coisas que quando você percebe, nossa, ilumina sua mente! No começo, tudo o que você pode fazer é imaginar o que elas significam, o que representam... E conforme a história passa, você vai entendendo, e todos os pequenos detalhes começam a fazer sentido, e tudo se encaixa, e é tipo uma grande iluminação!

Exemplo de mensagem subliminar: as frases no quadro.
As em branco são coisas boas, como a Yuki vê o mundo.
E as em rosa são coisas ruins, relacionadas a realidade.

Não quero dar spoilers, sempre falo isso nas resenhas, gosto apenas de apresentar o anime e tento falar de modo geral, mas só como exemplo, para vocês entenderem, leiam esse comentário de uma das teorias que rolou enquanto o anime estava em lançamento: "No episódio de hoje, o nome da marca de água que apareceu é "Cure Water" ou "Água da Cura", talvez isso não tenha nada relacionado com o enredo, mas eles sempre tentam encaixar algo bizarro no meio." Esse tipo de coisa rolava toda vez que saia um novo episódio. Muitas teorias, muitos detalhes, muitas hipóteses... Como o livro que a Miki está sempre lendo, é o The Stand, do Stephen King, que é um horror/fantasia pós-apocalíptico. Tudo se encaixa! Era muito legal ficar imaginando o que aconteceria, o que apareceria...


Bem, sobre as personagens, primeiro temos a Yuki, ela é super moe-moe, fofinha e ela tenta manter as outras garotas sempre sorrindo, sempre mantendo o clima mais leve e alegre, apesar de no começo ela ignorar a realidade e passar uma imagem de uma menininha que precisa de proteção, no final do anime ela revela ser forte e protege as amigas! Miki, mais conhecida como Mii-kun, é a última a entrar para o grupo, antes ela ficava com uma amiga, mas elas se separaram. Ela se torna bem próxima de Yuki e aos poucos vai se abrindo para o grupo. Kurumi é a garota da pá, ela é a mais "esportiva", sempre animada, ela fica com as missões mais perigosas e também protege a todas. Geralmente mantem a calma em situações difíceis e seu sorriso é uma maravilha, anima até a gente! Yuuri, conhecida como Rii-san, gerencia a comida, a energia e os outros recursos, ela é tipo a mãe do grupo. Ela é mais séria e calma. Megumi, a famosa Megu-nee, é a professora delas, um amorzinho de mulher, cuida muito bem das alunas, sempre gentil e meiga. E finalizando, temos o Taroumaru, que é o cachorro, o mascote do grupo e um dos melhores personagens UHAHUAUHAUH


Uma coisa que achei interessante e diferente foi o fato de os zumbis terem "memória". Já acompanho o mundo zumbi a uns bons anos, e sei que existem muitos tipos deles, mas em sua maioria são só pessoas mortas que voltaram a vida e estão atrás de uns cérebros. Achei bem legal o fato de eles irem para a escola, voltarem para suas casas, até escrever os zumbis escreviam e muito mais. Mostrou que lá no fundo, talvez ainda restou um pouco da pessoa, talvez ainda fosse possível ter esperanças.


O anime teve um desenvolvimento bem bacana, gostei do modo como a história foi apresentada. Apesar do final ter ficado em "aberto", houve uma conclusão, fim do arco, suponho. Gostei do começo, mas adorei o meio e o fim, pois é quando a coisa começa a ficar locona UHAUHAUHUAH Achei uma ótima história, gostei dos personagens, e quero uma continuação. Além de estar pensando seriamente em ler o mangá!


Tem muito mais coisas que poderia colocar nessa resenha, mas esse post já está grande demais. Se quiser mais detalhes, informações, explicações, sobre os personagens, sobre os volumes do mangá, sobre cada episódio do anime, etc etc etc, você pode encontrar aqui.


Anime x Mangá

Encontrei um tópico no MyAnimeList onde falavam que parte do anime era tal parte do mangá. Achei muito interessante, especialmente se você pretende ler o mangá, ou só por curiosidade mesmo. Se é 100% correto, não sei dizer, ainda não me aventurei pelo mangá, apenas traduzi e adaptei, pois o original está bem completo, até com as páginas que foram ou não adaptadas, então resolvi resumir o que escreveram lá. Qualquer coisa, podem me corrigir nos comentários, mas acredito que essas informações são bem confiáveis! Tópico original aqui.

Episódio 1: Beginning
Adaptou os capítulos 1, 7 e 23.

Episódio 2: Memories
Adaptou os capítulos 2 e 3.

Episódio 3: That Time
Adaptou o capítulo 0 (volume 4) e o capítulo 4.

Episódio 4: Outing
Adaptou os capítulos 7, 8, e 12.

Episódio 5: Meeting
Adaptou os capítulos 10 e 11.

Episódio 6: Welcome
Adaptou os capítulos 13 e 14.

Episódio 7: A Letter
Adaptou os capítulos 5 e 6.

Episódio 8: Future
Adaptou os capítulos 17 e 18.

Episódio 9: Holiday
Adaptou o capítulo 18 (mas a maior parte do episódio foi filler).

Episódio 10: Rainy Day
Adaptou os capítulos  4, 5, 18, 19, 20 e 22.

Episódio 11: Scar
Adaptou os capítulos 5, 19, 20, 22.

Episódio 12: Graduation
Adaptou os capítulos 20, 21, 22, 29 e 30.

Nota: alguns capítulos e arcos não foram adaptados, muitas vezes só adaptaram algumas páginas do capítulo e não ele completo. Diria que bastante coisa ficou de fora, e honestamente, pretendo ler o mangá desde o começo, para não perder nenhum detalhe. Mas se quiser continuar de onde parou o anime, também dá certo, mas pelo que fala no tópico original, não mostraram no anime quando a Kurumi visita a casa dela, partes do diário da Miki, um arco envolvendo um helicóptero UHAUHAUHAUH acho que vale a pena ler tudo de uma vez então!


Curiosidades

Dependendo do horário em que você entra no site oficial do anime, você vê duas telas diferentes. Durante o dia você vê a versão bonitinha e depois da meia noite (até as 4 da manhã, pelo que fiquei sabendo) você vê a versão destruída. O site muda de acordo com o seu relógio, então se quiser ver as duas versões mas não quer esperar até de madrugada, é só mudar o horário. Eu testei e funciona! O site é esse: gakkougurashi.com


Vejam algumas diferenças que rolaram na abertura nesse vídeo aqui. Eles juntaram os encerramentos dos episódios 1, 2, 5, 7, 10 e 11. É bem legal e dá para ver certinho a "evolução" a abertura. Caso o vídeo do YouTube tenha sido tirado do ar, coloquei ele aqui no blog também, mas a qualidade do blogger é um lixo... Tentem ver o vídeo aqui. Só se não der mesmo, ai vejam aqui:


Também rolaram teorias sobre os uniformes delas, pois o da Yuki era de cor diferente. Mas não encontrei nada concreto. A explicação mais plausível foi que ela tinha um uniforme diferente para mostrar que ela via as coisas diferentes das outras garotas... Mas não sei se é só isso não... Se alguém souber de algo, por favor, deixe um comentário!


O que a Megu-nee ficava escrevendo no caderno, para quem tinha curiosidade, era isso:
"ごめんなさい、おなかすいた。みんあだいじょうぶかな。またあえるかな。"
"Eu sinto muito, eu estou com fome. Elas estão bem? Eu verei elas de novo?"


MOMENTO SPOILER!
*com ataques otakinhos*

Então... O Taroumaru me fez chorar ;_; Li por ai que no mangá é diferente, e ele morre logo no começo, algo assim, não sei bem, mas no anime foi muito emocionante! Você passa o anime todo vendo ele bonitinho, brincando com as garotas, abanando o rabinho, pulando felizinho, salvando a galera, e no final, ele vira zumbi ;_; Ai seu kokoro já está partido, mas eles param por ai? Não! Eles resolvem te dar esperança, e dão uma vacina para curar ele. Então você fica feliz, pois ele voltou ao normal... DAÍ ELE ACORDA, OLHA PARA VOCÊ, SORRI, E MORRE! DE VERDADE! PRA SEMPRE! ;_; Como assim!? Meu kokoro não aguenta isso não ;_; Foi bonito ele morrer como ele mesmo e não ficar zumbi por ai, foi bem emocionante, mas poxa... Foi triste.

FIM DO MOMENTO SPOILER!


Músicas

Aberturas:
"Friend Shitai" - Gakuen Seikatsubu

Encerramentos:
"Harmonize Clover" - Maon Kurosaki
"We took each other's hand" - Kaori Sawada
"Afterglow" - Maon Kurosaki


Arte

A arte e a animação tinham pontos bons e pontos ruins... Por exemplo, as personagens eram super lindinhas, bonitas, brilhantes, coloridas e bem feitas, enquanto os zumbis eram todos estranhos e zuados, eles se mexiam de modo muito ruim, dava até medo UHAUHAUHUHAUHA quando mostravam eles mais de perto, eles eram bem feitos também, mas de longe eram horríveis, seus movimentos eram péssimos. Acho que teve seus altos e baixos, não foi a mais perfeita do mundo, mas de modo geral, a arte estava boa.


Vale a pena ver?

Sim! Simplesmente sim. Pare tudo o que você está fazendo e vá ver agora mesmo!


14 comentários:

  1. Só acho que mesmo tendo a parte do psicológico, da mina doida querendo viver uma vida escolar normal pra sempre, não vendo os zumbis como zumbis, mas como pessoas, o passado de cada uma, quase o anime todo ficou muito "limpo" e bonitinho, claro teve seus momentos de horror, mas seilá, quando pensei que algo interessante ia acontecer com a mina que foi mordida, havia cura, esse é o primeiro anime que eu não quero que tenha um final feliz :v

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^ TEM SPOILERS NESSE COMENTÁRIO! CUIDADO! ^

      Excluir
    2. Gente nem percebi kkk só fui escrevendo DISGURPA PESSOAS

      Excluir
  2. Dos poucos q vi esta temporada este sem duvida foi o meu favorito. E uma das coisas q gostei nele foi a maneira q eles utilizaram para ir dando a entender q a Megu-nee estava morta.

    ResponderExcluir
  3. owww que legal, parece muito bom *-*
    http://diariodelolivlet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Me decepcionei com o anime mas a resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente adoro animes desse gênero e vou procurar assistir. Tem uma nova temporada confirmada ou só esse arco?
    http://infinitamentemenor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse anime parece interessante... irei assistir e depois dou minha opinião. :)

    ResponderExcluir
  7. O que me encantou nesse anime foi a mistura desse personagens fofos com cenas mais bizarras, mesmo assim, creio que eles focaram muito pouco no apocalipse zumbi que tava acorrendo, gostaria que tivesse mais morte, sangue slá, e se for ter segunda temporada, acho que eles vão focar um pouco mais nisso, já que a mina louca tá meio que se recuperando, além de quem elas não vão estar tão protegidas como antes.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. e.e resenha ficou ótima parabéns!!! E em relação ao anime,- SPOILERS AGR !!!! - serio curti muito a ideia de misturar os pontos de vista do acontecimentos e alem da misterio megu-nee estar viva ou não, foi muito cativante. Porém algumas coisas no fim me decepcionaram '-', não falo do desenrolar da historia, mais seu parecer com o manga, sinceramente,no final,podia ter tido um puco mais do manga ,pq alem de mostrar um pouco mais fora da escola, conta um pouco sobre uma sobrevivente, levanta teoria sobre se o antidoto realmente surtiu um efeito total na Kurumi e conta um pouco da historia da Megumi, mais uma coisa que gostei foi q no anime a Yuki pareceu reconhecer a vdd sobre os zumbis e tu mais, enquanto no manga parece que isso não acontece...e por fim, um duvida, no manga aquela garotinha, q seria a irma da megumi, realmente esta viva ????

    ResponderExcluir