12/04/2016

Resenha - Ajin - Anime


Informações
Nome: Ajin
Tipo: TV
Episódios: 13
Lançamento: 2016
Estúdio: Polygon Pictures
Gênero: Ação, Horror, Mistério, Seinen, Sobrenatural
Duração: 24 min.
Classificação: +13

Sinopse: Um imortal apareceu pela primeira vez em um campo de batalha africano, há 17 anos. Mais tarde, desconhecidas formas de vida imortais começaram a aparecer entre os seres humanos, e ficaram conhecidas como "Ajin". Pouco antes das férias de verão, um estudante do ensino médio japonês chamado Nagai Kei, acaba morrendo em um acidente de trânsito a caminho de casa ao voltar da escola. No entanto, ele é revivido, e um alto preço deverá ser pago por isso. Assim começa a vida de um menino fugindo de toda a humanidade.


História

A história é sobre um estudante chamado Nagai Kei, que descobre ser um "Ajin" quando é atingido e morto por um caminhão. Ele se torna uma pessoa procurada e começa a ser caçado, porque os Ajins são seres que morrem e voltam a vida, sendo considerados raros e perigosos, até existe um rumor de que o governo oferece altas recompensas em dinheiro para quem entregar eles as autoridades. E o anime segue mostrando a fuga de Nagai, porém não se limita a apenas isso. Também temos um outro Ajin, o Satou, um velho muito louco que quer matar os humanos e fazer com que os Ajins dominem a porra toda. Adoro ele, é bem doidão! Imagine um senhorzinho que luta, morre e revive, morre e revive, luta super bem, mata geral, ele é foda! E temos o próprio governo, que tenta descobrir mais sobre eles e estudá-los (com direito à cenas de tortura e muita agonia), além de terem suas tretas internas entre eles.


Conforme a história vai passando, Nagai permanece escondido, para se manter a salvo, enquanto Satou junta vários Ajins para ajudar em seu plano. O governo está caçando eles, pessoas que querem a recompensa estão atrás deles também, não sabemos em quem podemos confiar, além dos mistérios envolvendo os Ajins e seus poderes! É uma excelente história, é envolvente, é interessante, tem bastante ação e mistério, me prendeu do começo ao fim. O protagonista é meio cuzão e chato, mas achei que os outros personagens estavam bacanas.


Ajin é um anime sobrenatural sobre vida e morte, sobre o lado escuro da natureza humana. 
Afinal, o que significa ser verdadeiramente humano?

O anime teve um final aberto, mas segundo o MyAnimeList, tem um filme de 2015 chamado Ajin Part 1: Shoudou. E previsto para 2016 temos o Ajin Part 2: Shoutotsu e o Ajin Part 3: Shougeki. Para aqueles que reclamaram do anime, dizendo que enrolava demais ou que o desenvolvimento era devagar, talvez o filme seja uma boa opção, pois geralmente neles as coisas acontecem mais rápido. Também teremos uma OVA esse ano. O mangá está em publicação desde 2012 e ainda não foi finalizado. Pelo que li por ai, o mangá faz bastante sucesso e vende muito bem, tanto no Japão, quanto em outros países.


Arte

Eu sempre achei CG (Computer Graphics / Computação Gráfica) muito feio nos animes. Sempre causa um estranhamento. E em Ajin não foi diferente. O anime todo é feito em CG, não como a maioria que só tem alguns elementos ou alguns movimentos feitos com essa técnica, ele é TODO feito disso. Apesar de achar feio, depois de alguns episódios me acostumei com a estética e passei a achar normal. Está muito bem feito, mas ser bem feito não significa que vai agradar o pessoal habituados à animação 2D, desenhada à mão. Porém, não esta ruim. É questão de gosto e costume. E apesar de tudo isso, achei os "fantasmas" muito bonitos!


Músicas

As músicas conseguem captar a essência da história, transmitindo toda a atmosfera negra e dramática que a obra vai ganhando. Eu adorava, em especial, a abertura e a música do preview!

Abertura:
"Yoru wa Nemureru kai?" - flumpool

Encerramento:
"HOW CLOSE YOU ARE" - Mamoru Miyano


Vale a pena ver?

Sim. Muito. Sem brincadeira, é um ótimo anime! Para quem curte esses gêneros, é uma das melhores recomendações que posso dar ultimamente. Ele começa com bastante mistério e suspense, depois começa a ter bastante ação com cenas fortes, mortes e sangue! Achei muito interessante, me emocionou e me divertiu bastante. RECOMENDO!


31 comentários:

  1. Muito bom esse anime em geral n me incomodo com CG mas o de Ajin tava muito lindo achei ainda melhor do que se tivesse sido feito em arte 2D (n me matem por isso) sou fã de animes que tem final aberto, mesmo que não tenha continuação pois sempre me decepciono com os finais (salve algumas exceções)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, mas eu quero ver o fim dessa guerra! Quero saber o que aconteceu com o amigo do Nagai que ajudou ele nos primeiros episódios e depois sumiu. Quero saber se eles vão derrotar o Satou ou não... Quero tantas coisas HUAHUHUAUHAUHAHAH

      Excluir
    2. AUHSUHASHUAUH ai outra vantagem de final aberto faz vc ficar com expectativas :v mas eu também qro muito ver o fim mas ainda sim não quero final fechado!!!!!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH

      Excluir
    3. AUHSUHASHUAUH ai outra vantagem de final aberto faz vc ficar com expectativas :v mas eu também qro muito ver o fim mas ainda sim não quero final fechado!!!!!!! AAAAAAAAAAAAAAAAAHHHH

      Excluir
    4. Pode até não ter um final definitivo, mas queria uma conclusão para certas coisas ae UHAUHAUHAUH

      Excluir
    5. Dezembro,dia 27,segunda temp de ajin

      Excluir
    6. Já está rolando a segunda temp desde outubro kkkk

      Excluir
  2. Esse anime é tudo que tokyo ghoul podia ter sido

    ResponderExcluir
  3. FINALMENTE UM ANIME DESSE TIPO DE GÊNERO <3333 Amo animes de horror *-*

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi muito bom, e ainda faltou bastante coisa até, tipo adentrar mais a personalidade e pensamentos do protagonista, e do Satou também... Estou em duvida se compro o mangá quando sair por aqui (por motivos de já estar com bastante coisa já)

    ResponderExcluir
  5. Queria muito ver mas... meu deus, como esse 3D é horrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem detesto este estilo 3d CG, até hoje não assisti ajin por causa disso.

      Excluir
  6. Sobre a arte eu nem ligo muito, o mangá é ótimo e com certeza o anime deve ser também, mas eu meio que não consigo ver um anime de um mangá que to lendo, só teve uns 3 que eu consegui, quem sabe alguém dia eu veja kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nao achei o protagonista ruim, o anime me lembroua Tokyo Ghoul, e me baseando na história "parecida" os protagonistas são bem diferentes, o jeito frio e calculista do Nagai é bem melhor que medo e fraqueza constante do Kaneki. Outra coincidência kkkk Kei e Ken kkkkk só uma observação kkk Não curti o CG, mas para os IBM ficou legal, então creio que se fosse 2D não teria a mesma intensidade sombria que eles passam em CG, mas como vc eu me acostumei, mas queria ver como seria em 2D :D A abertura é foda, gostei de primeira!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaneki na 1temp so fica dando gritinho kkkk oq fez com q muita gente nao gostasse.Mas, a 2temp foi boa demais

      Excluir
  9. alem dos filmes,poderia ter outra temporada. Pra contar mais da izumi. E o kai e a Eri que sumiram ne kkkk

    ResponderExcluir
  10. Anime é anime e CG vai ser a maioria dos animes no futuro não muito distante, se preparem...

    ResponderExcluir
  11. Algumas vezes nem chego a assistir animes em CG simplesmente porque eles estão em CG. Por sorte, Ajin tinha no Netflix e foi aí que resolvi "dar uma chance". Não me arrependi nem um pouco.
    O protagonista pode até ser chatinho, mas exatamente por isso gostei muito dele. Como estou acostumado a ver um protagonista burro e impulsivo na maioria dos animes (o que, digamos, já me cansou bastante), fiquei impressionado com a personalidade do Nagai.
    Como você disse, Ajin levantou a seguinte questão: "O que significa ser humano?". Gostei da forma como abordaram esse tema, não ficou algo repetitivo ou forçado (uma comparação estranha que eu poderia fazer é com os antigos filmes do X-men onde TODA HORA tem que repetir o lenga lenga que eles não são aceitos pelos humanos e fica só naquilo). Mas, claro, essa questão não foi a única base para o desenvolvimento do anime, o que foi ótimo.
    Os personagens provavelmente terão mais destaque numa continuação, e tomara que a origem dos Ajin seja explicada. Muitas coisas ficaram em aberto, mas a história não ficou vazia ou com falta de detalhes. Acredito que os episódios tenham sido todos muito bem aproveitados.
    E, nossa, Saito é foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sobre o kei, a personalidade dele é única,ele é meio chatinho, só que eles deveriam ter desenvolvido ele aos poucos, no final eles fizeram uma mudança MT brusca nele.

      Excluir
  12. alguem pd me dizer que outro corpo é esse que tem na historia ? é o espirito dos anijs ? eu n entendi
    parece um corpo robotico sla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. alguem pd me dizer que outro corpo é esse que tem na historia ? é o espirito dos anijs ? eu n entendi
    parece um corpo robotico sla

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Não vou defender o personagem, pq ele foi muito filha da p msm,mas, acho que o desenvilvimento dele no final valeu a pena, porém, foi muito rápido essa mudança de personalidade, eles deveriam ter focado mais no persongem principal.
    Em questão do cg eu ate que não me importei, n é de todo ruim...
    O sato de longe é o personagem mais louco que eu já vi, ele é insano, chega a dar raiva em algumas partes.
    Mas a pior parte do anime é sem duvidas deixar as coisas para o final, desenvolvimento do personagem, encerramento do anime (em torno da captura de sato), eles enrolam demais pra tudo isso, da pra perceber isso pq (spoiler) eles nunca ganham nenhuma luta até o final, é sempre impossível pq parece que o sato é vidente e manja da porra toda, nunca é pego.
    No mais o anime é interessante, as mecânicas, o estilo, o personagem e a história eu diria q é único e bem divertido, vale a pena ver quem não viu.
    (só minha opinião)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lembrando que essa é uma resenha da primeira temporada.
      Eu amei a segunda, e ainda recomendo muito o anime! :D

      Excluir
  16. Alguem sabe me informar em qual capitulo do manga equivale ao final da 2 temporada de ajin?

    ResponderExcluir