03/11/2015

Resenha - Charlotte - Anime


Nome: Charlotte
Nome em japonês:  シャーロット

Informações:
Tipo: TV
Episódios: 13
Gênero: Drama, Escolar, Super Poderes
Lançamento: 2015
Produtores: Aniplex, P.A. Works, Movic, Aniplex of America, Tokyo MX
Duração: 24 min. por episódio
Classificação: +17


Sinopse: Uma pequena porcentagem de garotos e garotas na puberdade possuem habilidades especiais. Otosaka Yuu utiliza seu poder sem os outros saberem e vive tranquilamente sua vida escolar. Diante dele aparece uma menina, Tomori Nao. Devido ao seu encontro com ela, o destino dos usuários de poderes especiais poderá ser exposto.


História

Num mundo alternativo, uma pequena porcentagem de crianças são capazes de manifestar seus superpoderes ao atingir a puberdade. A história é ambientada na Academia Hoshinoumi e acompanha os membros do conselho estudantil, que ajudam os outros alunos com problemas decorrentes das suas habilidades. Otosaka Yuu utiliza seu poder em vários momentos, vivendo seu cotidiano normalmente. No entanto, depois que ele conhece uma garota misteriosa chamada Tomori Nao, o destino do usuários especiais com poderes poderá ser revelado.

Recomendo ler as Primeiras Impressões que fizemos aqui no blog, é bem interessante.


Durante toda a temporada, oscilei bastante em minha opinião sobre Charlotte, assim como, acredito eu, muito gente. No começo eu me lembro de grande parte das pessoas dizerem que ia ser "igual Angel Beats". Depois começaram a falar que seria "pior que Angel Beats". Mas então, aconteceram algumas coisas e todo mundo ficou num baita hype clamando que seria "melhor que Angel Beats". Porém, aconteceram mais outras coisas e todo mundo decretou "vai ser pior que Angel Beats". Charlotte podia ter sido melhor. Não foi ruim, mas podia ter sido mais legal. 

Fonte.

Muitas pessoas queriam ver o mesmo, outras queriam ver algo diferente, muitas queriam ver algo melhor, muitas acabaram se decepcionando. Poxa... Não acho que precisa comparar ele com algum outro. Esse anime é esse anime. Não é porque alguém que trabalhou nele já fez outro que vá ser igual ao trabalho anterior da pessoa. Pode ser melhor, pode ser pior, pode ser o mesmo. Mas acho injusto comparar. Cada anime é um anime.

"O anime foi ruim, mas eu gostei!" são as sábias palavras de Mariana. E devo concordar com ela. Houveram várias falhas no roteiro, detalhes, coisas sem sentido, personagens mal desenvolvidos... Mas nós gostamos, e muita gente gostou. Porém a maioria odiou mesmo.


Acredito que o motivo de toda a falação foi porque houve muita "enrolação" durante a primeira metade do anime, daí na segunda metade as coisas aconteceram rápido demais. O problema foi o desenvolvimento, o ritmo da história. Deixaram muita coisa para os episódios finais e o último acabou sendo bem corrido. Apesar disso, não acho que Charlotte tenha sido um anime ruim, eu gostei bastante, e é impossível não ficar surpreso com todos os acontecimentos e reviravoltas...


Outro motivo das pessoas falarem mal do anime, foi por conta do final ter sido feliz. Durante o desenrolar da história, aconteceram tragédias, teve drama, teve mortes, teve tristeza, teve tudo isso e um pouco mais. Mas no final, meio que "tudo ficou bem". E a grande maioria das pessoas queria ver o circo pegar fogo, final sem ninguém vivo, tudo na desgraça... Confesso que eu esperava um final desses também, e ver a coisa toda acabando bem foi meio inesperado, mas para mim, um final feliz é sempre bacana ♥


Músicas

Músicas sensacionais. Excelente trilha sonora! Muita emoção ♥

Abertura:
"Bravely You" - Lia

Encerramentos:
"Yake Ochinai Tsubasa" - Aoi Tada
"Rakuen made" - Yusa Nishimori (Maaya Uchida)
"Kimi no Moji" - Anri Kumaki


Arte

A arte e a animação são fantásticas. Como sempre, P.A. Works mostrando que domina e manja dos paranauês de fazer coisas bonitas, coloridas e brilhantes. Muito bom mesmo!


Vale a pena ver?

Na minha opinião sim, mas caso queira ver uma visão mais crítica do anime, recomendo ler a review (impressões finais) que nosso parceiro Intoxicação Animentar fez, pois eu tenho mania de querer falar bem de tudo e dou muito a minha opinião, mas ele fez algo bem crítico mesmo, falando a verdade sobre o que o anime teve de bom e de ruim. Recomendo a leitura!

E quem viu, o que achou?


10 comentários:

  1. Achei que metade dos episódios podiam ter sido esclarecidos em um ou dois e a outra metade podia ter explorado melhor a história, mas valeu...

    ResponderExcluir
  2. O anime foi muito bom, só que nos últimos dois episódios, acabaram com o anime, na minha opinião claro, mas num todo, achei bem legal e quero uma segunda temp,( que é bem improvável ;_; )

    ResponderExcluir
  3. "O anime foi ruim, mas eu gostei!" [2], achei o humor meio sem noção umas piadas sem graça em momentos que não pediam aquilo, (spoiler no restante do comentário) pensei que ia ter um desenvolvimento melhor dos irmãos do protagonista mas o ceguinho nem deu muita bola pro irmão quando acontece o reencontro :( , final foi muito apressado e que plano mais imbecil foi aquele de ir na cara dura resgatar o do cabelo molhado e a garota de cabelo branco? muitas pontas soltas, diálogos estranhos ( ex: o cara se confessando para a menina morta foi bem estranho) e etc.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo bastante com você sobre não comparar o anime com outros trabalhos do autor. Ninguém comparou Death Note com Bakuman. Ótima resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm gosto de finais felizes, mas quando eles fazem sentido, o cara fez tudo aquilo, e o mundo simplismente ignorou '-'. No geral Charlotte foi legal, mas ele poderia ser bem melhor, acho q se o anime tivesse mais eps teria tempo de desenvolver melhor as coisas. Agora é torcer pra um Charlotte afther story :v

    ResponderExcluir
  6. Curto muito suas resenhas:D,Charlotte é um bom anime,mas achei que o final foi muito rápido se tivesse mais episódios seria bem melhor ou uma segunda temporada,achei que faltou explicar melhor o final,ele fez tudo aquilo e ficou de boa ninguém foi atrás dele simplesmente esqueceram.

    ResponderExcluir
  7. Achei a ideia sensacional. Mas foi muito pouco aproveitada :(
    Ou seja, o anime é curto demais, poxa!
    Caramba, o lek pegou os poderes do mundo todo em um ep. '-' Dava pra fazer uma temporada inteira com isso. ;-;
    Ritmo muito acelerado no final destruiu muitos pontos.

    ResponderExcluir
  8. Reza a lenda que nenhum anime que começa bom termina ruim, ou que começa ruim e termina uau. Bem, com Charlotte não foi assim.
    O primeiro episódio criou muitas expectativas. O segundo já caiu bastante a qualidade. O terceiro é meh. A partir do quarto, a história desanda totalmente até chegar ao ponto em que se torna, na minha opinião, realmente desinteressante. Tinha hora em que eu tinha vontade de largar o anime de uma vez. Sem contar que poderia ter trazido à tona uma série de questões, mas se limitou a um pequeno campo de foco.
    Minha opinião resumida sobre Charlotte é que foi uma decepção. Só não posso reclamar dos personagens Tomori e Otonashi (até uso a foto dele em alguns perfis lol) . Não que eles sejam inovadores ou espetaculares, mas também não são um fracasso total. E também não reclamo do primeiro episódio, que foi muito bom. Já o resto dos personagens são superficiais, fracos, vazios.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do anime do primeiro ao último episódio, mesmo tendo alguns erros.

    ResponderExcluir