16/08/2017

Resenha - Tokyo ESP - Mangá


Informações
Nome: Tokyo ESP
Volumes: 16
Capítulos: 77
Lançamento: 2010 - 2016
Gênero: Ação, Drama, Sci-Fi, Shounen, Super Poderes, Sobrenatural
Autor: Segawa Hajime
Editora: Shounen Ace

Sinopse: Rinka Urushiba é uma estudante normal. Pobre e tendo o pai como única parte da família, ela vive uma vida comum, até o dia em que vê um pinguim voando atrás de peixes brilhantes e um desses peixes entra nela, lhe dando o poder de atravessar objetos sólidos. Então sua vida muda completamente, principalmente ao perceber que não era a única com poderes.

AVISO: A RESENHA DE HOJE NÃO FOI ESCRITA PELA MÔNICA.
ESSA RESENHA É UMA CORTESIA DO GABRIEL. OBRIGADA!


História

Tokyo ESP já te vidra na primeira página pela arte linda, mas a história em si é realmente muito bem detalhada e cheia de pequenas realidades. Ele seria algo como se os X-Men fossem um mangá, só que mais voltado para parte do drama. Rinka, uma garota já quase se formando no ensino médio, só tem o pai como família e é muito pobre, ela faz o máximo para viver sua vida, trabalhando meio período e tentando ser uma boa aluna. Um dia ela presencia acontecimentos muitos estranhos, e sem entender nada, ela acorda no outro dia atravessando o teto e caindo na sala, onde ela descobre que tem o poder de atravessar objetos sólidos. Kyotaro é um garoto que também presenciou os acontecimentos estranhos e também ganhou poderes. Ele diz que quer ser um super-herói e pede ajuda a Rinka, e é a partir daí que toda a história se desenrola.


Os pontos bons do mangá: primeiro, a história progride o tempo todo! É um daqueles mangás que não ficam enrolando, a história avança tão bem que às vezes as coisas parecem acontecer num ritmo que os próprios personagens não conseguem acompanhar, e isso é um ponto bom porque tira o personagem como centro e abre espaço para excelentes vilões brilharem também. Outro ponto que eu achei excelente, é que a história possui dois protagonistas distintos, mas não vou contar muito sobre isso porque tem pessoas que não gostam de spoilers.


Também quero avisar que esse é um shounen mais adulto, com cenas ecchi e lutas brutais, mortes, tortura e tudo isso. Não chega a ser tão pesado quanto outros mangás, mas tome cuidado caso você não curta esse tipo de coisa. Também tem muita comédia, e acho que é um dos pontos fortes da série, pois o humor e a seriedade do mangá se equilibram muito bem.

Uma das questões que mais me chamou a atenção foi como a história trata a questão de pessoas com poderes aparecendo no mundo, pois é feito de uma maneira bem realista, elas serem vistas como uma ameaça e tudo mais. Tokyo ESP mostra coisas como, se alguém com poderes tentasse sair de um país, coisas como tráfico de escravos e imigração ilegal. Os poderes na série também são muito bem utilizados, mesmo não tendo muito variedade e em vários momentos tem pessoas com poderes similares, eles são utilizados de forma única e criativa na maior parte do tempo.


Curiosidades

Tokyo ESP possui uma série de mangás spin-off e um anime.

A obra é do escritor de Ga-Rei, que teve a ideia de fazer um personagem como o protagonista de Matrix só que com o poder baseado em "pum".

Opiniões

Como um aviso: O ANIME É UMA BOSTA! Pelo menos comparado ao mangá, essa é minha sincera opinião de quem leu antes de assistir. O anime já começa bem a frente na história, possui uma direção de arte preguiçosa que deixa os personagens desfigurados, é aquela velha história da qualidade que cai com o passar dos episódios. Então fique avisado! Você pode sim assistir o anime, mas recomendo terminar de ler todo o mangá antes e assistir, pois o mangá é BEM MELHOR.


REFERÊNCIAS! Tokyo ESP é cheio delas! E o melhor, são referências descaradas mesmo!
Exemplos: O pai de Rinka é uma referência ao Wolverine; O pai de uma das secundárias é ao Leonidas; E o mestre da Rinka é ao Yoda!

Vale a pena ler?

Bom, Tokyo ESP é um mangá que vale a pena ser lido sim, muito mesmo! Possui uma história bem desenvolvida e personagens bem carismáticos, não é muito grande e é bem divertido. Se você já leu, deixe um comentário contando o que achou, mas sem spoilers ;)


2 comentários: