25/11/2019

Resenha - Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu - Anime


Informações
Nome: Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu
Episódios: 13
Lançamento: 2018-2019
Estúdio: Kyoto Animation
Gênero: Drama, Esportes, Escolar
Duração: 24 min.

Sinopse: Tsurune, o termo se refere ao som de uma corda feita quando uma flecha é disparada. Minato treinava arco e flecha quando era mais novo, mas depois de um certo incidente, ele se afastou do esporte. No ensino médio, Minato conhece novos amigos e juntos, como parte do clube de sua escola, eles pretendem ganhar um torneio.

O episódio 14 foi lançado depois, chamado Tsurune: Kazemai Koukou Kyuudoubu - Yabai.


História

A história mostra um garoto que acabou de entrar para o colegial. Ele reencontra dois amigos na nova escola, e eles são chamados por um professor que pede a ajuda dos três para reativar o clube de kyudo (esporte com arco e flecha). Mais do que um anime de esporte, essa história tem drama e emoção. Vamos acompanhando os personagens e vemos eles enfrentando seus medos e dificuldades, eles crescendo e se desenvolvendo, não apenas no kyudo, mas na vida.


Kyudo, "o caminho do arco", é a arte marcial japonesa do tiro com arco. Apesar da sua atual forma ter evoluído ao longo das últimas décadas, trata-se da mais antiga arte marcial japonesa. O kyudo é praticado como uma forma de desenvolvimento da pessoa em sentido integral, através do corpo nos seus componentes físicos e mentais. Segundo o Manual de Kyudo da Federação Japonesa de Kyudo, a verdade do kyudo está na unidade de três princípios: a estabilidade do corpo, a estabilidade da mente e a estabilidade do arco. Dedicar-se e concentrar-se completamente no tiro é, então, um objectivo que está para além do mero acertar o alvo.


Imagine um momento da sua vida que realmente o afetou, algo que o transformou na pessoa que você é hoje. Como seres humanos, somos obrigados a mudar de uma maneira ou de outra ao longo de nossas vidas. Especialmente na adolescência, podemos ser facilmente influenciados por outras pessoas e eventos ao nosso redor. O anime mostra personagens que enfrentam problemas internos, não apenas o protagonista, mas usando ele de exemplo, Minato luta contra seus medos e vemos como ele se sente. A história explora seu passado e como esses eventos influenciaram sua personalidade. É um tipo de autodescoberta em que o personagem precisa aceitar seu passado para seguir em frente e construir um futuro melhor.


Animação

Kyoto Animation. Preciso falar mais alguma coisa? Se você já está a algum tempo nessa vida otaku, com certeza conhece o estúdio! Assim como em seus outros animes, o estúdio fez um trabalho impecável na parte visual, criando cenas lindas de um jeito que só ele é capaz. Sou muito apaixonada no trabalho deles e é meu estúdio preferido. Tudo é bem feito, bem detalhado e bem caprichado. Reparem nos cenários, nos personagens, nas pequenas coisas. Tudo tem um brilho, uma iluminação espetacular, uma magia. Amo KyoAni ♡


Músicas

A abertura é incrível e bem animada! A música é realmente muito boa. Me enchia de inspiração! O encerramento é mais lento, é bem emocionante e tocante.

Abertura:
"Naru" - Luck Life

Encerramento:
"Orange Iro" - ChouCho


Vale a pena ver?

Sim! Diferente de outros animes de esporte, esse não é tão animado e agitado. É um anime mais calmo, porém muito emocionante! Além de ser uma obra muito bonita visualmente, o esporte é muito interessante e vale a pena conhecer. Tem um bom desenvolvimento de personagens e mesmo não sendo aquele típico anime esportivo que me deixa com vontade de fazer exercícios, a história me comoveu e me emocionou. Recomendo!

4 comentários:

  1. Outra boa pedida que vai pra minha "interminável" lista. Mas bem capaz que eu veja ele na frente pois é um dos últimos feitos pela Kyoani

    ResponderExcluir
  2. Realmente bem empolgante a abertura, até me lembrou um pouco Wotakoi, q é o ápice de animação tão animada que nunca pulo

    ResponderExcluir