27/06/2021

Resenha - Fruits Basket: The Final - Anime


Informações
Nome: Fruits Basket: The Final
Episódios: 13
Lançamento: 2021
Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Comédia, Romance, Sobrenatural, Drama, Slice of Life, Shoujo
Duração: 23 min.

Sinopse: Centenas de anos atrás, os espíritos do Zodíaco Chinês e seu deus juraram ficar juntos para sempre. Unidos por esta promessa, os membros possuídos da família Souma sempre retornarão uns aos outros. No entanto, quando esses laços os roubaram de sua liberdade, isso se torna um fardo indesejado - uma maldição. Como líder da família, Akito está convencido de que ele compartilha uma conexão especial com os outros Soumas. Enquanto ele se apega desesperadamente a essa fantasia, o resto da família permanece isolada e reprimida com medo de castigos e punições. Tooru Honda, que se apegou aos Soumas, está determinada a quebrar essa maldição que os prendem. Seu companheirismo com seus amigos a incentiva a seguir em frente. No entanto, devido a revelações confusas, ela luta para continuar seus esforços. Com o tempo se esvaindo lentamente, Tooru enfrenta um futuro incerto na esperança de alcançar a liberdade de seus amigos.

Leia a resenha da primeira temporada aqui. E a resenha da segunda temporada aqui.


História

De modo geral, a primeira temporada foi uma introdução ao mundo e aos personagens. A segunda se aprofundou neles e em suas histórias, revelando mais sobre o passado e os sentimentos de cada um. Já a terceira é uma conclusão, tudo vai se encerrando e se explicando. Claro que estou generalizando, pois cada temporada tem seus momentos de glória. O anime tem sido um grande sucesso em todo o mundo, apesar de alguns acharem o enredo um tanto estranho, a obra tem surpreendido as pessoas e vi muitos considerando Fruits Basket o melhor romance de todos os tempos. Se é o melhor, não posso afirmar, pois muito varia de pessoa para pessoa, mas que é um romance muito especial que me marcou e vou levar para o resto da vida, isso com certeza!


Este anime é cheio de pequenos detalhes que você não vai entender até ter visto ele inteiro. Quando você assiste pela segunda vez, consegue perceber todas as pequenas coisas que estavam lá, mas não tinha notado da primeira vez. Coisas como diálogos ou ações dos personagens... Ao assistir de novo, você entende certas falas e comportamentos com muito mais profundidade.


Ao longo do anime, somos apresentados a muitas pessoas diferentes e as suas histórias, vemos suas dores e os sentimentos/situações complexas com que estão lidando. Cada personagem tem uma profundidade que vai além do esperado, oferecendo muito mais do que aparentam. É possível ver a experiência deles, o que passam e o que sentem, muitas vezes se identificando com aquilo. A obra trabalha com temas de trauma, abuso, tristeza, dor, culpa, amor, amizade, família e muito mais.


"A maldição talvez não seja uma grande construção mágica que transcende nossa realidade, mas na verdade uma consequência de indivíduos, que se recusam a ter empatia com os outros. Tohru é uma representação de alguém que tem bondade e paciência extraordinárias. Ela é um reflexo do desejo da autora de transmitir a sociedade mais gentileza, mais empatia e mais verdade. Ela esperava fazer do mundo um lugar mais amável, que mais pessoas sejam inspiradas pela generosidade e abnegação incondicional de Tohru, para que mais pessoas possam viver vidas mais felizes e menos sejam feridas. A mensagem que o anime está tentando transmitir seria para as pessoas viverem cuidando de todos ao seu redor e viverem com mais bondade."


Curiosidade sobre o nome da personagem:

Você pode encontrar o nome da protagonista escrito de diferentes maneiras. Alguns defendem que Tooru é a grafia correta deste nome de acordo com a romanização de Hepburn. O sistema de romanização Hepburn foi desenvolvido pelo Reverendo James Curtis Hepburn para transcrever os sons da língua japonesa para o alfabeto romano para seu dicionário japonês-inglês, publicado em 1867. Mas muitas traduções usam Tohru. São diferentes maneiras de romanizar o nome, mas ambos estão corretos. Inclusive, pode ser que você encontre Touru por aí também. Nenhuma opção está errada, todas romanizam o som do nome em japonês.


Animação

A animação continua no mesmo padrão, não notei perda de qualidade e não tenho reclamações. O anime continua visualmente muito bonito, com belos personagens e cenários detalhados. Parabéns ao estúdio pelo excelente trabalho durante todas as temporadas!


Músicas

A abertura dessa temporada tem uma vibe um pouco diferentes das outras, mas é ótima e a música é realmente muito boa. Sobre o encerramento, confesso que no começo não gostei muito, achei que deviam ter escolhido outra música e feito outro tipo de animação, mas após alguns episódios, ele acabou me conquistando e entrando no meu coração. Especialmente nos episódios mais emocionantes no final da temporada, quando cantavam "arigatou~ sayonara~" no encerramento, e eu lembrava que essa era a última temporada, me emocionava bastante!

Abertura:
"Pleasure" - WARPs UP

Encerramento:
"Haru Urara" - GENIC


Vale a pena ver?

Sim, vale a pena! O anime é uma das melhores obras que já vi. É genuíno, sincero e emocionante. Tem uma história "simples", mas muito bem executada. É um prato cheio para fãs de shoujo, pois tem muito romance e muito drama, boas cenas de comédia, um toque de sobrenatural e aquela sensação gostosa e calma de um bom slice of life. 

Aqui no blog normalmente faço resenha dos animes quando eles terminam de serem lançados, quando a obra já está finalizada ou faço apenas da primeira temporada, mas com Fruits Basket fiz uma resenha para cada uma das temporadas! Isso é algo inédito. Gostei tanto, que simplesmente não conseguia me segurar e fazia uma resenha cada vez que uma temporada terminava. O anime me emocionou demais! Os personagens e suas histórias me cativaram de um jeito que não sei explicar. Simplesmente me apaixonei e recomendo para todos os fãs de shoujo!


Resenhas no blog:

2 comentários:

  1. Olá, aceita parceria de link?

    https://animesonlinehd.org/ temos média de 10 mil visitas diárias, aguardo resposta!

    Contato: https://animesonlinehd.org/ ou animesonlinehd@protonmail.com

    ResponderExcluir