18/07/2019

Resenha - Zero no Tsukaima - Anime


Informações
Nome: Zero no Tsukaima
Episódios: 50 (4 temporadas)
Lançamento: 2006 - 2012
Estúdio: J.C. Staff
Gênero: Aventura, Fantasia, Ação, Romance, Magia, Ecchi, Comédia
Duração: 24 min.

Sinopse: A história se passa num mundo onde a magia impera e a diferença entre nobres e plebeus é sua capacidade de poder usá-la. No entanto, na Academia de Magia do país de Tristania, a jovem nobre Louise Françoise de La Vallière é tão desajeitada no manuseio dos elementos e tão incompetente na magia que seus amigos a apelidaram de "Zero Louise".


História

Zero no Tsukaima é uma light novel escrita por Noboru Yamaguchi, com ilustrações de Eiji Usatsuka. Como seu autor morreu em abril de 2013, a novel foi paralisada e, só foi concluída 4 anos mais tarde em 2017 com 22 volumes graças a rascunhos deixados pelo autor antes de morrer, além de que o editor da light novel sabia o final da série.

A história é sobre Louise Françoise uma garota arrogante que é péssima em usar magia, e que durante a cerimônia de invocação de um familiar acaba invocando um humano chamado Saito Hiraiga, que mais tarde seria revelado como Gandalfr o lendário familiar de um mago muito poderoso que uma vez salvou aquele mundo.


Zero no Tsukaima é da época em que ninguém sabia o que diabos era um isekai, e como um dos pioneiros do gênero ele ainda é muito melhor do que a maioria dos animes do gênero que são feitos atualmente para serem um CTRL C + CTRL V uns dos outros. Ele é o perfeito exemplo de como uma história pode funcionar muito bem usando os clichês a seu favor sem ficar cansativo ou enjoativo, apenas usando tudo equilibradamente, ressaltando que na época esses elementos eram novidade.

Sua história é muito simples e despretensiosa, em nenhum momento ela tenta ser algo grandioso, ao invés disso entrega uma excelente aventura de uma garota arrogante e seu familiar resolvendo os problemas que aparecem pela frente enquanto ambos evoluem como personagens no decorrer da série. Apesar de seu roteiro ser um tanto previsível em diversas situações e acabar entregando facilmente a identidade do vilão da vez, ainda rende bons acontecimentos e cenas de comédia de tirar o fôlego de tanto rir, aliás, a comédia é o território onde o enredo brilha, as constantes disputas pelo amor de Saito nos proporcionam excelentes momentos cômicos onde ele sempre acaba sendo explodido por Louise quando acidentalmente se envolve com outras garotas, e garotas apaixonadas pelo rapaz é o que não falta aqui, por mim poderia ter tido um final harém que eu não iria me queixar, pois os personagens são tão carismáticos que é impossível não tomar partido nessa briga e torcer por qualquer uma das garotas.

Louise e Saito formam um belo casal, mas suas idas e vindas em meio à constante indecisão da garota de assumir ou não o relacionamento dos dois por causa do fato de ela ser uma nobre e ele um simples plebeu costumam ser bastante irritantes, diria que esse é o único ponto negativo da série, pois se estende pelas 4 temporadas com esse dilema que poderia ser resolvido em no máximo 2 temporadas se a Louise decidisse enfrentar a todos para viver esse amor, até por que essa lenga lenga de termina e volta trocentas vezes me dá nojo.

Durante a maior parte do tempo Zero no Tsukaima possui uma trama episódica onde a cada episódio temos uma história de comédia diferente, sendo que a trama principal é apresentada nos 3 episódios iniciais e logo depois temos 4 ou 5 episódios com histórias aleatórias que tem pouca ou nenhuma relação com o plot dos magos do vácuo, mas que servem para desenvolver um personagem ou apresentar um novo que pode ser importante quando a trama principal volta a ser trabalhada nos 4 episódios finais.


Animação

Em termos de animação o anime não é lá grande coisa e tão pouco envelheceu bem. O design de personagens parece muito com os animes feitos nos anos 90, ou seja, designs simples com personagens de olhos bem grandes. Mas como na maior parte do tempo ele é um anime de comédia com momentos de ação pontuais, porém bem executados, uma animação simples não é um problema, só que parece muito datada.


Músicas

O anime possui uma trilha sonora muito boa que combina perfeitamente com o clima da série.

Aberturas 
"First kiss" – ICHIKO (1° temporada)
"I SAY YES" – ICHIKO (2° temporada)
"YOU'RE THE ONE" – ICHIKO (3° temporada)
"I'll Be There For You" – ICHIKO (4° temporada)

Encerramentos
"Honto no Kimochi" - Rie Kugimiya (1° temporada)
"Suki!? Kirai!? Suki!!!" - Rie Kugimiya (2° temporada)
"Gomen ne" - Rie Kugimiya (3° temporada)
"Kiss Shite↑Agenai↓" - Rie Kugimiya (4° temporada)


Vale a pena ver?

Se você quer ver um bom isekai que saiba dosar perfeitamente comédia e ação, além de ver o tradicional fanservice, então recomendo que dê uma chance para Zero no Tsukaima, mesmo que tenham enfiado 13 light novels na 4° temporada.

Um comentário:

  1. Acho zero no tsukaima maravilhoso em todos os aspectos. Sem dúvida nenhuma, o melhor anime do mundo na minha opinião. tudo se encaixa perfeitamente e com uma harmonia grandiosa. Os personagens são desenvolvidos muito bem. Não só os personagens primários, mas também os secundários. A maneira como cada um desenvolve a própria personalidade mediante sua própria maneira de viver é incrivelmente bem feita. O anime é divertidíssimo de assistir e te rende muitas risadas em cada episódio. Mas não se prende só a isso. há episódios mais dramáticos (como o último da segunda temporada), onde eles conseguem encaixar perfeitamente o sentimento com a ideia geral do anime. Zero no tsukaima não se prende só ao seu tema principal (romance e comédia) que é feito de forma maravilhosa, como também consegue encaixar outros temas na obra sem que cause estranheza ou deixe quem está assistindo insatisfeito. As ost são outro ponto excelente do anime. Cada uma é única e consegue carregar um sentimento enorme. Além de claro, combinar perfeitamente com a situação apresentada. Noburo Yamaguchi é pra mim sem dúvida nenhuma, um dos maiores gênios que já passou por esse mundo. Zero no tsukaima amassa completamente quase todos os outros animes do gênero, e se fosse mais conhecido, seria considerado um dos melhores animes já criado com toda certeza.

    ResponderExcluir