09/06/2019

Resenha - Hinomaru Sumo - Anime


Informações
Nome: Hinomaru Sumo
Episódios: 24
Lançamento: 2018-2019
Estúdio: Gonzo
Gênero: Artes Marciais, Esportes, Shounen
Duração: 23 min.

Sinopse: É um ritual divino, uma arte marcial, um esporte de combate, é sumô! Um novo aluno, Ushio Hinomaru, aparece diante do fraco clube de sumô da Oodachi High School. As palavras "grande" e "pesado" são as regras para este esporte, mas elas não se encaixam neste novo membro do clube. Porém, seu objetivo é conquistar o título de Yokozuna, o maior lutador de sumô!


História

O que me fez assistir esse anime foi minha curiosidade sobre o sumô! Sempre que vejo algum anime sobre algo bem tradicional da cultura japonesa, fico com vontade de ver para aprender sobre o assunto. Já assisti vários animes com a intenção de aprender mais sobre algum tema específico, afinal, anime é cultura e conhecimento hahahahaha

A história é sobre um jovem chamado Hinomaru que quer praticar sumô profissionalmente. O problema é que ele é muito baixinho e pequeno! Então acompanhamos Hinomaru mudando o clube de sumô e as pessoas ao seu redor, vemos seu crescimento e amadurecimento, junto com os outros personagens. Eles enfrentam desafios e muitas lutas, tudo para ajudar Hinomaru a realizar seu grande sonho.


O sumô não é apenas um esporte no país. É uma cerimônia que abre uma janela para o passado, calcada na tradição e na essência do que é ser japonês. Rituais rígidos estabelecem um código de conduta, e ser nascido no exterior não é desculpa para não receber um tratamento tão duro quanto o conferido aos nativos.

Todos os lutadores devem usar trajes tradicionais em público, inclusive um coque como o de samurais. Nas competições, o triunfo e o fracasso devem gerar a mesma reação impassível. Em conversas, o lutador deve ser um modelo de humildade e falar suavemente, comportando-se com hinkaku, ou dignidade. O status é tal que estranhos se curvam quando cruzam com eles na rua.

Fonte.

Nos primeiros episódios eu estava super empolgada e animada, mas no meio da temporada eu desanimei bastante, quase larguei o anime, porém nos últimos episódios ele voltou a ter a emoção que tinha antes. Quem acompanha a página no Facebook me viu falando bem, reclamando, falando bem de novo... Meu maior problema com o anime foi ele ser rushado, como os jovens dizem. Teve um ponto em que parecia que eu tinha pulado episódios de tão rápido que a história avançou. Eu sempre conferia o episódio anterior para garantir que não pulei nenhum sem querer. Como acompanhei enquanto era lançado, sempre batia um medinho de ter perdido algum episódio. Mas isso nunca aconteceu, o anime só foi apressado mesmo. Era bem estranho e fiquei bem triste, pois é um anime interessante e tenho um amigo que lê o mangá e adora a história! Gostaria que tivessem feito o anime com mais carinho.


Animação

A animação não é feia mas está longe de ser uma obra prima. Tem momentos legais mas na maioria a arte é bem mediana. Na hora da ação e das lutas, não tem muitas imagens em movimento. Vi um pessoal reclamando disso, mas já vi animes piores. De modo geral achei ok.

Músicas

Eu fiquei viciada na segunda abertura! Estou ouvindo até hoje hahaha A primeira também é ótima!

Aberturas:
"FIRE GROUND" - Official HIGE DANdism
"Be the NAKED" - Lead

Encerramentos:
"Hiizuru Basho" - Omedetai Atama de Naniyori
"Sakura Sake" - Yoshida Yamada


Vale a pena ver?

Se você procura um anime com lutas frenéticas e muita ação, talvez Hinomaru Sumo não seja do seu agrado, mas se você assim como eu tem interesse em aprender mais sobre coisas tradicionais do Japão assistindo animes, acho a recomendação válida. O Japão é conhecido por sua rigidez e exigência, se você pesquisar sobre "o lado obscuro do sumô" pode acabar encontrando muitas verdades tristes sobre o esporte e os atletas. Fiquei bem bolada lendo sobre o assunto. Mesmo assim gostei de acompanhar! Não é um dos melhores animes de esporte que já vi, mas foi interessante aprender um pouco mais sobre sumô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário