25/05/2022

Resenha - Fruits Basket: Prelude - Anime


Informações
Nome: Fruits Basket: Prelude
Episódios: 1
Lançamento: 2022
Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Drama, Romance, Shoujo
Duração: 1 hr. 28 min.

Sinopse: A história se concentra em Kyoko e Katsuya, os pais de Tohru.



História

Eu amo Fruits Basket e todo mundo que lê o blog já sabe (apesar de até hoje não ter tomado vergonha na cara para ler o mangá). Fiquei muito feliz de enfim ter conseguido assistir o filme! Ele é bem curtinho e os 30 primeiros minutos são uma recapitulação dos principais momentos de Tohru e Kyo ao longo das 3 temporadas do anime. No geral foi bom e posso entender que eles sentiram a necessidade de adicionar essas cenas, pois sem elas o filme teria menos de uma 1 de duração.

Depois da recapitulação, o filme realmente começa. Também chamado de The Story of Kyoko and Katsuya, acompanhamos a história dos pais da Tohru, como eles se conheceram e como ficaram juntos, até suas respectivas mortes. E para encerrar, temos cenas inéditas com Tohru e Kyo, escritas pela autora do mangá, mostrando o que aconteceu após o anime de televisão. Foi realmente emocionante e me fez muito feliz. É bem rapidinho, mas foi lindo!


Esperei ansiosamente pela história de Kyoko e Katsuya. Ouvi dizer que inicialmente eram para essas cenas fazerem parte do anime, mas foram cortadas. Achei que o filme cumpriu bem o papel de nos mostrar o passado deles e tampar esses buracos que ficaram em meu coração.


A história de Kyoko foi triste desde o início. Ela foi apresentada como uma pessoa nervosa e brava, mas isso não era tudo. Quando Katsuya a conheceu, ele viu sua natureza real, viu que ela só precisava de pessoas para amá-la, mas isso não lhe foi dado. Não vou me aprofundar para não dar spoilers, até porque é uma história bem curtinha, mas foi maravilhosamente emocionante.


A parte de lidar com o luto foi o que mais me tocou, por motivos pessoais. Quando percebi, estava em lágrimas. Ver a Tohru bebê e tão pequenininha salvou minha vida. Como pode uma criança ser tão iluminada!! É O AMORZINHO DA MINHA VIDA! Fruits Basket consegue mexer com minhas emoções facilmente. É uma das histórias mais belas, ao mesmo tempo mais trágicas, que já vi.


Agora vamos falar sobre a controvérsia da diferença de idade. Aparentemente, quando Katsuya e Kyoko se conheceram, ela tinha 13 anos e ele 21 (algumas fontes dizem 14 e 22). PEQUENOS SPOILERS: Kyoko era uma garota muito jovem e Katsuya um cara que trabalhava na escola dela. Tudo fica mais estranho quando Katsuya engravida Kyoko por volta dos 15-16 anos (?). Para completar, a situação doméstica de Kyoko era deplorável e violenta. Nesse caso específico, Katsuya é um verdadeiro santo. Ele tornou a vida dela melhor, ele a apoiou emocionalmente em uma situação impossível, e a fez se sentir amada de uma forma sincera e bonita. O que incomoda algumas pessoas é que isso não funciona assim na vida real. Um homem adulto com 20 e poucos anos, se interessar por garotas jovens com menos de 15 anos é extremamente bizarro.

"É apenas ficção." Eu sou uma mulher adulta, conheço os perigos da vida real e sei separar ficção da realidade. Não vou mentir, a diferença de idade deles me incomodou, mas ignorei isso para curtir a história. Porém, o mangá foi publicado em uma revista lida majoritariamente por mulheres, a maioria delas menores. Quando a história foi lançada, era mainstream tanto no Japão quanto fora dele, tornando-se um dos primeiros mangás a realizar algo assim. Fruits Basket retrata o abuso infantil, a violência doméstica e a perda dos pais de maneiras muito realistas. Sua narrativa sempre teve como objetivo transmitir a mensagem de que essas situações podem ser superadas. Então não acho certo usar o argumento "é ficção", porque muitos não interpretam a literatura dessa maneira, e eles podem ser influenciados negativamente por uma história de um autor que eles amam, ou induzir ao erro em ter expectativas irreais. Tenham cuidado.


Animação

A arte em geral mantem o padrão visto nas outras temporadas. Os cenários e as belas paisagens foram capazes de criar um visual contrastante e elegante que capturam o clima de todos os segmentos ao longo da história. Até os close-ups também estavam brilhando maravilhosamente. A animação dos personagens é ótima e não tenho reclamações.


Música

A trilha sonora é como de costume. O filme mantem a identidade da obra, seguindo os padrões das temporadas anteriores. A música de encerramento foi muito calorosa, suave, emocional e uma boa maneira de encerrar a franquia. Gosto muito das músicas de Fruits Basket.

Encerramento:
"Niji to Kaito" - Trio Oohashi

Vovô ♥

Vale a pena ver?

Vale a pena se você assistiu o anime. Não faria muito sentido alguém que não viu as temporadas anteriores ver o filme. Mas se você sentir vontade, siga seu coração! Fruits Basket é um clássico que nunca será esquecido e que mudou minha vida! Obrigada ao elenco e a equipe incríveis que fizeram uma adaptação fiel e mantiveram a franquia viva com uma bela qualidade de produção. Agora tudo o que me resta é finalmente ler o mangá e rever o anime ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário