19/01/2016

Primeiras Impressões - Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu


Nome: Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Nome em japonês:  昭和元禄落語心中

Episódios previstos: 13
Produção: Studio Deen, Starchild Records, DAX Production
Gênero: Drama, Josei
Duração: ?

Sinopse: A história gira em torno de um ex-prisioneiro que foi libertado por bom comportamento no Japão em meados dos anos 60. Ele é chamado de Yotarou, um termo que significa “anti-herói” ou “homem tolo”. Quando ele retorna para a sociedade, começa uma nova vida como rakugoka (contador de histórias humorísticas). Comovido pelo papel do mestre Yakumo, como “Shinigami”, em uma apresentação vista enquanto estava preso, ele pede ao mestre para aceitá-lo como aprendiz.


Primeiro de tudo, entenda o que é Rakugo, já que o anime é sobre isso:

Rakugo é um entretenimento japonês baseado em monólogos humorísticos, cujas origens datam do século XVII. O humorista (Rakugoka) apresenta-se sempre em solo, sentado num tatame sobre o palco (chamado Koza) e munido apenas de um leque de papel. Em geral as histórias contadas envolvem longos diálogos entre dois ou mais personagens, sendo que a alternância das falas é percebida pelo espectador apenas em função do tom de voz do ator, ou de um leve movimento com a cabeça. Rakugo significa, literalmente, "palavras caídas". O gênero humorístico foi conhecido originalmente como karukuchi (piadas), adquirindo a atual denominação a partir do Período Meiji (1867–1912).

Fonte.

Quando estava procurando o que ver nessa nova temporada, esse anime foi um dos primeiros a entrar na minha lista, pelo simples fato de que ele é um josei, e eu adoro praticamente tudo desse gênero. Além de ter imagens bonitas, mostrando que a arte seria do jeito que eu gosto. E estava certa em apostar nele! Esse primeiro episódio foi tudo o que eu poderia querer.

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é a adaptação de um de mangá de demografia josei do mesmo nome da autora Kumota Haruko, publicado pela editora ITAN desde 2010, e está sendo produzido pelo estúdio Deen, com direção de Shinichi Omata.

Fonte.

Yotarou acabou de sair da prisão e foi atrás do cara que ele admirava (o famoso Yakumo) pedir para ser seu aprendiz. Pela insistência e ingenuidade de Yotarou, Yakumo, que nunca teve um aprendiz antes, aceita ele. E como ele acabou de sair da prisão e não tinha para onde ir, ele vai morar na casa de seu novo mestre. Lá também moram o motorista/cozinheiro do famosão e a Konatsu, que era filha de um antigo amigo. Durante o episódio, vamos conhecendo melhor os personagens, seus passados, e vendo Yotarou treinar e se apresentar.


O primeiro episódio nos introduziu a tudo isso, mas o segundo episódio mostrou o passado do Yakumo e de seu amigo Sukeroku (pai da Konatsu), como se conheceram e como entraram nessa vida de Rakugo. Pela prévia, o terceiro também vai continuar mostrando o passado deles. Não acho que o anime todo vai se passar no passado, depois de alguns episódios a história deve voltar para o Yotarou. Mas vai saber né... Vamos aguardar para ter certeza!


É uma história bem simples, mas que me cativou e aqueceu meu coração (sabe quando rola um lance especial e o anime te conquista? Foi isso! ♥). Tem um enredo muito bom, além de apresentar uma arte tradicional japonesa pouco conhecida para nós. O protagonista é simplesmente amável, não tem como não gostar dele. Todos os personagens tem um lado amorzinho e não teve um deles que não me agradou.


A animação é suave e incorpora muito o estilo de sua obra original; está bem fluida e os cenários harmonizam com a ambientação. A paleta de cores do anime é de maior parte fria deixando um ar mais sério, que combina com o enredo. [...] Se você gosta da cultura japonesa tradicional, ou quer desfrutar um anime que aborda um estilo de vida que muitas vezes não é explorado, vá em frente! Shouwa Genroku nos oferece uma exposição à musica e ao entretenimento que dificilmente se encontra em outro anime.

Fonte.

O primeiro episódio teve mais de 40 minutos, mas o segundo teve seus 20 minutos normais. Acredito que o primeiro foi maior apenas para ser algo especial, mas o resto vai seguir na duração padrão mesmo. Existem duas OVAs de 40 minutos cada chamadas Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Yotarou Hourou-hen, lançadas em 2015, mas que não encontrei em lugar nenhum para assistir. De acordo com o MyAnimeList, a sinopse dessas OVAs é a mesma coisa do primeiro episódio. Espero que elas apareçam na internet algum dia, pois queria ver.

É uma obra bastante interessante. A história se passa entre as décadas de 60 e 70 no Japão e não vi muitos animes relacionados a essa época, com gueixas e tudo mais, então está sendo uma experiencia nova para minha pessoa. Por ser um josei, é um anime mais "sério", e apesar de ser classificado como um drama, tem um pouco de comédia também, pois quando eles estão contando as histórias tem partes engraçadas. Se você ainda não está acompanhando, recomendo do fundo do meu coração a dar uma chance ♥


9 comentários:

  1. Um anime Josei? Nunca vi muitos por ai principalmente pelo modo com os mangas são. Como eu nunca vi nenhum vou da uma olhadinha nele, so por curiosidade minha lista do que ver esse ano ta impossivel

    ResponderExcluir
  2. Não gostei muito da sinopse, porém irei dar uma olhada, vai que eu acabe gostando

    ResponderExcluir
  3. Esse anime aborda a cultura japonesa nos seus anos 60/70, o que é mais interessante ainda, a verdade é que não vi este anime ainda e levando em consideração o tanto de anime que eu fico falando "vou colocar na lista" ou "vou assistir assim que acabar de ver o que estou vendo atualmente" vai demorar um pouco e-e.

    Os traços são bons e a paleta de cores também *^*

    O único Josei que assisti que lembro foi Chihayafuru, aquele anime é ótimo, o que me influencia em querer ver Shouwa Genroku por ser Josei também.

    Abraços ♥

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti ele e parece lega, mas não é meu estilo então duvido que vou acompanhar até o final =[

    A proposito no meu blog te indiquei para responder a tag liebster award, espero que você goste 。◕‿◕。

    http://cartola-magica.blogspot.com.br/2016/01/respondendo-tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ♥
      Mas desculpe, não fazemos tags D:
      Perdãããoo :c

      Excluir
  5. O que dizer do animu old school todo trabalhado nas culturas orientais do Zorra Total?! #kero

    O que mais me surpreendeu foi o estúdio DEEN conseguir fazer um episódio (quiçá "dois em um") na estreia com uma qualidade e fotografia maravilinda!! #keromaisquetápouco
    Ainda não vi os episódios já lançados, mas é certeza que acompanharei até o fim.
    Ademais, YOTAROU BEST GUY, KISSUS PRAZINIMIGA.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse anime!!! Lindo demais! É encantador quando estão contando as histórias. É sem explicação, gostei muito!!! Queria mais, muito mais!!! E principalmente que Sukeroku san não tivesse morrido de forma tão horrível por causa daquela vadia...¬¬
    No final, Kikuhiko foi buscar o irmão e acabou por perdê-lo de vez... T_T... meus feels véi.. detonou meus feels...

    ResponderExcluir