Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15/07/2019

Resenha - Toki wo Kakeru Shoujo - Anime


Informações
Nome: A Garota que Conquistou o Tempo (Toki wo Kakeru Shoujo)
Lançamento: 2006
Estúdio: Madhouse
Gênero: Drama, Ficção Cientifica, Romance
Duração: 1hr 38min

Sinopse: Quando uma adolescente percebe ter controle sobre o tempo, descobre que bagunçar a história tem consequências.

História

O filme conta a história de Makoto Konno, uma garota do colegial que , após esbarrar acidentalmente em um estranho objeto no laboratório de sua escola, acaba ganhando o poder de viajar para o passado. Ela usa sua habilidade pela primeira vez após quase morrer atropelada por um trem. Makoto  procura sua tia, apelidada de Witch, e conversa com ela sobre o assunto, após isso, descobre que para viajar no tempo ela precisa literalmente saltar, pular. Makoto passa, então, a viajar para o passado constantemente, pelos mais irrelevantes motivos, como adivinhar a jogada que seus amigos, Chiaki e Kousuke, vão fazer durante o baseball, ou cantar músicas ilimitadas no karaokê. A tia Witch afirma que, se ela está se dando bem com esse poder, alguém deve estar sofrendo em seu lugar. Entretanto, ela não pensa nas consequências que isso pode trazer e acaba alterando seu próprio destino, desfazendo ações importantes, como o convite de Chiaki para sair. Aos poucos, vamos percebendo que as palavras da tia Witch são verdadeiras, pois Takase parece estar sofrendo toda a má sorte que estava reservada à Makoto. Com certo atraso, a protagonista também percebe que suas viagens no tempo são cruéis em relação às outras pessoas, pois ao alterar seu próprio destino, Makoto também está mexendo com as emoções e atitudes de todos a sua volta.

Resultado de imagem para Toki wo Kakeru Shoujo

Em seguida, Makoto volta no tempo repetidas vezes para tentar conciliar a relação entre Kousuke e uma garota de outra turma, que gosta dele. Com isso, ela acaba usando demais a habilidade de regressar, e fica com apenas um salto temporal. Para descobrir mais sobre esse poder, ela volta ao laboratório no momento em que encostou no objeto estranho, logo no inicio do filme, pois tinha encontrado alguém fugindo do laboratório e associa essa figura às viagens no tempo. Ela não encontra ninguém no laboratório, mas recebe uma mensagem informando que Kousuke pegou sua bicicleta. Makoto se preocupa, pois a bicicleta está sem freio e pode causar um acidente. É a partir daqui que a história fica interessante, pois ao atender o telefone achando que era Kousuke, Makoto se depara com a seguinte pergunta de Kousuke: "Você está saltando no tempo?". Ela se desespera e volta no tempo para evitar esse questionamento, gastando seu ultimo salto no tempo, pois acreditava que Kousuke estava a salvo. Ela se engana, pois ele passa na sua frente de bicicleta, indo em direção ao trilho de trem. Entretanto, Chiaki faz o tempo parar para salvar Kousuke, então descobrimos que ele na verdade é o responsável por todas os saltos temporais. Ele conta sua história, afirmando que voltou no tempo apenas para ver uma obra de arte que seria exposta no museu da tia de Makoto. Eu acho que devemos entender esse motivo do Chiaki ter voltado no tempo não apenas como para simplesmente ver aquela obra, mas também como um resgate da beleza e do sentimento, que parecem perdidos na época dele. Chiaki faz o tempo voltar ao normal e some sem deixar rastros. Makoto fica chateada com isso, porém, mais tarde, descobre que tem mais uma chance de voltar no tempo. Ela usa para voltar ao momento em que tocou o estranho objeto, que agora sabemos ser uma ferramenta de viagem no tempo, para conversar com Chiaki sobre tudo que estava acontecendo. Makoto garante a Chiaki que a pintura estará lá no futuro e podemos entender que ela está afirmando que a beleza continuará presente no mundo. Ela então chora, ao perceber que não poderá passar mais tempo com Chiaki, pois ela está apaixonada por ele. Ou sempre foi, só que queria fugir daquele sentimento.

Resultado de imagem para Toki wo Kakeru Shoujo

Concluindo, Chiaki some novamente, dessa vez em definitivo, deixando Makoto e Kousuke no "passado" e voltando para seu tempo, porém promete que estará esperando por Makoto. Finalizo com um frase que aparece no inicio do filme, em inglês, "Time waits for no one", que eu achei muito legal. Traduzindo, "O tempo não espera por ninguém", que significa que não devemos brincar com o tempo, ou esperar por ele chegar, pois o tempo não se importa conosco, ele apenas é. Makoto quis brincar com o tempo e manipulá-lo da forma mais conveniente pra si, porém não percebeu que estava apenas se ferindo e ferindo as pessoas a sua volta. Chiaki, por outro lado, voltou no tempo para ver uma pintura, e acabou não vendo, mas ganhou algo muito melhor: amor, amizade e esperança. Essa é a mensagem que o filme nos passa: não brinque com o tempo, não espere o tempo certo, não lamente aquilo que poderia ter sido. Aceite as coisas como elas são, em seu próprio tempo, em seu próprio fluxo e faça do tempo seu aliado, não seu inimigo.

Resultado de imagem para Toki wo Kakeru Shoujo time waits

Animação

O Madhouse é um estúdio de peso, todos sabem disso. Mais famoso por animes de ação e cenas movimentadas, porém mostra nesse filme que, mesmo em 2006, já mandava bem em animações que devem ser focadas em expressão e movimento humano. O estilo usado me pareceu aquele Motion Caption, que captura os movimentos de pessoas reais como base para a animação. Casou muito bem com a trama, as cenas ficaram muito bonitas e fluídas, como as cenas dos saltos temporais. Porém, eu achei que abusaram do CGD em alguns momentos, o que não faz muito sentido em um filme de anime.

Resultado de imagem para Toki wo Kakeru Shoujo

Músicas

A trilha sonora do filme não foi tão marcante assim, mas também não comprometeu a experiência de um modo geral.

Abertura:
"Summer Sky" - Kiyoshi Yoshida

Encerramento: 
"Garnet" - Oku Hanako

Resultado de imagem para girl who leapt through time

Vale a pena ver?

Vale sim. Mas não espere que o filme seja excepcional em todos os sentidos e te marque pelo resto da vida. A animação é muito boa, então sua experiência visual será agradável. A trama tem alguns pontos de drama, emoção e comédia, então talvez pode causar algumas sensações variadas. Está bem classificado no MAL, com uma nota e 8,30, então foi bem avaliado pela critica popular. É um bom anime para se ver quando não há mais nada pra fazer e apenas isso.

Pontos negativos: a história demora a se desenvolver, em mais de uma hora e meia de filme, acontece pouquíssima coisa nos primeiros 60 minutos e coisas demais nos últimos 38, fato que pode dificultar o seu entendimento da trama. Na minha visão, o anime devia ter sido bem mais curto.

Pontos positivos: se o enredo deixa um pouco a desejar, o mesmo não se pode falar dos personagens. São todos muito interessantes, em especial a protagonista Makoto, que é bem divertida e sincera. A forma como o filme aborda o tempo e a arte, colocando questionamentos pertinentes, também é muito legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário