23/06/2019

Resenha - Castlevania - Anime


Informações
Nome: Castlevania
Episódios: 32
Lançamento: 2017 - 2021
Estúdio: Power House Animation
Gênero: Ação, Horror
Duração: 23 min.

Sinopse: Um caçador de vampiros luta para salvar uma cidade de um exército de criaturas controladas por Drácula.


História

Desde a sua criação em 1986 que Castlevania vem sido uma franquia muito querida entre os fãs e a já muito que os mesmos anseiam por uma nova entrada, no entanto a Konami não parece estar interessada. Felizmente temos o anime Castlevania da Netflix que vem revitalizar o amor dos fãs por está historia que segue três jovens na sua caça ao Drácula. 

O primeiro personagem com que temos contato é Trevor Belmont, um jovem solitário e o ultimo descendente da família Belmont. Sendo um caçador de vampiros, Trevor vai ser uma das grandes fontes dos deliciosos momentos de ação, mas também é igualmente responsável por diversas gargalhadas devido a sua personalidade orgulhosa. 

As coisas acabam por ficar muitíssimo mais interessante quando o mesmo se junta a Sypha, uma feiticeira e a Alucard, o filho de Drácula. Este é um trio que demorou um bocadinho até se darem bem, grande parte devido ao conflito entre Alucard e Trevor que em muitos casos pareciam crianças revoltadas, mas que rapidamente entraram em sintonia no decorrer dos combates. 

Se observarem na internet vão descobrir milhares de pessoas que adoram esta pequena família e proclamam que eles se amam, mas esse é capaz de ser um dos poucos pontos negativos que observei na obra. Enquanto que em combate eles são unha com carne, fora senti que os dois humanos deixaram o Alucard muito de aparte, sem falar que foram extremamente frios perante a posição do mesmo. 

Quer dizer vampiro diabólico ou não Drácula é o pai do jovem e como "amigos" eles deveriam ter se demonstrado mais simpáticos perante um companheiro que vai caçar o pai para salvar uma raça que se for preciso o mataria na hora.


Aproveitando que tocamos no grande vilão da obra, Drácula foi uma das personagens mais cativantes e sem duvida a grande estrela do anime. Cada segundo que ele aparecia deixava me colada a tela e ver como um ser tão grandioso se ia autodestruindo foi uma das coisas mais fascinantes.

Outro grande ponto a favor do famoso vampiro é a sua trágica historia, depois de a presenciar até nós espectadores humanos partilhamos da mesma vontade de ver toda a humanidade a sofrer. O sentimento vai se alastrando conforme presenciamos pessoas como grande parte dos membros da igreja que conseguem ser mais monstros que muitas criaturas das trevas. 

Mas nesse aspecto acho que a obra poderia ter demonstrado um lado mais positivo, afinal é verdade que a Igreja não está isenta de maldade como já foi provado ao longo da historia, mas ela também não é 100% má. Um mero vislumbre de que a humanidade não está completamente condenada teria sido agradável. 

Independentemente a verdade é que as duas temporadas de Castlevania são um produto de enorme qualidade, desde as intrigas da corte de Drácula até ao as aventuras do nosso trio principal. Só uma pena não termos tido mais momentos da infância de Alucard, que a meu ver teria sido perfeitos para conseguirmos simpatizar mais com este icônico personagem.

Patrick Stannard

Animação

Se a componente narrativa de Castlevania é um prato robusto e completo, a animação é uma sobremesa que existe simplesmente para nos fazer felizes (ou não dependendo da vossa sensibilidade para com momentos de gore).

Tudo desde o belíssimo design dos personagens para as lutas extremamente fluídas e bem coreografadas está produzido com um pedigree que normalmente esperamos de grandes estúdios como Bones.

E por isso a Powerhouse Animation está de parabéns, pois soube pegar na obra prima que é o material original e recriar todo um mundo realista com cenários capazes de cortar a respiração, sem falar dos incríveis efeitos como o fogo que foram criados de forma tão magnifica que depois de ver o anime perdi horas a analisar a sua composição.

Falando no estúdio vale referir os grandes animadores que se depararam no meu radar e que rapidamente viraram uns dos meus favoritos como é o caso de Spencer Wan, Guzzu, Samuel Deats, entre muitos outros.

Caso tenham curiosidade fica o link do Sakugabooru onde podem ver alguns genga da animação, vale salientar que os próprios animadores disponibilizaram-se para identificar os responsáveis por alguns dos momentos prediletos dos fãs.


Música

A abertura é simplesmente fantástica,  fazendo uso de uma paleta inteiramente a preto e branco, temos uma obra de arte de 1 minuto onde nos é apresentado perfeitamente o tom da série. O meu único problema foi que infelizmente a Netflix corta praticamente a abertura toda conforme os episódios vão passando.


Vale a pena ver?

Quando saiu despertou o interesse de muita gente, mas se por algum motivo ainda não assistiram e gostam de obras de ação com gore, então não percam mais tempo e vão ver!

2 comentários:

  1. Parabéns pela análise, bem completa, eu sou fan da série desde que tinha 8 anos quando joguei o primeiro jogo lançado para Nintendo, depois joguei quase todos os outros, eu estava com receio quando anunciaram, pois pensei que não iriam dar a devida importância. Porém, gostei muito quando assisti, o que eu achei péssimo foi a dublagem do Drácula, não tem emoção, e aquele sotaque do dublador não tem nem um pouquinho de classe, o que um vampiro de centenas de anos tem de sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ^^ Eu admito que demorei até finalmente jogar, mas rapidamente me apaixonei pelos jogos. Realmente agora que comentaste a voz era demasiado lenta e pensando melhor acho q numa escala menor os outros também podiam ter tido uma dublagem mais viva em alguns momentos.

      Excluir