24/05/2016

Resenha - Hyouka - Anime


Informações
Nome: Hyouka
Tipo: TV
Episódios: 22
Lançamento: 2012
Estúdio: Kyoto Animation
Gênero: Mistério, Escolar, Slice of Life
Duração: 25 min.
Classificação: +13


Sinopse: A pedido de sua irmã mais velha, o estudante Houtarou Oreki se junta ao Clube de Literatura Clássica, junto com Eru Chitanda, Satoshi Fukube e Mayaka Ibara. Nele, Oreki e os demais membros começam a investigar um caso que ocorreu há vários anos atrás, que envolve o tio de Chitanda. As dicas deste mistério se encontram em uma obra intitulada Hyouka, feita através de dados coletados pelo antigo Clube de Literatura Clássica. Assim, o grupo de amigos passa a resolver casos misteriosos que ocorrem dentro e fora da escola.


História

Quando via imagens desse anime por ai SEMPRE achei que fosse um anime moe qualquer ou um romance levinho. MAS NÃO! É um anime de mistério! Fiquei bem surpresa quando fui assistir, pois não esperava isso. E apesar de ter uma história "principal", descrita na sinopse e que é o próprio nome do anime, o enredo tem muito mais a oferecer. São vários arcos com vários mistérios diferentes, envolvendo outros personagens e locais, alguns duram um único episódio, outros duram vários, é bem variado. E enquanto eles vão resolvendo esses casos, vão se desenvolvendo e crescendo, melhorando as relações entre si e melhorando como pessoas.


Além dos 22 episódios, tem uma OVA chamada Hyouka: Motsubeki Mono wa, também conhecida como episódio 11.5, que eu deixei para ver depois que acabei o anime, mas você pode ver entre os episódios 11 e 12, pois é uma história aleatória que não interfere em nada.


Já quero deixar claro que os mistérios não são sobrenaturais, são bem realistas, o tipo de coisa que colegiais seriam capazes de descobrir. Alguns são mais complicados, mas outros são bem simples, chegam até a serem chatinhos. O fator de ter vários arcos diferentes, vários mistérios, e não uma única história, pode ser algo positivo ou negativo. Tem pessoas que odeiam e outras que amam. Pessoalmente eu não tenho uma preferência quanto a isso, mas confesso que nem todos os arcos foram tão legais assim. Alguns foram SUPER emocionantes, enquanto outros foram bem fraquinhos. Mas no geral a história é boa. Me deixou curiosa e eu gostei.


Arte

É o que sempre digo nas minhas resenhas: quando o estúdio é Kyoto Animation, não temos do que reclamar. A arte e a animação são sempre lindas, coloridas, bem feitas, brilhantes e fofinhas. KyoAni é moe. KyoAni é amor. Ainda mais que baixei o anime em blu-ray, a qualidade é realmente surpreendente! O único jeito de alguém falar mal dessa arte, é se a pessoa odiar coisas fofas. E a animação é excelente, os movimentos, os cenários, tudo. Perfeito!


Músicas

Aberturas:
"Yasashisa no Riyuu" - ChouCho
"Mikansei Stride" - Saori Kodama

Encerramentos:
"Madoromi no Yakusoku" - Satomi Satou & Ai Kayano
"Kimi ni Matsuwaru Mystery" - Satomi Satou & Ai Kayano


Vale a pena ver?

Sim. Hyouka me surpreendeu por não ser o que esperava. Não julgue um anime pela arte! Além de ser diferente de todos os animes de mistério que já vi. Esse é um dos meus gêneros preferidos, e aqui foi tratado de uma forma tão leve, misturando com a vida cotidiana e escolar deles, tendo partes mais tensas, com um drama bem colocado, mas também partes descontraídas e engraçadinhas. Acredito que esse anime pode agradar aos fãs de mistério, assim como os de moe ou os de slice of life e vida escolar. É uma ótima recomendação!


8 comentários:

  1. Eu acho que é bom mencionar que esta á uma adaptação incompleta, que não realmente tem um final animado. Infelizmente, creio que será como Suzumiya Haruhi, que a Kyoto Animation também nunca mais olhou para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li o mangá, nem a novel, mas não achei o final do anime incompleto. Eles fecharam todos os arcos apresentados. Não ficou uma história em aberto...

      Excluir
    2. E os arcos dos personagens? Chitanda e Oreki tem sentimentos um pelo outro e acabar a história no ponto em que acabou deixa Oreki sem sair da casca e, assim, para morrer antes de ter nascido.

      Quando o anime para, a ligação deles estava começando a se tornar mais íntima.

      Excluir
    3. Muitos animes acabam assim, sem mostrar o que aconteceu com a relação dos personagens. Os arcos dos mistérios foram todos resolvidos, mas a questão amorosa ficou um pouco aberta, porém não vejo isso como um problema, é bem normal acabar sem dizer exatamente se eles ficaram juntos ou não.

      Excluir
    4. Eu gostaria que eles terminassem a obra, e pelo que vi em sites o criador pensou em fazer mais coisas sobre essa obra

      Excluir
  2. Eu assisti esse anime nas escuras. Um dia no meio das férias decidi entrar em um site de assistir animes online e escolher qualquer um para assistir um ou dois episódios. E eu escolhi Hyouka. Acho que por ter começado a assistir sem saber nada, o anime me surpreendeu muito. A cada episódio eu gostava mais e mais e quando vi já tinha terminado tudo em um dia,kkk.

    ResponderExcluir
  3. assisti os primeiros eps e vou escrever acho que as coisas demoram demais para acontecer ,eles ficam se preocupando com coisas bobas e não chegam ao assunto principal mais tirando isso no geral até que é bom

    ResponderExcluir