28/04/2019

Resenha - Violet Evergarden - Anime


Informações
Nome: Violet Evergarden
Episódios: 13
Lançamento: 2018
Estúdio: Kyoto Animation
Gênero: Fantasia, Drama, Slice of Life
Duração: 23 min.

Sinopse: Há palavras que Violet ouviu no campo de batalha que ela não consegue esquecer. Essas palavras lhe foram ditas por alguém que ela gosta muito, mais do que qualquer outra pessoa no mundo… Mas Violet ainda não entende o significado delas. Violet Evergarden, uma jovem conhecida como uma arma, deixou o campo de batalha ao término da guerra para começar uma nova vida em um Correio de Serviço Postal. Lá, ela é profundamente impressionada pelo trabalho das Auto Memories Dolls (Bonecas de Memórias Automatizadas, referência para o início da profissão, quando apenas autômatas do tamanho de bonecas redigiam as cartas), mulheres que assimilam os pensamentos das pessoas e os convertem em palavras. Violet começa sua jornada como uma Memorie Doll e se depara por diversas vezes com as emoções múltiplas de diferentes pessoas e diferentes formas de amor. E todo esse tempo procurando apenas uma coisa: o significado daquelas palavras que ouviu de alguém que ela gosta muito.


História

Não sei bem por onde começar essa resenha. Primeiro de tudo, faz muito tempo que vejo o pessoal falando desse anime e elogiando e recomendando, então eu criei expectativas. O erro começa ai. Expectativas atrapalham e acredito que nesse caso foi péssimo eu ter demorado tanto para ver esse anime. Eu li tantas coisas boas sobre ele que mesmo sem querer, criei expectativas altas demais, e elas não foram atendidas. Esperava que fosse super triste, um anime sofrido de guerra, dor e sofrimento... Foi triste? Foi. Tanto quanto eu esperava? Não. Chorei? Sim. Rios de lágrimas como ouvi boatos? Não, apenas 2 ou 3 lágrimas nos episódios finais. Na verdade, eu esperava que o anime fosse MUITO mais triste do que ele realmente é.


Quem me conhece e lê as resenhas aqui, sabe que eu choro por tudo, foi bem estranho eu não ter conseguido me conectar com a história e os personagens e me emocionar. Mais uma vez, acho que foram as expectativas que estragaram a experiência. Não estou aqui para falar mal ou criticar duramente a obra, essa não é a proposta do blog, basta ler outras resenhas que você vai perceber. Vou apenas dar minha mais honesta e pura opinião. "Violet Evergarden é, acima de tudo, uma obra sobre pessoas, sonhos e sentimentos. Sobre as dores da guerra, suas consequências e reflexos muitas vezes incuráveis, transmitida por personagens simples, mas palpáveis."


Houve um bom desenvolvimento da protagonista, mostraram claramente o amadurecimento emocional dela. Eu geralmente prefiro histórias que "continuam", mas vários episódios eram casos únicos, onde os personagens só apareciam uma vez e tchau. Eu entendi que a história é sobre a jornada de Violet em busca de entender seus sentimentos e emoções, e esses casos foram uma maneira de mostrar o crescimento dela. Mas para mim foi difícil me emocionar muito com personagens que não tive uma ligação, entendem? A pessoa aparecia, contava algo triste, depois nunca mais voltava. Se você focar na protagonista, faz sentido, mas não consegui me conectar emocionalmente com os outros personagens. O que me chamou mais a atenção foi o major, mas ele aparece bem pouco. "Todo o plot é focado na Violet, logo, grande parte do desenvolvimento está também focado nela à princípio, e até então pouco se sabe dos demais personagens."


Quando falei no grupo que queria ver algo triste para chorar, geral recomendo Violet Evergarden. Logo de cara fui surpreendida pela animação! Só fui perceber que não estava curtindo muito a história lá pelo episódio 4. Fui no grupo falar que não estava rolando uma conexão com o anime, mas me garantiram que eu ia chorar e a história era triste. Sei que quem amou o anime pode ficar chateado com isso, mas eu meio que só vi por ver... Tipo, já que comecei vou até o fim. Me parte o coração quando todo mundo gosta do anime mas eu não consigo gostar. Mas isso não significa que odiei, apenas não foi uma experiencia 10/10 para mim...


Animação

Independente do que achei da história, de uma coisa não posso reclamar, da arte. Essa é sem sombra de dúvidas uma das animações mais lindas que já vi na minha vida. Não é a toa que quando o anime saiu, todo mundo estava falando sobre ele e elogiando. Não tem um defeito, aos meus olhos, tudo estava impecável. Os cenários, os personagens, os detalhes, é tudo muito rico e muito bem feito. Só teve dois motivos que me mantiveram assistindo até o final: um deles era para saber porque todo mundo gosta tanto dessa história, e o outro era pela animação. Sério, Kyoto Animation se supera cada vez mais! Tenho MUITO orgulho de falar que é meu estúdio preferido!


Músicas

A abertura é linda, a voz da cantora é maravilhosa! Eu tinha que ficar lutando contra a Netflix porque ela queria pular a abertura toda hora hahaha

Abertura:
"Sincerely" - TRUE

Encerramento:
"Michishirube" - Minori Chihara
"Believe in..." - Aira Yuuki


Vale a pena ver?

Mesmo que não tenha rolado uma conexão emocional no meu caso, ainda achei válido assistir. O anime não foi tudo que eu esperava, mas ainda sim é um bom anime. Caso você queira ver algo sofrido e triste, é uma boa recomendação, só não espere que seja o mais triste do mundo, porque não é. Honestamente, só pela animação 10/10 já vale a pena hahaha


"Eu tenho o direito de viver?"

2 comentários:

  1. Fiz uma review desse anime no meu canal regada a decepções. As pessoas são induzidas a ver por conta da animação impecável, mas a história é em sua maior parte decepcionante. O episódio mais triste é o 10 e o resto é dispensável, não gostei quando esqueceram o cliffhanger do passado da Violet, que é quando termina um ep e mostra ela em um navio ensaguentada, e aí no próximo é uma história chata pra cacete sem nenhuma conexão.

    ResponderExcluir