07/06/2017

Resenha - Tamen De Gushi - Mangá


Informações
Nome: Tamen De Gushi
Sinônimos: SQ: Begin W/Your Name!; Their Story
Volumes: 1
Capítulos: 9
Lançamento: 2015
Gênero: Comédia, Escolar, Romance, Shoujo Ai, Slice of Life
Autor: Tanjiu

Sinopse: A romântica e divertida história de como Sun Jing e Qiu Tong se apaixonaram.

Tamen De Gushi significa Their Story, ou seja, A História Delas.

Sinopse da Mônica: Essa é uma história romântica, muito amorzinho e engraçadinha, de como Sun Jing, uma garota doida, divertida, romântica e que adora basquete, tenta conquistar o coração de Qiu Tong, uma jovem adorável, muito linda e fofa! Acompanhe essa incrível história de amor, cheia de timidez e fofura, de como as duas se conheceram e se apaixonaram.


Essa resenha não é sobre um mangá exatamente... Explicando de uma maneira bem simples: manhua é o mangá chinês e manhwa é o coreano. Resolvi ler Tamen De Gushi depois que vi algumas imagens muito bonitas desse casal em várias situações cotidianas. Apesar de estranhar no começo, pois é colorido e estou acostumada com o mangá japonês, logo me envolvi na história e passei a amar a obra!


História

Sun Jing e Qiu Tong são duas estudantes de escolas diferentes. Sun Jing começa a se interessar por Qiu Tong e decide fazer amizade com ela, mas por vergonha e timidez nunca consegue fazer isso direito. Através de um colega, Sun Jing acaba descobrindo o nome e o local onde Qiu Tong estuda. Com coragem, ela vai atrás da garota e se apresenta, mas Qiu Tong, com receio do que ocorreu anteriormente (e pensando que Sun Jing é louca e é mesmo), tenta fugir. No fim, o mal-entendido é desfeito e as duas se tornam amigas. A história vai acompanhar essa amizade se tornando algo mais romântico. É bem simples, mas muito bonito, divertido e emocionante.


Segundo o Tumblr, a/o artista responsável, Tan Jiu, postou suas ilustrações em redes sociais, como o Pixiv – um site japonês para ilustradores mostrarem seus portfólios. As ilustrações retratando um casal logo ficaram famosas, e os apreciadores ficaram curiosos para saber se Tan Jiu tinha pretensão de transformar as personagens em protagonistas de alguma história. Para sorte dos fãs, o romance por trás das famosas ilustrações virou Tamen de Gushi, postada periodicamente na página do/a artista na rede social chinesa Weibo. São pequenos capítulos, com uma estrutura que se assemelha ao das tirinhas cômicas japonesas, conhecidas como yonkoma. Fonte.

(Caso queiram mais informações, leiam aqui).

Sou apaixonada no Qi Fang ♥

A autora (ou autor, até agora não consegui descobrir com certeza) lança ilustrações mostrando o futuro das personagens como um casal, enquanto a história presente dá voltas e mais voltas. Eu gosto desse "sofrimento", dessa curiosidade, acho bem divertido ver como o relacionamento delas vai se desenvolvendo. E pelas artes que mostram o futuro, temos certeza que elas vão sim ficar juntas, mas para saber como isso vai acontecer, temos que acompanhar a história. Particularmente, adoro esse desenvolvimento lento e natural, não é uma história corrida, tem um ritmo calmo e gostoso de acompanhar, é bem fofinho e muito amorzinho! ♥~


Este manhua foi escrito em chinês e publicado na China (de acordo com o que pesquisei). Li que ele também é bem popular na Coréia. Apesar de ter um volume publicado, a história continua sendo lançada online (tem MUITOS capítulos). O que acho triste é que os capítulos são muito curtinhos, alguns são mais "longos", mas no geral são pouquíssimos painéis, é tipo 4-koma. Apesar de ter vários capítulos disponíveis, acabei lendo eles muito rápido, e agora sofro aguardando por mais.


Arte

Não é como os mangás japoneses! A arte é colorida, mas são cores bem suaves, um estilo meio aquarela, e o traço é bem leve, simples e muito bonito. Também é notável como a arte melhora no decorrer da série. Por ter traços leves, tinha a impressão de "movimento", especialmente quando eles estavam correndo ou jogando basquete. No começo dei uma estranhada, pois o estilo é diferente do que estou acostumada, mas após ler alguns capítulos, já me adaptei e comecei a apreciar essa lindeza. As personagens são muito fofas e os cenários são detalhados e bonitos!


Vale a pena ler?

Sim! Recomendo para quem quer ler um romance fofinho entre duas garotas. Gostaria de avisar que apesar de ser um shoujo ai/yuri, fiquei muito surpresa quando vi que havia um tipo de "subplot" shounen ai/yaoi, mesmo sendo pouco e bem discreto. O foco é o romance entre as garotas, mas também acompanhamos um pouquinho dos personagens secundários. Não tem nada de apelativo ou pornográfico, é um romance leve e bem-humorado. Shippo muito essas duas, além dos personagens secundários, e aguardo ansiosa por novos capítulos! ♥~

8 comentários:

  1. Gente eu amo esse mangá!é muito fofinho além de muito divertido!Lembro que li todos os capitulos lançados em uma semana de tão viciada que fiquei nele!Virei muito fã mesmo,um dos melhores romances que eu já li.Amei a resenha.<33

    ResponderExcluir
  2. Entendo como você se sente! Eu também estou sempre agoniado de tanto esperar. No começo eu só fui ver como era, pra matar a curiosidade e agora não consigo mais parar de pensar na história.
    Muito boa a resenha \(^o^)/

    ResponderExcluir
  3. onde posso ler? e sabe o motivo de demorar lançar os novos capitulos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu leio em inglês aqui:
      https://mangakakalot.com/chapter/tamen_de_gushi/
      Mas se procurar por ai você acha em português!

      Excluir