26/07/2020

Zutara Week


Hoje começa a Zutara Week de 2020! Para comemorar, resolvi fazer esse post explicando mais sobre o evento e sobre o casal. Muito do que está escrito aqui, não é de minha autoria, mas sempre coloco a fonte de onde tirei o texto. Espero que gostem e apreciem essa maravilha!


"The week that started all fandom weeks". A semana que começou todas as "semanas de fandom". Zutara Week é a celebração anual do casal Zuko/Katara da série Avatar: The Last Airbender.  Com 13 anos de existência, os zutarianos de todo o mundo compartilham artes, fanfics e AMVs dos 7 temas diários da Semana Zutara todo verão. A Zutara Week foi criada originalmente em 2008 por Greenifyme e Trishna87 no DeviantART. Lyndezart é a anfitrião do evento desde 2012. Confira a história do evento na galeria original do DeviantART da Semana Zutara.

Fonte.
 

Cada dia da semana tem um tema específico que as artes dos fãs seguem. Todo ano os temas mudam (se você estiver vindo do futuro, confira nos links as datas e temas do ano atual), mas todos os outros dias do ano sempre são livres para fazer sua arte Zutara com o tema que seu coração preferir. Você pode encontrar postagens de Zutara usando sua rede social favorita, através de tags e hashtags. Se preferir, aqui estão alguns links oficiais que encontrei:

Tumblr
Twitter
Instagram
DeviantArt

Se você quiser saber mais sobre a possibilidade de Zutara ser real na história canon e sobre o famoso LIVRO 4 de Avatar: A Lenda de Aang que infelizmente nunca aconteceu, recomendo esse vídeo aqui do canal Mundo Avatar.


Agora que já sabem como funciona o evento, vamos falar sobre "os roteiristas de Avatar originalmente pretendiam que Zuko e Katara ficassem juntos?". Bem, é complicado.

Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino podem ter criado a ideia de Avatar, mas claramente era um projeto em grupo com muitos colaboradores, então a situação era que alguns escritores pretendiam que sim, enquanto outros que não. O primeiro plano era que Katara não terminasse com ninguém. Os personagens seguiriam caminhos separados no final da série, de acordo com IP Bible.

Este foi o epílogo original que Michael e Bryan escreveram para a Nickelodeon:

"Zuko reivindica o trono do Senhor do Fogo e promete trabalhar com o Avatar para restaurar a Nação do Fogo em seu devido lugar no mundo. Toph retorna ao Reino da Terra para trabalhar com o Imperador na reconstrução de sua nação. Katara e Sokka se reúnem com seu pai e navegam para casa para salvar sua terra e reconstruir a Tribo da Água do Sul. Aang e Momo se reúnem com Appa e voam em busca dos nômades do ar, pois Aang acredita que eles vivem em uma parte inexplorada do mundo. Como Avatar, Aang viajará pelo mundo, ajudando a restaurar o equilíbrio das Nações. No processo, ele alcançará o que sempre desejou - uma vida cheia de aventuras."


IP Bible foi criada por Bryke (Bryan e Mike) antes de atrair outras pessoas (como o escritor principal Aaron Ehasz), então esse epílogo e o produto final acabaram sendo diferentes. O enredo no IP Bible é bastante terrível porque, em poucas palavras, Bryke não são bons escritores. Muitos pensam que The Legend of Korra é inferior a Avatar: The Last Airbender justamente porque Bryke tinha mais controle e ninguém estava por perto para impedi-los de implementar suas terríveis idéias.

Parece que o romance Katara/Aang foi desenvolvimento depois enquanto eles escreviam a série, e isso aconteceu porque Bryke desenvolveu um "apego" com Kataang, à medida que a série progredia. Bryke detesta profundamente Zutara, mas não há dúvida de que Zuko/Katara foi considerado por alguns membros da equipe de Avatar em algum momento. Sabemos disso por causa dos extras de Avatar:

"Zuko originalmente seria o interesse amoroso de Katara."
— The Avatar Returns

"Os escritores e criadores brincaram com a ideia de Zuko e Katara se apaixonarem."
— The Ember Island Players

Muitos ignoram isso, chamando de "erros" criados pela equipe de marketing da Nickelodeon, sendo que na verdade foram escritos pelo escritor de episódios Joshua Hamilton. Apesar de todos os outros extras de Avatar serem amplamente aceitos, muitos ignoram os "erros" que confirmam Zutara.


Devido à falta de um plano concreto em termos de um final romântico, Katara poderia ter terminado com Zuko ou Aang. Até M. Night Shyamalan (diretor do filme O Último Mestre do Ar) confirma esse detalhe de que Bryke estava indeciso quanto ao interesse amoroso de Katara:

"Quando conheci Bryan e Mike, eles não haviam terminado a terceira temporada. A primeira conversa foi no meu quarto de hotel. 'Cara, eu tenho que saber isso. Isso é crítico! Isso tem que acabar. Se não acabar, eu não estou a bordo'. Eles disseram: 'planejamos três temporadas, uma para cada elemento que ele precisa aprender'. E eu disse 'ótimo'. Naquela época, eles nem tinham decidido onde as coisas terminariam, mesmo com quem Katara iria acabar. Todas essas coisas ainda não haviam sido descobertas. Tivemos conversas maravilhosas naquela sala, todos concordamos, apertamos as mãos e dissemos: 'Acabou. Vamos terminar a história'."


Desde 2011, estudantes de Berkeley (Universidade da Califórnia) de uma aula de filosofia disseram que Aaron Ehasz atuou como professor convidado e que ele queria um Livro 4 e ele preferia que Katara ficasse com Zuko, mas a ideia de Bryke era fazer uma trilogia de ação. As pessoas chamaram essas informações de "rumores infundados" por anos, até o próprio Aaron Ehasz confirmar no Twitter em 2019 que a possibilidade do Livro 4 era real, foi Bryke que não quis fazer:

"Na verdade, houve um momento em que todos pensávamos que faríamos uma quarta temporada.. Então veio o filme de M. Night. Que fique claro que M. Night queria que fizéssemos uma quarta temporada, mas Mike e Bryan queriam se concentrar no filme."

Ele deu respostas bastante vagas sobre a possibilidade de Zuko/Katara, provavelmente porque tem medo do frenesi dos fãs que isso geraria. Ele deu uma resposta que se apoiava fortemente no lado "sim" da equação, embora ele falasse sobre querer que os personagens evoluíssem seus relacionamentos organicamente.

Alguns escritores queriam que Katara acabasse com Zuko? Definitivamente. O casal Zuko/Katara teve um forte apelo ao público e a alguns membros da equipe. No entanto, Bryke sustenta que eles nunca quiseram que Zutara acontecesse. Porém, Bryke estavam mentindo em algumas entrevistas sobre Zutara nunca ter sido considerado. Curiosamente, o próprio Bryke chamou o casal Katara/Aang de "forçado".

Traduzi essas informações desse site aqui. Fiquem a vontade para ler o original em inglês.


Resumo: IP Bible descreve que Katara não terminaria nem com Aang ou Zuko, indicando que Katara/Aang foi uma ideia que surgiu mais tarde na produção. Joshua Hamilton, que escreveu os extras de Avatar, confirmou duas vezes que a possibilidade de Katara acabar com Zuko foi discutida pela equipe de roteiristas. M. Night Shyamalan também apoiou esta declaração dizendo que Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko não haviam decidido com quem Katara iria terminar antes do término do livro três. Essas alegações são rejeitadas pelos próprios Mike e Bryan, que insistem que o Kataang foi planejado desde o início. Conclusão: ou Bryke está mentindo ou todo mundo na equipe de produção está mentindo.

Tweet original.

Até Dante Basco e Mae Whitman, dubladores de Zuko e Katara (das vozes em inglês), comemoraram e criaram conteúdo para a Zutara Week.

Em uma entrevista de 2017, quando perguntado sobre Zutara, Dante Basco disse: "Eu torço por Zutara. Eu simplesmente amo Zutara. Eu pensei que isso iria acontecer e então simplesmente não aconteceu. Quem sabe, eu não estava por perto quando eles escreveram. Mas parecia que eles estavam escrevendo nessa direção e então eles meio que foram na outra direção. Mas eu entendo, é legal. Eu apenas gosto da ideia de fogo e água juntos."

O fandom até elegeu o dublador do Zuko como capitão do casal Zutara! Se você souber inglês, recomendo a leitura de Avatar: The Last Airbender: Reflecting on Zutara and What Could Have Been e também de why i ship zutara: a long-delayed meta.

"Eu amo Zutara porque não tem todas as respostas, porque, como a polaridade do Sol e da Lua, é nessa tensão e nessa ambiguidade que a beleza floresce. Eles não precisam ser perfeitos juntos, não precisam terminar casados ou com filhos, é o mero potencial deles se unirem, todas as infinitas possibilidades e os inevitáveis obstáculos de partir o coração que tornam o relacionamento deles tão bom. Totalmente humano e tão bonito. Fogo e Água não precisam se imitar para serem essenciais. É o reconhecimento da mutualidade que cria equilíbrio e totalidade."


O que está feito, está feito. Não há como mudar a animação. Mas como fã de Zutara, gosto de imaginar que houve a possibilidade real de eles serem um casal canon! ♥

2 comentários: