26/06/2016

Resenha - Joker Game - Anime


Informações
Nome: Joker Game
Tipo: TV
Episódios: 12
Lançamento: 2016
Estúdio: Production I.G
Gênero: Drama, Histórico, Militar
Duração: 23 min.
Classificação: +17

Sinopse: O ano é 1937, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a história envolve uma misteriosa organização que treina espiões, conhecida como Agência D. A organização é estabelecida pelo Tenente-Coronel Yuuki, do Exército Imperial Japonês.


História

O anime segue uma agência super secreta de espiões do exército japonês. É aquela típica história que você não pode confiar em ninguém e todo mundo é suspeito! Na minha opinião, é o tipo de anime que você começa a ver e não consegue parar, quanto mais você vê, mais você quer. Tem um pouco de ação, não são muitas cenas, mas tem alguma coisinha aqui e ali, e bastante suspense e mistério no estilo espionagem. Apesar de ser um anime do gênero "militar", o foco é o drama e o suspense nas missões dos espiões. Cada episódio acompanha um dos espiões da agência, mostrando diferentes aspectos de suas vidas e missões.


Achei interessante que o foco não eram os personagens em si, mas a espionagem, pois eles atuavam dentro e fora do Japão, vários episódios são em outros países, sempre tentando achar espiões inimigos ou roubando informações, esse tipo de coisa. Pelo menos ao meu ver, entendi assim, e gostei bastante! O nome deles mesmo, por exemplo, só lembro do Tenente-Coronel Yuuki, mas das missões e espionagens, me recordo de todas! Eram bem interessantes e os personagens eram bem marcantes, mas ao mesmo tempo bem discretos, não sei definir, acho que fizeram muito bem o lance deles serem espiões e isso acabou me afetando... Eles eram extremamente inteligentes! Nunca conseguia prever o que eles iram fazer e adorava isso.


A Novel original foi publicada em 2008 e ganhou o Nihon Suiri Sakka Kyōkai-shō em 2009. Foi feita uma adaptação para live-action lançada no Japão em janeiro. A história conta com duas continuações, Double Joker e Paradise Lost, publicadas em 2009 e 2012. Vão sair mais dois episódios especiais de anime chamados Joker Game: Kuroneko Yoru no Bouken.


Esse anime se passa na era Shōwa (1926-1989) no Japão, que é a mesma época do anime Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu que amei! Gosto muito de animes que se passam nessa época, especialmente pelos cenários e pelos figurinos dos personagens, acho muito bonito! Vou deixar algumas informações para quem tiver curiosidade! ^^


A era Showa, é o período da história do Japão correspondente ao reinado do Imperador Showa, Hirohito, de 25 de dezembro de 1926 até 7 de janeiro de 1989. Esse período foi o mais longo de todos os reinados dos imperadores japoneses anteriores. Durante o período pré-1945, o Japão foi tomado pelo totalitarismo político, ultranacionalismo e imperialismo militar, culminando na invasão japonesa da China em 1937. Isso era parte de um período de grandes convulsões e conflitos sociais no mundo todo, como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.

A derrota na Segunda Guerra Mundial trouxe mudanças radicais para o Japão. Pela primeira e única vez em sua história, o país foi ocupado por forças estrangeiras; uma ocupação que durou sete anos. A ocupação dos aliados trouxe grandes reformas democráticas, levando ao fim do status do imperador como um deus vivo e a transformação do Japão em uma democracia com uma monarquia constitucional. Em 1952, com o Tratado de São Francisco, ele tornou-se de novo uma nação soberana. Dessa maneira, os períodos pré-1945 e pós-guerra possuíam estados completamente diferentes. O período Showa pré-1945 (1926-1945) refere-se ao Império do Japão , enquanto o período Showa pós-1945 (1945-1989) foi parte do Estado do Japão.


Arte

A arte e a animação são bem feitas, os personagens são bem bonitos, bem trabalhados, os cenários e a iluminação estão ótimos, não há do que reclamar. Estava tudo excelente.


Músicas

A abertura é extremamente seduzente, tem um clima que combina com a vibe do anime, é viciante e super gostosa de ouvir! A animação também se encaixa perfeitamente com a música.

Abertura:
"Reason Triangle" - QUADRANGLE

Encerramento:
"Double" - MAGIC OF LiFE


Vale a pena ver?

SIM! Confesso que só fui acompanhar o anime porque parecia haver muitos homens bonitões e fodões, e curto muito o tema de espionagem, mas o anime realmente me surpreendeu, foi melhor do que eu esperava! Se quiser um anime com um clima mais "adulto" e/ou um anime mais sério, e não apenas comédias escolares, recomendo fortemente Joker Game!


6 comentários:

  1. Além de me fazer querer ver o anime ainda me ensinou história. Essa resenha foi muito multifuncional,kkkk

    ResponderExcluir
  2. Quando via a capa desse anime nunca me senti motivado a vê-lo mas depois dessa resenha talvez eu de uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  3. Melhores pre-motivos para ver
    hashuashuashua

    ResponderExcluir
  4. Que anime incrível. Recomendo muito para quem estiver com dúvidas se assiste ou não. No princípio pensei que seria um anime sobre Jogos, mas o tema é espionagem e fiquei muito satisfeita com o enredo.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ver e é fantastico...Muito bem feito, varios twists e te prende como um filme de James Bond (se JB já fosse um espião nos ferventes anos 30). Apesar de tudo, por favor, este anime não é um documentário nenhuma situação mostrada no anime tem relação a fatos reais (a mensagem no inicio de cada capitulo deixa claro isso), mas tem referencias historicas: sim o Japão foi um dos ultimos paises pós 1ª guerra a ter um serviço de inteligencia militar, menciona o Tratado Naval de Londres e sim haviam inumeras facções dentro do exercito (havia um exercito dentro do proprio exercito que é citado no ultimo capitulo: o Kwantung) e por aí vai, mas deixa isso para a Wikipedia...

    ResponderExcluir