07/05/2018

Resenha - Pop Team Epic - Anime


Informações
Nome: Pop Team Epic
Episódios: 12
Lançamento: 2018
Estúdio: Kamikaze Douga
Gênero: Comédia, Paródia, Demência
Duração: 24 min. (12 min.)
Classificação: +13

Sinopse: Poputepipikku leva a comédia absurda a outro nível com as suas referências á cultura pop e a sua hilaridade surreal. Com duas estudantes colegiais como protagonistas o anime atira géneros contra a parede, sem esperar para ver o que cola. A paródia é interligada com drama, acção, arrogância e o objectivo do show de ser um verdadeiro anime.


História

Em Pop Team Epic tudo é uma loucura com Popuko e Pipimi a criar montes de situações cómicas, dramáticas, basicamente tudo o que possam imaginar ao mesmo tempo que fazem referencias a montes de géneros.

Este anime é muito difícil de falar pois a vossa apreciação pelo mesmo vai depender muito do vosso senso cómico. Ele é composto por pequenos segmentos de comédia, com alguns toques de acção e drama á mistura, mas o que realmente torna esta obra única é todo o nonsense á sua volta.

Num momento estamos a apreciar uma sátira ao comité de animação e no outro estamos a ver as protagonistas a lutar com extraterrestres, mas não nos podemos esquecer daqueles segundos com uma vibe retro no meio onde são recriados alguns jogos bem clássicos.


A obra é recheada destes momentos hilariantes (na minha opinião) que não fazem sentido nenhum e que normalmente não apresentam qualquer continuidade, e isso a meu ver é o seu forte, nunca se sabe o que pode vir a seguir, o mesmo vale para as vozes.

Os episódios são compostos pelos normais 20 e poucos minutos que os animes costumam ter, mas no caso de Pop Team Epic, quando chega a metade o anime recomeça com vozes diferentes. Isto pode parecer algo inútil mas é divertido ver uma nova interpretação das protagonistas, especialmente quando as vozes não se encontram exclusivas de seyus do sexo feminino. No entanto tirando a mudança de voz não existem grandes diferenças na repetição, a excepção de pequenas alterações nos segmentos.

Outro factor engraçado é que a obra inicialmente tenta enganar os espectadores de maneira a que pensem que vão ver um anime normal sobre idols e mesmo que nunca chegue realmente a adentrar nessa premissa os previews dos próximos episódios continuam a falar sobre ela como se esse fosse realmente o anime que estivéssemos a assistir.


Pop Team Epic é uma obra muito nonsense que goza consigo mesma e faz montes de referencias e sátiras a jogos, animes, programas de culinária, etc. Sem falar que aparenta ter sido um anime divertido de criar para o staff por detrás dele assim como é para nós assistir.


Arte

Felizmente a obra não é só variável e fascinante na história, a própria arte também varia imenso de estilos, contendo abordagens que nem envolvem animação.

Como estilo base temos um design e animação simples, sem grandes detalhes, mas mantendo uma certa fluidez quando necessário, mas ao longo do anime vamos encontrando momentos onde as personagens são recriadas como bonecas de lã e outros onde até temos pessoas verdadeiras.

No entanto o meu estilo favorito é o Bob Epic Team, um segmento que se vai repetindo ao longo do anime onde tudo é feito sem a menor consistência, tudo é recriado á base de rabiscos o que acaba por elevar a comédia.

Tudo isto acaba por tornar Pop Team Epic especial e super interessante de acompanhar.


Músicas
A abertura é uma excelente amostra do que a obra entrega.

Aberturas
"Twinkling star" - Drop Stars
"POP TEAM EPIC" - Sumire Uesaka

Encerramento
"POPPY PAPPY DAY" - Kenji Akabane e Shunsuke Takeuchi (1-7)
                                       - Yui Makino e Yui Watanabe (1-7, 12)
                                       - Wataru Hatano e Toshiki Masuda (8-11)
                                       - Hiromi Igarashi e Rei Matsuzaki (8-11)
                                       - Shouta Aoi (12)


Vale a pena ver?

Eu não posso dizer com toda a certeza, pois como disse vai depender muito do vosso senso cómico, mas na minha opinião a obra é excepcional, os momentos cómicos são hilariantes e toda a estética por detrás dela só a tornam mais viciante. Sem duvida um dos meus animes favoritos da temporada de Inverno.

2 comentários: