17/12/2014

Resenha - Fullmetal Alchemist - Mangá


Nome: Fullmetal Alchemist
Nomes alternativos: Full Metal Alchemist, Hagane no Renkinjutsushi, FMA
Nome em japonês:  鋼の錬金術師

Informações:
Tipo: Mangá
Volumes: 27
Capítulos: 109
Publicação: 12/07/2001 – 11/06/2010
Gênero: Ação, Aventura, Comédia, Drama, Shounen, Militar
Autora: Arakawa, Hiromu
Serialização: Shounen Gangan

Sinopse: Ainda crianças, Edward e Alphonse Elric perderam sua mãe. Os irmãos decidem usar seus conhecimentos para tentar quebrar o maior tabu da Alquimia: a transmutação humana, mas a tentativa dá errado. Ed perde seu braço direito e sua perna esquerda. Já Al perde seu corpo por inteiro e só não desaparece de vez porque seu irmão conseguiu fixar sua alma em uma armadura de metal. É a lei da Alquimia, a “Lei da Troca Equivalente”. Assim começa a saga dos irmãos Elric que partem em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um Alquimista. O objetivo deles é exatamente usar a Pedra Filosofal para recuperar os seus corpos, porém, eles não são os únicos interessados no lendário artefato. Os homúnculos, misteriosas criaturas que parecem seres humanos, também estão atrás da pedra. Para facilitar a sua busca, Ed entra para o exército e passa a ser conhecido como Fullmetal Alchemist. A partir daí os irmãos Elric fazem uma viagem surpreendente, cheia de reviravoltas.


O mangá que li é em inglês e veio em um box, fiz dois posts sobre ele, caso não tenham lido, podem ler o que tem detalhes sobre a compra aqui e o sobre o box em si aqui. Se quiser saber TUDO sobre Fullmetal Alchemist, clique aqui. Agora vamos falar sobre o conteúdo do mangá!


A história
Não tem como descrever o quanto essa história é boa, somente lendo para entender sua grandeza! Essa autora é espetacular! Mesmo já conhecendo a história, já tendo visto todos os animes e sabendo como tudo terminava, foi lindo, não tem como não se emocionar! Esse é o ponto principal, FMA emociona. Você ri. Você chora. Fica bravo. Fica encantado. Acredito que é por essa razão que fez tanto sucesso e vendeu tanto e é o motivo pelo qual eu amo a história e os personagens! É emocionante, de todas as formas possíveis! Ensina várias lições de vida ♥

Deve ter sido difícil para quem acompanhou desde o começo, ter que esperar eternidades por cada capítulo, demorar anos para saber como tudo termina... Eu li em média um volume por dia, só quando me empolgava muito lia dois. O final é tão épico e é bem satisfatório, claro que gostaria que algumas pessoas ali não tivessem morrido e alguns fatores poderiam ter sido mais felizes, mas dai não seria a grande história que foi. É e sempre será uma das minhas séries favoritas de todos os tempos.

Box cheio! :)

Uma das histórias mais profundas e envolventes já feitas. Foi perfeitamente planejado e fez sentido durante todos os nove anos que durou, um feito impressionante quando você compara com outros mangás do mesmo gênero. Alguns ficam longos demais e perdem o sentido, perdem o foco, outros viram uma bagunça... Mas FMA se manteve firme e forte todo o tempo! Se você ler do início ao fim, você vai se surpreender com a coerência dos capítulos, não parece que foi elaborado ao longo de anos e anos.

Arakawa é absolutamente mágica quando se trata dos seus personagens, pois do início ao fim, não houve uma única pessoa desperdiçada. Todos os personagens são magníficos! Também é possível perceber uma grande profundidade filosófica, por trás de cada luta há um significado esperando para ser explorado. Nada neste mangá acontece por acontecer.

Você já perdeu muito tempo lendo esta resenha. Se você ainda não começou a ler FMA, você deve começar imediatamente. Ninguém deve deixar este mundo sem ler esse mangá primeiro!

Box vazio! :(

O mangá
Nunca achava a coleção completa para comprar por aqui no Brasil, então resolvi importar de uma vez. Comprei um box glorioso! Paguei MUITO caro mas não me arrependo nem um pouco ♥ É puro amor! A qualidade é impressionante, o papel é ótimo. Logo após terminar de ler já coloquei todos no plástico para a segurança deles. Tem gente que acha besteira embalar mangás, mas sinto que ficam mais protegidos contra poeira, especialmente a poeira... Também pode acontecer de chover, ai surge uma goteira e poderia molhar os mangás... Ou se alguma criança da família tentar colocar as mãos sujas neles, tudo bem, estão embalados! Plástico é segurança. Segurança é amor. Proteja quem você ama ♥ HAHAHAHAHA


Arte
A arte evolui ao decorrer da série, o que é a coisa mais normal do mundo, começar com uma arte "ruim" e ir melhorando, melhorando, ficando cada vez mais bonita. Nunca achei a arte feia, nem nos primeiros volumes, mas do meio pro final ela fica cada vez mais impecável.

Destaque
Algo que era muito bom mesmo eram os extras/bônus. As tirinhas no final dos volumes eram espetaculares! Até a própria autora disse em um deles que ela só estava escrevendo o mangá para poder fazer essas piadas do final haha

Tirei foto de todas as capas, caso alguém nunca tenha visto e/ou tem curiosidade de saber como é, algumas ficaram um pouco tortas, desculpe, era a emoção, tinha acabado de ler haha ♥



Novel.
No box veio uma novel junto, mas ainda não li. Dependendo de como for, posso fazer uma resenha só para ela. Por enquanto quero apreciar o mangá mais um pouco antes de ler outras coisas. Tenho essa mania, quando acabo um mangá/anime muito bom, não sinto vontade de ler/ver outro em seguida, gosto de "curtir o momento", refletir sobre a mensagem que passaram, essas coisas... Quando é algo que minha irmã já leu é até melhor pois dá para conversar com ela sobre o assunto. Não sei se mais alguém se sente assim... Inclusive as resenhas e posts do blog me ajudam nessa necessidade de compartilhar informações e detalhes sobre aquilo. 
Quando vejo algo tão bom como FMA, quero compartilhar com todos! Porque é lindo e perfeito ♥

5 comentários:

  1. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!

    Fiquei babando aqui!

    Espero que a JBC relance algum dia...

    http://gotasdexp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. que delícia de mangá cara

    ResponderExcluir
  3. Não tem o quê falar essa obra é simplesmente muito linda, e a história se desenvolve de uma forma que te prende.

    ResponderExcluir
  4. Melhor parte: "Ninguém deve deixar este mundo sem ler esse mangá primeiro", kkkk.
    Eu assisti o anime a muito tempo atrás, mas nunca li o mangá. Agora que a JBC vai lançar estava procurando resenhas para saber se valia a pena compra. Você me convenceu. Agora mal posso esperar para que lancem logo.

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã de Fullmetal Alchemist! Esperei muito pelo lançamento da JBC em 2016, fiz a assinatura, até o momento estou com os volumes 01 a 05 em minhas mãos. Assistir o anime FMA Brotherhood, que foi minha paixão. Já assisti duas vezes ano passado. Foi a obra mais grandiosa que já vi nas telas. A dublagem do Brasil é de alto nível. Gostei muito, me emocionei como nunca antes em qualquer filme/anime. Acho que eu fui para o mangá muito empolgado, mas o mangá me decepcionou um tanto, pelo simples fato: não há muita emoção, não há tanto mistério e nem suspense quanto no anime. Alphonce e Ed não tem tanta carga emocional como no anime. Eu leio outras obras de mangá, por exemplo: One Piece, Ataque dos Titãs, esses autores são fenomenais com expressões de alegria, tristeza, horror, desespero, suspense, mistério, adrenalina... Pontos que até o momento estão quase ausentes neste cinco volumes que li... Estou torcendo para que melhore, até porque já fiz a assinatura, rsrsrsrs. Eu estou fazendo uma leitura e me sentido vazio, até peguei o anime de FMA Brotherhood pra assistir de novo pra preencher o que falta no mangá. Obrigado Mônica pela analise!

    ResponderExcluir