25/07/2018

Resenha - Hinamatsuri - Anime


Informações
Nome: Hinamatsuri
Tipo: TV
Episódios: 12
Lançamento: 2018
Estúdio: feel.
Gênero: Comédia, Sci-fi, Seinen, Slice of Life, Supernatural
Duração: 23 min.
Classificação: +13

Sinopse: Uma noite, um estranho objecto cai na cabeça de Nitta, um mebro da Yakuza. Dentro da caixa encontra-se uma jovem estranha chamada Hina. Ela tem poderes sobrenaturais tremendos, e Nitta encontra-se relutante a acolhe-la. Os poderes podem vir a dar jeito nos seus negócios de Yakuza, mas ele também corre o risco dela os usar nele! Sem falar, se ela não usar os seus poderes, ela perde o controlo e destrói tudo a sua volta. A vida estranha de Nitta e Hina juntos só está a começar…


História

Yakuza são muitas vezes abordados em series, anime e até em jogos como a franquia Yakuza da Atlus, eles são uma organização criminosa originária do Japão, muitas vezes responsáveis por contrabando, jogos de azar ou crianças sobrenaturais com poderes psíquicos.

Não acreditam? Basta assistirem Hinamatsuri, onde Nitta um Yakuza muito gente boa, acaba por se tornar “pai” de uma criança sobrenatural que lhe aparece em casa.

Hina, a criança em questão é muito engraçada e um amor de pessoa, pelo menos quando não está a ser um pequeno monstro, preguiçoso com o mínimo de habilidades sociais. Mesmo assim é bem visível o quanto ela gosta do Nitta, o mesmo vale para ele, que apesar de ter muitos momentos onde reflecte o trabalho que Hina dá, está sempre desposto a ajuda-la e trata-la como se fosse da sua família.


Os dois têm uma excelente dinâmica e os diversos momentos que passam juntos são muito engraçados, mas a história não fica por aqui, para além deles temos outras duas jovens muito importantes para a história e a sua comédia.

Uma delas é Anzu, outra criança sobrenatural que ao contrario de Hina teve que trabalhar no duro para sobreviver, tornando-a num ser angelical que dá valor as pequenas coisas da vida, fazendo um excelente contraste com os outros personagens menos inocentes e pobres da obra. Ela é realmente um amor de pessoa e acho que ensina boas lições de moral e ética, todos devíamos almejar ser como ela um dia.

A outra personagem, que por sinal é a minha favorita, é a Hitomi que ao contrário do restante elenco tem uma vida muito normal, pelo menos até se juntar a dupla principal e acabar envolvida em todo o tipo de situações estranhas pelo simples facto de ser uma criança muito eficiente. Cada vez que ela aparece em cena é impossível não rir das situações em que se mete ou das reacções que ela tem para com as mesmas, sem dúvida a responsável pelos momentos que achei mais hilariantes.

Best Girl!!

E isto é Hinamatsuri, um anime repleto de personagens carismáticos e engraçados que demonstram a importância da família e dos amigos, pois por mais divertidos que sejam os segmentos de comédia, a meu ver o sentimento que prevalece é que no fundo todos se importam muito uns com os outros, independentemente dos seus defeitos.

O único ponto negativo seria o final em aberto, acredito que poderiam ter escolhido outro momento para acabar o episódio, mas quem sabe não venha outra temporada.


Arte

Hinamatsuri tem uma animação muito boa e consistente, animando bem a forma como os personagens agem, o que não espanta quando vemos nomes como Ryo Araki e Tetsuya Takeuchi entre os envolvidos no projecto, mesmo Kenro Tokuda que eu desconhecia teve alguns momentos de destaque.

A obra também tem algumas cenas de acção muito bem-feitas, especialmente a luta final da Mao que me deixou com uma enorme vontade de assistir animes de artes marciais.

Músicas 

A abertura tem uma música bonita e algumas cenas que são spoiler, mas que só fazem sentido no panorama geral. Agora o encerramento foi sem dúvida o meu favorito, pelo simples facto de ter uma música lindíssima cantada pelo seiyuu do Nitta.

Abertura:
"Distance" - Rie Murakawa

Encerramento:
"Sake to Ikura to 893 to Musume" - Yoshiki Nakajima
"Shashinchou" - Yoko Ishida (ep 6)


Vale a pena ver?


Hinamatsuri a meu ver foi um dos melhores animes da temporada e todo ele é uma comédia consistente e super divertida, se gostaram de obras como Dragon Maid acredito que este vos vá entregar uma boa experiencia. 

6 comentários: