12/07/2017

Resenha - Perfect Blue - Anime


Informações
Nome: Perfect Blue
Tipo: Filme
Episódios: 1
Lançamento: 1998
Estúdio: Madhouse
Gênero: Horror, Psicológico, Drama
Duração: 1 hr. 20 min.
Classificação: +18


Sinopse: Mima Kirigoe é integrante de um grupo de música pop japonesa chamada CHAM!, mas ela decide deixar o grupo para se dedicar à carreira de atriz. Alguns fãs ficam descontentes com a repentina mudança de carreira, pois Mima, sendo uma idol, é vista como uma menina inocente e pura. Conforme avança em sua nova carreira, Mima mergulha em um intenso drama psicológico no qual fantasia e realidade se confundem, a deixando cada vez mais paranoica.


História

O filme mostra a história de Mima, uma integrante de um grupo pop que decidiu seguir sozinha como uma atriz. Esta decisão leva Mima a uma série de eventos que vão mudar a sua vida, bem como aqueles ao seu redor. Muitos fãs acabaram não gostando da decisão dela, especialmente porque os novos trabalhos que ela faz são bem ousados, ainda mais para uma ex-idol. E para piorar, ela tem um stalker que conhece todos os detalhes íntimos de sua vida e está postando tudo isso na internet. E a partir daí, coisas bizarras começam a acontecer. Perfect Blue é do mesmo diretor de Paprika (que também tem resenha aqui no blog), ele é muito bom, recomendo ambos os filmes! Se você já viu um deles e gostou, é bem provável que vá gostar do outro também.


É possível notar a influência de Perfect Blue em grandes produções americanas como Cisne Negro e Réquiem Para um Sonho, ambas do diretor Darren Aronofsky. Darren comprou os direitos de imagem de Perfect Blue para reproduzir a cena da banheira no filme Réquiem para um sonho. Em Cisne Negro, há diversas semelhanças entre a personalidade das protagonistas que mergulham em um drama psicológico, além de outras cenas que tornam as semelhanças bastante perceptíveis.

Fonte.
Perfect Blue x Réquiem Para um Sonho
Perfect Blue x Cisne Negro

Realidade e fantasia se misturam cada vez mais à medida que o filme prossegue. No começo eu ficava me perguntando se era real ou se estava tudo na minha cabeça, e dava medo! Não medo de terror, mas um medo de suspense! E a reviravolta! NOSSA! Fiquei super tensa enquanto assistia. A história explora uma série de tópicos que poucas obras discutem. Mima tem um ótimo desenvolvido ao longo do filme, eu me apeguei a personagem e compartilhei seu medo, paranoia, depressão e confusão. É um filme muito emocionante, tensão do começo ao fim! De pouco em pouco eu pretendo ver todos os filmes do Satoshi Kon, pois os que vi até agora foram ótimos!


Arte

Este filme foi feito em 1997/1998, então sim, o estilo vai parecer um pouco "antigo" comparado aos animes de hoje em dia, mas de modo geral eu achei bom. A direção de arte, os enquadramentos, as cores, é tudo muito bem feito! As duas vezes que assisti, foi em blu-ray, então não achei ruim. Encontrei um cara falando em um fórum que quando você compara a animação com outros animes produzidos naquela época, você percebe que esse não é tão bom quanto poderia ser, e a principal razão para isso foi que durante a produção, um terremoto atingiu o estúdio e o orçamento do filme foi reduzido. Não sei se isso é 100% verdade, mas rola esse boato pela internet.


Músicas

A trilha sonora é assombrosa, muito parecida com a dos filmes de terror, fazia o sentimento de suspense ir crescendo gradualmente. As músicas do grupo pop eram bem cativantes.

Abertura:
"Ai no Tenshi" - Misa, Emiko Furakawa e Mie Shimizu

Encerramento:
"Season" - M-Voice


Vale a pena ver?

Sim, muito! Se assim como eu, você curte um suspense/drama psicológico com mistério, muito provavelmente você vai gostar! Enquanto a verdade não era revelada, fiquei tensa o tempo todo. Achei bem emocionante. AVISO: Tem estupro, tem nudez, tem violência e tem sangue. Tomem cuidado ao assistir! Se você já viu, deixe um comentário (sem spoilers) com sua opinião! ♥

Como fiquei depois de ver aquele final :v

17 comentários:

  1. Esse é um daqueles filmes/anime que mexem tanto com sua cabeça que te ensinam várias coisas e não saem dela tão facilmente! Além disso, é um obra atemporal, ou seja, que não fica datada, o que fortalece ainda mais que o conteúdo é relevante e sempre atual... Ademais, gostaria de dizer que sim, o filme é bem tenso e tem que ter fôlego para ver tudo, mas que vale muito à pena... Principalmente deixar o filme te levar... Que nem Serial Experiements Lain, senti algo semelhante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando fui ver, não esperava muita coisa, fui ver casualmente... MEU AMIGO! Depois que comecei, não consegui parar! Fiquei tensa do começo ao fim kkk

      Excluir
  2. ícone esse filme

    ResponderExcluir
  3. O principal motivo que me fez assistir esse filem, é que eu realmente gostei de Paprika, e realmente eu senti esse clima. O que me fez gostar é o suspense, causado pelo fato de não saber se o que está acontecendo é real, e eu realmente gosto dessa sensação em filmes de suspense, a sensação de que o filme está sobre o controle, isso meio que te põe no lugar do personagem. Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Lembro que assisti este filme, quando fui fazer uma maratona, em que ia assistir um filme do Satoshi Kon por dia, durante uma semana. E acabei assistindo Perfect Blue, depois de Tokyo Godfathers, ( você deveria assistir esse também ^^ ) que é o filme mais leve e pra família do diretor; então pra mim foi surpreendente. Adorei o filme, acho ele realmente magnífico, realmente me proporcionou sensações únicas. Fiquei me sentindo mal durante todo o filme, o suspense é sensacional. E apesar de Paprika ser incrível, acho que Perfect Blue trabalhou melhor com "confundir a realidade e a fantasia" melhor. Enfim, o filme é ótimo, realmente uma obra prima atemporal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tokyo Godfathers está na minha lista a um tempão! Um dia chego lá! >_<

      Excluir
    2. Apesar de ser mais leve, é meu filme preferido do diretor, e provavelmente meu segundo filme de animação preferido :V

      Excluir
  5. Fiquei bugadona depois de assistir esse filme, não sei nem como explicar... sabe aquele meme da Nazaré fazendo contas? Sou eu no momento. Que filmão da por**@!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito assistir esse filme! Já assisti Cisne Negro e eu adorei, e como ele é similar a Perfect Blue, acho que vou gostar :D

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse filme,mas pareceu-me bem interessante
    Obrigada pela recomendação,já meti na lista para ver quando tiver tempo 😁

    ResponderExcluir
  8. Esse filme me salvou do Idol Hell!

    ResponderExcluir