23/12/2016

Resenha - Fune wo Amu - Anime


Informações
Nome: Fune wo Amu
Tipo: TV
Episódios: 11
Lançamento: 2016
Estúdio: Zexcs
Gênero: Slice of Life, Drama
Duração: 23 min.
Classificação: +13


Sinopse: A história acompanha a publicação de um novo dicionário intitulado The Great Passage. Majime, originalmente do departamento de vendas, foi recrutado por um editor veterano do departamento de dicionários. Majime, que tem poucas habilidades sociais, se encontra trabalhando com outro homem, Nishioka, que é capaz de se expressar melhor. Ele usa sua perseverança e apego às palavras para se tornar um grande editor e publicar o novo dicionário.


História

É difícil colocar em palavras o quão brilhante este anime é (na minha humilde opinião). O que pode ser difícil de acreditar, levando em consideração que é um Slice of Life. Fune wo Amu é um anime sobre pessoas que estão fazendo um dicionário, e mesmo que isso pareça ser chato, é incrível acompanhar essa história. Os personagens estão tão determinados a fazer o melhor dicionário, estão tão profundamente envolvidos com o projeto, que é contagiante! Além de acompanharmos os problemas pessoais deles, seus medos e inseguranças, alegrias e conquistas. Esse é um retrato realista de um grupo de editores de dicionário que são apaixonados pelo seu trabalho.


O anime acompanha Majime, que é bem introvertido, ele não sabe muito bem como lidar com certas situações/pessoas, mas quando ele começa a descrever o significado de uma palavra, ele brilha com confiança. Todo mundo consegue se relacionar com isso. Todos nós temos pelo menos um assunto que quando começamos a falar, nos trás muita felicidade. Embora possa soar maçante, o processo de compilar um dicionário e as lutas que acontecem com ele, me deram uma nova perspectiva sobre o assunto. Eu nunca percebi que fazer um dicionário poderia ser um processo tão interessante. Mas para mim, o ponto principal da história foi o desenvolvimento dos personagens. A mensagem final no último episódio deixa claro, ele mostra que a vida continua, o famoso "ciclo da vida" (pessoas morrendo, pessoas nascendo, novos relacionamentos surgindo, missões que são passadas de uma geração para outra, pessoas amadurecendo, essas coisas ♥), isso é algo que acho muito bonito. É uma história real com personagens reais, simplesmente apaixonante.


Esse anime é um tesouro escondido. Embora seja dirigido belamente, ele provavelmente nunca será popular, por causa do enredo (uma galera fazendo um dicionário) e da estética (não é moe cheio de garotas fofas), mas eu incentivaria fortemente qualquer um interessado em um anime mais sério, sobre um grupo de adultos maduros trabalhando duramente para conseguirem conquistar seu objetivo. Pode parecer bobo, mas é uma história profunda e emocionante.


Arte

Haruko Kumota é a criadora do mangá Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, e como eu AMEI DEMAIS o anime, até fiz primeiras impressões e resenha aqui no blog, fiquei super feliz de descobrir que ela é a responsável pelos desenhos dos personagens (Character Design) de Fune wo Amu. E Hiroyuki Aoyama, que é animador em Summer Wars, um filme que eu amo e já vi várias vezes, está adaptando os desenhos dos personagens para a animação. Com esse povo que só faz coisas que eu gosto, impossível não ter amado a arte e a animação desse anime.

Repare nos detalhes! Olhe tudo nesse cenário! ♥
Olhe os detalhes!

A arte estava linda, como deixei bem claro no parágrafo acima, sou apaixonada por esse estilo. Apesar de simples, é muito bonito! Se você reparar no cenário, vai ver muitos livros, e cada livro tinha uma capa diferente, letras diferentes, com muitos detalhes, tudo é muito caprichado. Quando chegava perto do rosto do Majime, o óculos era muito bem feitinho. Quando mostrava a nova funcionária, e aparecia a mão dela, dava para ver que ela estava usando esmalte, e ele tinha duas cores! Cara, impossível tentar descrever mais ainda o quanto eu acho esse estilo de arte lindo. As cores, a iluminação, os detalhes, o design dos personagens, os cenários... TUDO! Amo muito ♥~

Consegue perceber?
Está entendendo? ♥

Músicas

Gostei muito das músicas, são bem gostosas de ouvir, a trilha sonora foi muito boa. A abertura é mais animadinha, mas gostei especialmente do encerramento, é muito lindo e emocionante.

Abertura:
"Shiokaze " - Taiiku Okazaki

Encerramento:
"I & I" - Leola


Vale a pena ver?

Sim. Especialmente se você quiser ver algo que é realista e que faz sentido. Não tem um "gênio" que sempre vence, nenhuma fantasia estranha, nenhum fanservice desnecessário. É uma história simples e pura, mas profunda, que se destina a ser apreciada por um público mais maduro. Espero que você tenha sido convencido a assistir e a apreciar esse anime (tanto quanto eu) ♥~


Algumas pessoas vão falar que estou sendo exagerada, que estou louca, mas mesmo assim, para mim, ESSE FOI O MELHOR ANIME DA TEMPORADA. A história teve um excelente desenvolvimento, os personagens tinham muita profundidade e foram amadurecendo, a arte estava maravilhosa, enfim, tudo que disse na resenha e um pouco mais! Espero que vocês assistam! ^_^

22 comentários:

  1. Foi o melhor anime da temporada sem duvida nenhuma!!! Bem esse tambem é um caso raro de adaptação, pq esse anime não veio de mangá. Foi adaptado de um romance que depois foi adaptado para filme (entrou na lista dos indicados para o Oscar de melhor filme estrangeiro, mas não conseguiu a indicação em 2013). Mas além de contar uma história interessante sobre uma coisa considerada desinteressante que seria um dicionário essa perola é uma pequena amostra das modificações economicas do Japão dos anos 90 (pré crise de 1997) até os dias atuais atraves de seus personagens, é só perceber a flexibilidade social e negocial do Nishioka e comparar com o Majime ou o dialogo do ep. 1 entre o Araki e o Mestre Matsumoto. Sem querer dar spoilers o climax deste anime está no ep.6 que é fantastico. Não porque foi feita uma revelação bombastica no enredo, mas a qualidade dos dialogos e cinematografia das cenas são dignas de um Oscar. Mas por favor, não pule episodios.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo o que você disse, trabalhei no BD desse anime, amei tudo nele, sem exceção ❤️
    E seu post está ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ❤️

      Nossa, eu vi ele em 720p, pois acompanhei enquanto era lançado, imagina ver agora em BD! Deve ser tudo de bom! ❤️ ❤️ ❤️

      Excluir
  3. Cada vez mais me apaixono por gêneros como Slice of Life . É necessário muito talento e empatia pra transformar um lançamento de dicionário em algo interessante.

    ResponderExcluir
  4. Preciso de mais animes assim <3

    ResponderExcluir
  5. Tem romance? E se tiver, tem final fechado?

    ResponderExcluir
  6. Oi! Alguém poderia recomendar mais animes com esse estilo? Tipo sem tanta magia e com um enredo mto humano e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários aqui no blog, usa as tags (marcadores) para pesquisar ^^

      Excluir
  7. Não esta exagerando, conseguiu expressar com suas palavas tudo que senti ao ver esse anime.Ele é extraordinário!!Vale muito a pensa ver!!!

    ResponderExcluir
  8. Foi um anime realmente supreendentemente! Nunca imaginei que uma história tão simples pudesse ser tão aconchegante!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua resenha! Me convenceu a assisti-lo. Eu estou procurando animes assim, com uma história mais adulta, que fale da vida cotidiana,tenha uma pitada de romance e traços bonitos. Acabei de ver Wotakoi:Love is Hard for Otaku, e segue essa mesma linha. Ele só tem um pouco de comédia, mas nada exagerado. Se tiver outros animes desse estilo para indicar, agradeço :) acredito que fazem poucos deles, Não sei...

      Excluir
    2. Tenta Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, tem resenha aqui no blog também!

      Excluir
  10. hoje mesmo acabei de re-assistir novamente, e um anime que nunca perde o seu brilho, o clima mais maduro, a historia que evolui, como diz no texto, sem nenhum clichê.. e um belo anime, pena que muitos vão ignorá-lo por se tratar de dicionários, porem e muita coisa que se pode consumir dele, eu adorei, e agora eu tenho ele gravado em meu PC, antes havia assistido online, e tive que procurar muito, desde 2016 ate agora kkkk, mas encontrei, me lembrava do personagem principal, e historia, porem não lembrava do nome, me deu muito serviço procurá-lo, mas valeu a pena, poder re-assistir essa Obra.. recomento a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de mencionar, eu adorei o romance que teve, e a evolução dele, animes assim que são Ótimo..

      Excluir
    2. Fico feliz que tenham mais pessoas que amam esse anime assim como eu ♥

      Excluir