27/05/2020

Resenha - Hora de Aventura - Outros



Sei que todo mundo já conhece ou já ouviu falar de Hora de Aventura, também sei que não é bem o foco do blog, mas amo demais e queria muito escrever sobre esse assunto! Acompanhei Hora de Aventura por muitos anos, é um dos meus desenhos preferidos! ♥ Se você nunca viu, recomendo que dê uma chance, vai te surpreender!

A transmissão original do piloto foi em 11 de janeiro de 2007. O primeiro episódio da série saiu em 5 de abril de 2010 e o último em 3 de setembro de 2018. Como tinha terminado faz tempo, agora em 2020 resolvi assistir TUDO novamente, pois na primeira vez eu fui acompanhando aos poucos, e é uma experiência diferente maratonar e ver tudo de uma vez. Percebi coisas que não tinha notado antes, além de ser mais fácil ver a conexão de alguns fatos e coisas que acontecem. Acompanhar o lançamento foi bom, mas maratonar também foi ótimo!


Hora de Aventura
(Adventure Time) é uma série de desenho animado americana criada por Pendleton Ward para o Cartoon Network. A série acompanha as aventuras de Finn, um garoto humano, e o seu melhor amigo e irmão Jake, um cão mágico. Finn foi encontrado numa floresta e os pais biológicos de Jake o adotaram. Finn e Jake habitam a Terra de Ooo, num futuro pós-apocalíptico depois da "Grande Guerra dos Cogumelos", sendo Finn presumidamente o último humano existente. Jake e Finn são aventureiros e heróis, frequentemente desbravando masmorras ou resgatando as várias princesas da Terra de Ooo.

É muito difícil falar da história, pois grande parte da emoção é ir descobrindo as coisas conforme você vai assistindo. Quem conhece o blog já sabe, não dou spoilers aqui. No começo pode parecer um desenho bobo e simples, mas conforme as temporadas avançam, vai ficando profundo e mega interessante! Eles realmente criaram uma história com passado, presente e futuro, não apenas para os personagens, mas para o universo em que eles vivem! É fantástico ir assistindo e aprendendo mais sobre tudo!

A verdadeira magia e o real poder dessa história está nos detalhes! Eles usam elementos das primeiras temporadas lá nas últimas. Às vezes deixam algo em aberto, mas depois de um tempo aquilo volta e mostram a conclusão. Muitos detalhes que parecem pequenos acabam se mostrando grandes reviravoltas! Esses detalhes podem ser objetos ou personagens ou alguma característica deles. Muitas vezes eu esquecia de algo, mas depois de uns episódios (ou depois de temporadas) aquilo voltava e eu ficava UAU!!! É um roteiro muito bem feito, só assistindo para entender!

Cada episódio tem em média 11 minutos de duração. Desde a sua estréia, Hora de Aventura alcançou um bom sucesso com a crítica, com uma grande quantidade de fãs entre adolescentes e adultos, apesar do inicial foco infantil (na minha opinião, definitivamente não é um desenho para crianças, tem muita violência e piadas com duplo sentido, além de mensagens profundas). Já foi indicado e ganhou vários prêmios, muitos o considerem um dos melhores desenhos animados da atualidade.


Um dos fatores que gosto demais nessa série, é que vamos acompanhando o crescimento e amadurecimento dos personagens. Na primeira temporada Finn tem 12 anos, e na última 17. Jake começa com 28 anos! Caso você queira saber a idade de cada personagem, recomendo esse link aqui. Eu fui vendo um por um e teve vários que me surpreenderam e e deixaram genuinamente chocada! É divertido!

Não apenas a idade deles, mas toda a história, a origem, o passado (além do presente e futuro), tem tanto para conhecer sobre eles. Gostaria muito de conseguir explicar meu amor pelos personagens, gosto demais mesmo, eles tem umas personalidades tão diferentes e únicas, que até os que odeio eu ainda gosto hahaha Parece confuso, mas o que quero dizer é que todos eles são especiais de alguma forma, independente se amo ou odeio, os personagens são únicos e inesquecíveis.

Não poderia deixar de mencionar o famoso caracol! O Caracol aparece em TODOS os episódios (excluindo apenas "The Wand" e "Food Chain"). Sua existência é inexplicada e ele aparece sempre em algum momento do episódio, frequentemente em locais que não são o foco principal da cena, como no chão, nos cantos ou em lugares nem um pouco convencionais, por exemplo, na cabeça de algum personagem. Está sempre acenando para o telespectador!


Na minha opinião, a primeira e segunda temporadas são bem simples, cada episódio mostra uma aventura diferente, novos personagens vão sendo apresentados, vamos nos familiarizando com os reinos, espécies, com o mundo deles em geral. O começo da terceira temporada segue a mesma linha, mas da metade para o final fica ainda melhor, dá uma aprofundada na história do Rei Gelado (além de introduzir Fionna and Cake). Sinto que Finn era uma criança inocente e pura, mas agora ele fica mais adolescente.

Os últimos episódios da quarta temporada mudam o modo como vemos as coisas, como vemos certos personagens. A quarta e quinta temporadas continuam com "cada episódio é uma nova aventura", porém vai ficando mais aprofundado, como já conhecemos os personagens, vamos entendendo melhor suas histórias. Na sexta temporada temos várias revelações, passados são mostrados, vemos origens não apenas de personagens mas também de objetos importantes na série.

As temporadas finais tem mais episódios que são continuação um do outro, no começo cada episódio era uma história única, mas no final uma história dura vários episódios. Do começo ao fim temos histórias mais bobas, outras mais profundas, umas tristes, umas felizes... Eu amo obras assim, que trazem várias emoções diferentes, é um desenho que consegue te fazer rir e chorar, te fazer refletir, te alegrar... Claro que é triste ter acabado, mas pelo menos não ficou sem final, igual muitos outros desenhos.

Mas a história não acaba exatamente, pois dizem que a aventura continua nos quadrinhos! Ainda não li as HQs, mas agora que revi a série, vou começar a leitura! E também, a HBO fez uma stream para comemorar os 10 anos da estréia de Hora de Aventura e nela divulgou a continuação do desenho! Diz a internet que vamos ter novas aventuras com Adventure Time: Distant Lands. Até o dia em que estou escrevendo isso no blog, não saiu ainda, mas aguardo ansiosa! ♥


Não sei exatamente o que quero realizar escrevendo tudo isso. Na verdade gostaria de escrever sobre todos os personagens, um por um, contar sobre cada um dos meus episódios favoritos, cenas marcantes, lições aprendidas, momentos inesquecíveis... Mas ia ficar algo tão grande, mas tão grande, além de muito desse conteúdo já existir por aí, não seria exatamente uma novidade. É que acabei de maratonar tudo e queria falar sobre, convencer outras pessoas a assistirem também, espalhar meu amor pela obra!

Inclusive, se você assistir tudo, recomendo ao acabar ir pesquisar análises, especialmente do último episódio (especificamente da última abertura). Se você souber inglês, melhor ainda, tem vários conteúdos mostrando coisas muito legais, detalhes que nem todos perceberam, coisas sobre o futuro dos personagens e do mundo deles. É bem legal se aprofundar e notar coisas novas que passaram despercebidas ou que não tinham sido entendidas num primeiro momento! Eu vi um monte de vídeos sobre o assunto e fiquei chocada com o tanto de coisas que deixei passar, mas me surpreendi positivamente com o poder de análise e observação dos fãs!

Se você nunca assistiu, mas se sentiu motivado a conhecer esse desenho maravilho, fico muito feliz! Vou ir ler os quadrinhos enquanto aguardados os novos episódios! Muito provavelmente no futuro, vou assistir tudo novamente, pois não me canso desses personagens e dessa história muito louca! Realmente alegra meu coração! ♥~

5 comentários:

  1. Se você souber inglês, recomendo fortemente o canal Uncivilized Elk, ele tem muuuuuitos vídeos super interessantes de Hora de Aventura! https://www.youtube.com/user/uncivilizedelk/playlists

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que teria continuação de Adventure Time, obrigado por me informar <3, a evolução dos personagens e como tudo é aprofundado é de fato mto divertido de ser assistido, uma experiência sensacional. Continuem com o blog

    ResponderExcluir
  3. Cara, como Hora de Aventura é fantástica.
    A 1ª vez que vi o desenho eu pensei: "esses caras usaram muita drogas pra fazer esse desenho nonsense, aff!" Sério, eu não tinha sensibilidade pra compreender essa obra.
    Na 2ª vez que eu fui ver por completo, me emocionei tanto. Tenho uma playlist da série que resume bem a vida de Finn e Jake (meu personagem favorito) no que tange a resolução de seus conflitos internos e a sua família.
    Como eu curtia enumerar todas as princesas que existiam em Ooo e e o magos por ordem de aparição *_* Meu herói favorito é o Lemonhope <3

    Tem uns episódios que pega tão forte no teu coração que dependendo da fase da sua vida, você se emociona forte, viu. Enfim, com certeza é uma série inesquecível e está na minha top list de animações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente depende da fase da vida em que você está! Eu já revi tudo em fases diferentes e sempre encontro novos significados e novas emoções!

      Excluir