09/08/2017

Resenha - Sabishisugite Lesbian Fuuzoku ni Ikimashita Report - Mangá


Informações
Nome: Sabishisugite Lesbian Fuuzoku ni Ikimashita Report
Volumes: 1
Capítulos: 6
Lançamento: 2016
Gênero: Yuri, Slice of Life
Autor: Nagata Kabi


Sinopse: O mangá conta a história pessoal da autora, aspirante a escritora de mangás, que nunca tinha feito sexo, e nem se permitiu pensar no assunto fora dos mangás yaoi. A autora é uma mulher de 28 anos que vive na casa dos pais, uma desistente da faculdade que tem vivido uma vida solitária e insatisfatória. Ela estava caminhando para à auto-destruição até que percebeu que precisava viver por si mesma e preencher o vazio em seu coração. Uma das coisas que ela busca, é o abraço amoroso de uma mulher, então ela agenda um encontro com uma prostituta.


História

O pessoal viu no MyAnimeList que eu estava lendo Sabishisugite Lesbian Fuuzoku ni Ikimashita Report e pediram para fazer uma resenha no blog quando acabasse. Então aqui estamos! O título em inglês é "The Private Report on My Lesbian Experience with Loneliness", que seria tipo "o relatório privado sobre minha experiência lésbica com a solidão", com isso vocês já podem imaginar mais ou menos como é a história. Esta é uma compilação de um mangá originalmente publicado no Pixiv que conta a história de uma mulher que nunca teve relações sexuais e resolve contratar uma prostituta, mas vai muito além disso, é bem mais profundo.


OBS: Pixiv é uma comunidade online japonesa para artistas. É um site onde você pode postar e divulgar seus trabalhos. É possível encontrar ilustrações amadoras, fanarts, artes profissionais e até mangás. É bem legal ver que foi postado lá, fez sucesso e depois acabou sendo publicado de verdade! É uma ótima oportunidade para japoneses que queiram fazer mangás!


Nessa história, a autora conta sua jornada em direção a fase adulta, ela experimenta solidão, doença mental, distúrbio alimentar, confusão sexual e angústia geral sobre o estado de sua vida. Ao mesmo tempo que é cômico, é bem trágico, profundo e pesado, especialmente se você se identificar com algumas situações que ela passa. A franqueza da autora é assustadora e divertida. Ela relata suas falhas mais profundas e pensamentos mais sombrios sem constrangimento. Ela usa ironia, caricatura e outras coisas para criar um humor no meio de todo o fardo emocional. Ao mesmo tempo que a história partia meu coração, era divertido, é aquele tipo de mangá que você se emociona, ri e chora, e esses momentos são inesperados, mas quando chegam são poderosos e necessários.


Até onde entendi, essa história é baseada em fatos reais, como uma autobiografia ou algo assim, e me deu uma outra visão sobre como pode ser a vida diária de algumas pessoas no Japão. E quando estava procurando informações sobre o assunto, encontrei uma galera falando que viram uns tweets da autora comentando que a mãe dela leu o mangá! Fui no twitter verificar, mas não encontrei nada e não entendi muita coisa, pois está tudo em japonês né. Quem leu a história vai entender, parece bem constrangedor a mãe dela ter lido... Mas como o mangá foi publicado e até onde sei, fez sucesso, acredito que tudo terminou bem (se souberem de algo, deixem um comentário) ♥


Arte

O estilo da arte é adorável! Achei uma gracinha! Simples, mas cheio de expressão e vida. A autora faz um excelente trabalho na criação dos personagens, que são simples mas marcantes e a narrativa nunca fica confusa. Apesar dos temas pesados, a arte é "leve e fofa", o que me pareceu bem equilibrado. Além disso, é uma boa oportunidade de conhecer melhor muitos aspectos sociais da vida japonesa: como a sociedade lida com a saúde mental, por exemplo, mas também temas mais abrangentes, como a busca pelo amor e a compreensão, a luta de viver com a expectativas dos pais, encontrar um emprego e as dificuldades gerais de entrar na fase adulta.


Vale a pena ler?

Sim! Apesar de ser bem diferente de tudo que já li, foi uma ótima experiência e leria novamente. Não importa se você é mulher ou homem, lésbica ou hétero, a história é bem profunda e vai muito além disso, lidando com problemas de saúde mental e outros assuntos considerados "pesados". Recomendo! É uma leitura incrível! Só tome cuidado caso você seja sensível a esse tipo de conteúdo, ok? E apesar de ser um assunto bastante sombrio (e alguns achem triste), a autora enfatiza a importância do amor próprio. Esta é definitivamente uma boa história! <3


8 comentários:

  1. Ta aqui o Link para chegados <3 http://unionmangas.net/manga/the-private-report-on-my-lesbian-experience-with-loneliness S2

    ResponderExcluir
  2. Eu achei bem legal a história, principalmente porque estava procurando mangas com personagens com temas mais adultos e profundos. Eu lia as paginas que você publicava na pagina e no seu twitter. Vou começar a ler agora mesmo. Obrigado pela resenha Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi quase ao vivo! Fui lendo e postando no twitter hahaha Obrigada ♥

      Excluir
  3. Li faz um tempo e só posso dizer que é um amor de mangá! Recomendei até pra minha irmã mais velha.
    É tudo muito profundo e real, consegui imaginar cada cena e sentir um pouco do que ela sentia, e o traço é uma gracinha, como você disse.
    Fiquei muito feliz por ver uma resenha desse mangá.

    ResponderExcluir
  4. Uma bela resenha sobre um belo mangá, gostei!!!

    Sabishisugite Lesbian Fuuzoku ni Ikimashita Report é uma obra de arte, excelente modo que a autora acho para se expressar e passar a história, o traço simples em meio a vários acontecimentos pesados, e a apresentação da personagem, que é de longe a mais humana que eu já vi (até porque o mangá é uma autobiografia, não dá pra ser mais humano que isso ksksk)

    Só uma dúvida, você tem myanimelist ainda?

    ResponderExcluir