26/05/2015

Resenha - Kokoro Connect - Anime



Nome: Kokoro Connect
Nome em japonês: ココロコネクト

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 13
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Escolar, Slice of Life, Sobrenatural
Lançamento: 2012
Produtores: Starchild Records, Silver Link, Sentai Filmworks, Enterbrain
Duração: 24 min. por episódio
Classificação: +13


Sinopse: A história gira em torno dos integrantes de um clube de estudos culturais (Yaegashi Taichi, Nagase Iori, Himeko Inaba, Yoshifumi Aoki, Kiriyama Yui) que viviam suas vidas normalmente até que de repente suas almas começam a trocar de corpo aleatoriamente. No início, os cinco estudantes se divertem em meio à confusão, mas esta situação também expõe as cicatrizes dolorosas escondidas dentro de seus corações. As relações entre os cinco alunos começam a mudar e tomam um rumo bem diferente.


Nossa, para achar esse anime foi meio complicadinho. Eu não queria ver ele em péssima qualidade, então fui procurar em vários lugares. Tentei ver online, mas todos os vídeos estavam muito ruins, sem HD, um horror. Ai tentei baixar (pois era em HD), mas não queria esses fansubs que fazem de qualquer jeito, e fansub bom que faz melhorzinho só tinha até o episódio 2, o resto estava fora do ar já. Então recorri ao anime com legenda em inglês mesmo (torrent é vida). Pelo menos saber inglês é bom para isso, baixei em blu-ray, qualidade excelente, imagem linda, legendas ótimas, músicas traduzidas, não só as falas mas as coisas escritas no quadro também eram traduzidas... A única coisa ruim de ver em inglês, é na hora de tirar prints para a resenha... Mas vou colocar legendas para vocês! E só para verem que não estou exagerando, olhem a diferença de qualidade de um pro outro:

Online (sem HD):


Em português (com HD):


Em inglês (blu-ray):


Vejam outro exemplo. Se clicarem na imagem, ela vai ficar maior e vocês verão a diferença, até porque assim pequena, nem dá para ver nada né...

Online (sem HD):


Em português (com HD):


Em inglês (blu-ray):

  
Talvez essas não tenham sido as melhores cenas que poderiam mostrar a diferença, mas acreditem, tinham e muitas! Para alguns de vocês isso pode até ser frescura, mas para mim, é legal, pois gosto de ver vídeos com boa qualidade (especialmente se você tiver um monitor grande, faz toda a diferença). Ainda mais porque sempre ouvi coisas muito boas a respeito desse anime, estava super ansiosa para ver. Kokoro Connect estava na minha lista a um bom tempo já, mas sempre acompanho muitas coisas que estão lançando na temporada e nunca sobrava tempo. Como essa temporada não estou acompanhando tantos assim, resolvi ver alguns que fazia tempo já que estava querendo.

"Não se esqueça de que gentileza também pode machucar as pessoas."

Novel

A novel tem 11 volumes e foi lançada entre 2010-2013. O anime não mostrou todo o conteúdo da novel, e pelo que pesquisei, parece que não tem muitas chances de haver mais temporadas não, então quem ficar curioso para saber o resto da história, vai ter que ler a novel mesmo. O anime teve um "final", teve uma conclusão, porém sem dar TODAS as explicações e mostrando novos personagens o que me deixou ainda mais curiosa. Se quiserem saber mais sobre cada volume da novel, a ordem, acontecimentos e informações, vocês podem ler aqui.

"Você deveria viver do jeito que você quer."

História

A história de Kokoro Connect gira em torno de um conceito sobrenatural, onde coisas estranhas acontecem com um grupo de amigos. Durante os 13 episódios, aconteceram 3 fenômenos diferentes, vou falar sobre cada um separadamente. Apesar desses fenômenos não serem idéias tão originais, como a troca de corpos (já vi isso em tantos filmes), senti que o anime trouxe esses acontecimentos de uma forma nova e divertida! Porque mesmo com o drama e coisas sérias acontecendo, sempre havia algo leve, algo que descontraia, e achei isso muito bacana.


Kokoro Connect conseguiu, na minha humilde opinião, usar humor e piadas sobre a vida escolar, junto com drama e fortes emoções de um jeito muito legal. Sentia que as piadas vinham no momento certo, não houve um drama super exagerado, foi um anime emocionante e bonito, além de engraçado. Só tinha um problema: quando o grupo de amigos é um número ímpar, podem apostar que alguém vai sair com o kokoro partido, pois eles formam casaizinhos e alguém vai ficar sobrando... Ou vocês acham que todos apenas continuaram amigos?

Outra coisa legal desse anime é que os personagens amadurecem e se desenvolvem. Eles não permanecem os mesmo, vão mudando e se adaptando. Conforme os fenômenos vão acontecendo, o passado é revelado, os problemas expostos, e eles são "forçados" a lidar com isso, e superá-los.

"Talvez seja impossível fazer alguma coisa pelos outros
sem pensar no que você pode ganhar com isso."

PRIMEIRA PARTE:

Taichi Yaegashi, Iori Nagase, Himeko Inaba, Yoshifumi Aoki e Yui Kiriyama são todos membros do Clube de Pesquisa Cultural. Um dia, Aoki e Yui chegam no clube e afirmam ter mudado temporariamente de corpo na noite anterior. Obviamente ninguém acredita neles, até que Taichi troca de corpo com Iori enquanto eles estão no clube, na frente dos colegas, e acontecem coisas bem divertidas com a presidente da classe, Maiko Fujishima, que é uma ótima personagem. E o anime segue nisso, eles trocam de corpo e é tudo bem engraçadinho, acontecem algumas confusões e tudo mais. O começo do anime tem bastante humor e é bem leve.

Cena em que o Taichi está no corpo da Nagase e a
Fujishima flagra ele "conhecendo" seu novo corpo.

No dia seguinte, o professor responsável pelo clube, Ryuuzen Gotou, aparece diante do grupo, e eles percebem que ele está possuído. Em inglês, ele era chamado de Heartseed, procurei como era no anime em português e achei Semente de Coração e Semente Coração, dependendo do fansub, então vou chamar ele de Heartseed mesmo, porque a tradução soa muito estranha.... Bem, dai ele revela que é o responsável pelas trocas de corpos e explica vagamente a situação. Então começam as especulações e as preocupações, e o drama entra em ação (até porque quem não ficaria preocupado com o que a outra pessoa faria enquanto está no seu corpo né).

"Vocês são apenas um pouco interessantes demais."

Quem já me conhece sabe, não gosto de dar spoilers nem de receber, obrigada então vou pular tudo o que acontece. Quem quiser saber mais, bem, veja o anime oras... Tudo o que vocês precisam saber é que acontecem várias coisas sérias e zuadas, além do Heartseed se intrometendo e fazendo tudo ficar ainda pior, e com o troca-troca, eles se encontram em situações complicadas, segredos são revelados, a situação fica um pouco tensa, mas eles superam tudo isso e "evoluem". E também tem as situações divertidas onde eles aprontam e se aproveitam da troca né ( ͡° ͜ʖ ͡°)

E com o amadurecimento deles, o fenômeno é encerrado e acaba a primeira parte, ou primeiro arco, chame como preferir. Me sinto meio estranha de não falar sobre tudo o que aconteceu, mas isso é uma resenha onde apresento o anime para vocês, não é uma análise onde falarei sobre tudo o que aconteceu e o que significou. Bem, continuando...

"Eu disse que se as coisas não fossem
interessantes, eu faria elas interessantes."

SEGUNDA PARTE:

Algumas semanas após o termino das trocas de corpos, coisas estranhas começam a acontecer novamente com o grupo, então Heartseed aparece e explica que um novo fenômeno acaba de começar. Dessa vez, seus corpos agiriam de forma impulsiva fazendo o que eles mais desejam. Não temos mais as trocas, agora eles agem de acordo com seus desejos mais profundos.

"Se isso acontecesse, nós ficaríamos juntos para sempre."

Cada fenômeno é pior para alguém específico do grupo, então sempre tem um que fica mais de boa e outro que acaba sendo mais prejudicado pelos acontecimentos. Claro que todos são afetados, mas de formas diferentes. Como no primeiro, onde eles trocavam de corpos, segredos foram descobertos durante esse troca-troca, e uma pessoa do grupo (a que parecia mais preocupada com aquele fenômeno) acabou sendo ajudada e superando um problema sério graças a troca. Agora nesse segundo, onde eles agem por impulso, aquele que sempre esconde seus verdadeiros desejos vai ser o que mais terá dificuldade em lidar com isso. Cada fenômeno ajudou os personagens a enfrentarem seus medos e problemas.

"Se você quer que as pessoas saibam
alguma coisa, você precisa dizer para elas!"

As coisas ficam mais sérias nesse arco. Vários problemas surgem e o grupo fica naquele clima tenso. Ai a Kiriyama resolve simplesmente se trancar no quarto, para evitar agir por impulso novamente, mas a Inaba diz que acredita que todos eles podem estar em perigo se não satisfazerem o desejo de entretenimento do Heartseed, pois aparentemente esses fenômenos só acontecem porque ele acha interessante observar o grupo. Então eles não podem fugir, se quiserem que isso acabe, devem enfrentar os desafios e ir em frente.

As coisas vão ficando muito sérias e cada vez mais dramáticas. Os desentendimentos continuam, as intrigas, as brigas... E assim vai. Quando o segundo arco chega ao fim, as coisas ficam mais leves, volta a comédia, volta o romance e eles "evoluem" mais um pouco.


TERCEIRA PARTE:

Após um breve período de paz, depois que o fenômeno de agir de acordo com os seus desejos mais profundos termina, surge um novo fenômeno que novidade! Dessa vez, Heartseed nem aparece para explicar o que vai acontecer agora, ele somente deixa um aviso no quadro do clube de que irá durar das 12:00 às 17:00 horas. E sorte que eles estão de férias, pois dessa vez, eles voltam a ser crianças! Isso acontece de forma aleatória com todos eles, menos com o Taichi. E eles voltam para idades aleatórias também, alguns voltam a ter 14 anos, outros 10, outros 4, e assim vai. Depois de retornar para a sua idade normal, eles perdem a memória do que aconteceu enquanto estavam na forma de crianças, mas lembram de coisas de quando eles eram daquela idade. Não sei se deu para entender... Mas é isso ae!

"Ela é muito fofa!"

Mais tarde, um segundo Heartseed aparece para o Taichi no corpo da irmã dele (que não citei ainda, mas que é uma gracinha, e eles se amam hahaha ♥), e ele explica um pouco sobre o novo fenômeno, além de avisar para não contar aos outros sobre sua existência. Taichi mantém o segredo. Então, o grupo decide se encontrar em um prédio abandonado sempre que era o horário do fenômeno acontecer, assim ninguém veria eles se transformando.


E é o mesmo esquema, todos são afetados, mas sempre alguém é mais afetado do que o resto e isso se torna um "empurrãozinho" para resolver algum problema do passado e enfrentar o presente. Nesse arco a comédia volta e tem cenas muito divertidas, mas o drama continua presente. Essa parte foi ótima, todas foram na verdade. Gostei muito de terem que passar por esses fenômenos diferentes, pois quando comecei o anime sem saber de nada, achava que iriam ficar o tempo todo só na troca de corpos. Então isso foi uma surpresa e das boas.

"Ei, pare com isso!"

Essa terceira parte foi a mais rápida, as duas primeiras duraram um pouco mais, então fiquei com a sensação de que foi um pouco corrido, mas na verdade foi bem tranquilo. Cada arco ajudou alguém do grupo a melhorar como pessoa e passou uma lição (para eles e para nós). O anime acaba assim, sem mais fenômenos, aparentemente os problemas foram resolvidos, de certa forma tudo ok. Mas ainda não explicaram o que é o Heartseed ou o segundo Heartseed, e o motivo deles fazerem isso com o grupo (será mesmo só por ser interessante?). E também não fica claro sobre a questão dos casais, quem ficou com quem...

"Não me diga que ele é a pessoa por quem você está apaixonado."
"Sem chance!"

Apesar de deixar várias questões em aberto, eu gostei e senti que teve um final, acabou o fenômeno e a vida continua, sabe? Não tem que deixar totalmente claro quem ficou com quem e tudo mais. E apesar de não explicarem o lance do Heartseed, foi simplesmente como se ele fosse algo sobrenatural que apareceu, fez o que fez por diversão e foi embora.

Esse foi um dos poucos animes que acabou em aberto e não fiquei louca do tipo PRECISO DE EXPLICAÇÕES. Talvez isso seja só comigo, talvez vocês não tenham gostado do final, não sei... Deixem um comentário sobre isso! ♥

"Eu sou quem eu sou agora por causa do meu passado."
"Chamar alguma escolha que fiz de um erro
seria chamar quem eu sou agora de um erro."

Músicas

Abertura:
"Paradigm" - eufonius
"Kimi Rhythm" - Masaki Imai

Encerramento:
"Kokoro no Kara" - Team.Nekokan [Neko] featuring. Junca Amaoto
"Cry out" - Team.Nekokan [Neko] featuring. atsuko
"Salvage" - Team.Nekokan [Neko] featuring. Rekka Katakiri

"Bom trabalho, crianças da classe 1-3."

Quando o último episódio acaba, você sente que teve um final, tudo foi concluído, acabou, fim (algumas coisas ainda não haviam sido explicadas, mas já estou acostumada a animes terminando sem mostrar tudo o que deve ser mostrado). Mas dai depois do encerramento, vem uma cena que te deixa tipo "TEM QUE TER CONTINUAÇÃO"... E tem mesmo!

Nome: Kokoro Connect: Michi Random
Nome em japonês: ココロコネクト ミチランダム

Informações:
Tipo: Especial
Episódios: 4
Gênero: Comédia, Drama, Romance, Escolar, Slice of Life, Sobrenatural
Lançamento: 2012
Produtores: Starchild Records, Silver Link, Sentai Filmworks, Enterbrain
Duração: 27 min. por episódio
Classificação: +13

Sinopse: Episódios finais que encerram a história (14, 15, 16 e 17).

"Assim como ontem, vocês vão ouvir
vozes em suas cabeças frenquentemente."

QUARTA PARTE:

E agora sim é a reta final! Esse é o último fenômeno. Ele funciona como uma forma de telepatia, onde os pensamentos de alguém são transmitidos para outra pessoa, mas isso acontece de forma aleatória. O receptor (quem recebe o pensamento) é capaz de ouvir os pensamentos do transmissor (quem manda o pensamento) e também sentir suas emoções naquele momento. O receptor não sabe quem mais recebeu as emoções e pensamentos, mas o transmissor sabe quem recebeu. Os pensamentos podem ser transmitidos para uma pessoa ou para o grupo todo, mas isso é aleatório, assim como o momento em que vai acontecer a transmissão. Esses fenômenos são sempre bem aleatórios, o que deixa tudo muito mais preocupante!

"Eu não aguento mais isso!"

Durante o anime eu sempre pensava "poxa, mas eles estão levando tudo isso tão na boa", mas eles nem tinham muitas opções, se contassem para alguém, provavelmente ninguém acreditaria e se acreditassem, só iriam se preocupar. O que mais poderiam fazer? Eles tentavam levar a vida no mais normal possível. Mas nesse último arco, a coisa ficou feia. Alguém sempre dava uma surtadinha, mas dessa vez surtaram muito. Para mim, esse foi o arco mais dramático e sério. Foi o momentos mais tenso da história, houveram muitas brigas... Mas tudo se resolve, eles "evoluem" e a história acaba sem detalhes, sem spoilers, nossa, como sou chata.

Acredito que não vou ler a novel pois tenho muitos animes e mangás para ver e ler, mas deve ser bem interessante, pois existem outros fenômenos além desses mostrados no anime. E devem explicar sobre o Heartseed e tudo mais, pois no anime, mesmo com esses episódios finais, não houveram explicações maiores sobre tudo isso. Mas como já disse, não me importei muito. Se algum dia, por algum milagre, sair o resto em anime, eu vejo hahaha

"Independentemente, esse é o fim do fenômeno."

Músicas

Abertura:
"Kimi Rhythm" - Masaki Imai

Encerramento:
"I Scream Chocolatl" - Team.Nekokan [Neko] featuring. Lia

"Por que você quer me ajudar?"

Arte

Eu realmente gostei da arte, ainda mais porque vi em blu-ray e tudo estava bonito! Em alguns momentos, os personagens me lembravam os de K-On!, os movimentos deles, o cabelo, os olhos, mas isso pode ser só impressão minha mesma, pois nem é o mesmo estúdio nem nada. Assim como todo anime, quando eles estão lá longe, não é tão bonito, mas quando estavam pertinho, haviam muitos detalhes e os personagens eram bem expressivos. Os cenários também estavam ok. A animação era "leve", eles se movimentavam de um jeito fofo (acho que por isso me lembrava K-On!), mas pode ser coisa da minha cabeça só hahaha

"Eu não confio em ninguém nesse mundo."

Vale a pena ver?

É um anime onde os personagens amadurecem e se desenvolvem. Tem drama na quantidade certa, o suficiente para não te deixar depressivo, mas te emocionar. E a comédia é boa, algumas piadas são meio ecchi, sobre coisas "adultas", mas tudo leve e divertido, nada forçado. Gostei bastante, achei bonito e recomendo ♥

"Conectando nossos corações com os corações dos outros."

37 comentários:

  1. Interessante, gostei muito desse post.
    Kokoro connect tá na minha lista a um bom tempo kkk acho que vou passa-lo pra frente de outros, pois fiquei curiosa e intrigada. A arte estilo K-on quase não teve nada haver com isso kkk ou teve? Gostei da ideia do anime e admito que gosto de animes dramaticos e divertidos. Outro com arte igual a k-on que quero ver é aquele Tamako Market, sabe dizer se é bom? ou é perda de tempo? Ja assistiu?
    Num ligo muito pra qualidade da imagem, principalmente por ser um saco baixar em hd, leva dez anos com a porcaria da minha internet, mas num curto ver animes na pior qualidade. Principalmente quando tá tudo granulado ou sei lá como chamar isso. Se assisto online é pelo uol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou vendo Tamako Market e vai ter resenha mês que vem!
      Aguarde ♥

      Excluir
    2. Que bom! Estarei esperando pela resenha!

      Excluir
  2. Esse anime é muito bom <33 , foi um dos primeiros animes de romance que vi ,gostei do final e o cara acabar com a mina que ngm botava fé :v ausha. Bateu uma vontade de rever ele dps desse post kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que era o único que gostava dela, eu queria que ela ficasse com ele des do começo

      Excluir
    2. Na verdade não tinha nenhum motivo para o Taichi ficar com a Iori,ela nunca demonstrou gostar do cara, já a Inaba, desde o ep 6 já demonstra os sentimentos por ele. Ainda bem que não seguiram o clichê de colocar os dois protagonistas principais como casal. Eu também gostei bastante do taichi com a Inaba XD, já tava assistindo puto achando que eles não iam ficar juntos ����

      Excluir
    3. AKSDKSAKDKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK "AINDA BEM QUE NÃO SEGUIRAM O CLICHÊ" ai ai cada uma q tenho q ler, era OBVIO que ele ia acabar com a Inaba, em qual anime a Tsundere não fica com o protagonista?

      Excluir
  3. Ei , aprendeu inglês por conta própria ?
    Estou procurando um motivo pra aprender inglês (sou bom , bom o suficiente pro ENEM kk), meu professor me disse que tendo uma motivação a pessoa evolui mais rápido, acabei de encontrar um >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber inglês é ótimo! A variedade de animes e mangás em inglês é bem maior, e a qualidade muitas vezes é melhor. Não falando mal dos em português, mas em inglês você encontra muito mais coisas, é mais acessível. Recomendo aprender sim!

      Excluir
    2. Se um dia eu for fluente , saiba que é sua culpa :)

      Excluir
  4. Passa o link pro download em Bluray?

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que tinha os episódios especiais, na crunchyroll onde eu assisti o anime não tinha os episódios especiais

    ResponderExcluir
  6. Eu não sabia que tinha os episódios especiais, na crunchyroll onde eu assisti o anime não tinha os episódios especiais

    ResponderExcluir
  7. façam resenha de toradora ;-;

    ResponderExcluir
  8. Ja coloquei no myanimelist :3

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente Kokoro Connect sofreu de um boicote na época de seu lançamento(devido a escândalos envolvendo a equipe de produção e que ocasionou com uma mobilização dos japas na net pra não comprarem o BD) e por isso acabou não tendo segunda temporada. Mas é um ótimo anime! Pena não ter tido o tratamento merecido pelos subs brasileiros.

    ResponderExcluir
  10. No site onde eu achei o anime só tem 13 episodios,e eu acho que nao são só esses! Eu acho que nesse site só tem a 1 temp. A da troca de corpos! E eu queria saber se tem algum site onde eu possa achar todos os Arcos,se alguem souber PFV me ajuda eu gostei muito do anime e gostaria de ver todo :D

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mo (posso te chamar de Mo? Ah, já to chamando). Adorei o post, acho que você resenhou muito bem. Acabei de ver o anime e simplesmente adorei. E concordo com você em achar a irmãzinha do Taichi super fofa (lembra a minha irmãzinha *-*).
    Ah, e sem querer puxar saco nem nada, mas eu amo esse site! Parabéns por ele! É muito bom porque você expõe sua opinião de forma divertida. Acho que escrevi demais. Ou não. Falou. XD

    ResponderExcluir
  12. O anime na verdade tem 17 episódios hehe muito bom o blog!

    ResponderExcluir
  13. Ah amigo(a) acho q vc n ta avaliando bem o anime. Q merda de final é esse, no sonho do final do anime, eles falam q irao recomecar, ai o rapaz acorda e chama a Inaba pra sair? Faca meu favor. Final ridiculo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkl achei razoável... quando a Iori fala de relacionamentos ela fala sobre a forma com que eles desenvolvem a amizade.

      Excluir
  14. Gente, eu podia jurar que era um anime da KyoAni, mas logo essa ilusão passa quando os personagens começam a fazer piadas sujas

    ResponderExcluir
  15. Assisti esse ano...
    Gostei muito.
    O Inaba tem quimica e foi a personagem que mais gostei, a problematização japonesa para ego é complexa né????

    ResponderExcluir
  16. Será q eu fui o unico q percebeu q o taichi ficou com Inaba devido ao altruismo maluco dele? Ela se desesperou tanto quando ele acordou da pancada, q ele simplesmente não conseguiu negar o sentimento dela da forma como ela se expressou... enfim, gostaria de ler o novel, mas não sei onde... alguem me indicaria um lugar?
    ah, e otimo trabalho aqui!

    ResponderExcluir
  17. Quero que eles fação mais episódios de kokoro connect um anime tão bom não deveria acabar assim quero que ela fação mais 30 episódios com um final melhor

    ResponderExcluir
  18. E que o semente de coração volte mais com um desafio melhor

    ResponderExcluir